Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Também acho que as áreas talvez sejam excessivas (ou pelo menos mal aproveitadas).
    Com tanta área tem muito potencial mas está aí muito trabalho para fazer, boa sorte. Dê uma vista de olhos no tópico do DR, tire umas ideias :)
  2.  # 42

Olá rui, como os colegas já indicaram a meu ver o projecto tem diversos erros. O melhor é começar o projecto do zero, com esse arquiteto ou outro. Faz um ano que estive numa situação identica á sua, casa toda desorganizada e espaços perdidos para nada. Tive a sorte de já estar a trabalhar com algumas pessoas do forúm que me avisaram para abandonar o projecto. Foi a melhor coisa que fiz até agora, podem dizer que perdi dinheiro e tempo, pelo que eu vejo ganhei tempo e dinheiro. O dinheiro que "perdi" no outro gabinete fiquei agora a ganhar e bastante nos m2 que poupei nas novas plantas. Isto é um projecto para a vida, convém as coisas ficarem direitas e planeadas e não optar pelo depois vê se.
    Tem diversas pessoas no forúm, sobretudo as de fiscalização que o podem ajudar, e não fiscalização não é so durante a construção.
  3.  # 43

Colocado por: ForcePTe não fiscalização não é so durante a construção.

Sem querer estar a voltar "a bater no ceguinho" o trabalho da fiscalização é mais importante nesta fase de estudos e projetos que até na fase de construção.
    Se tudo for acautelado agora, se o DO for perfeitamente elucidado de todos os pormenores e pormaiores, se as coisas forem feitas com pés e cabeça, em fase de obra é quase só deixar rolar
    Concordam com este comentário: ForcePT, Silva99
  4.  # 44

Colocado por: zedasilvase o DO for perfeitamente elucidado de todos os pormenores e pormaiores
    Isso não é uma das funções do arquiteto?
  5.  # 45

Colocado por: zedasilvao trabalho da fiscalização é mais importante nesta fase de estudos e projetos que até na fase de construção.
    Se tudo for acautelado agora, se o DO for perfeitamente elucidado de todos os pormenores e pormaiores, se as coisas forem feitas com pés e cabeça, em fase de obra é quase só deixar rolar

100% de acordo
  6.  # 46

Colocado por: DR1982Isso não é uma das funções do arquiteto?

Não do arquiteto mas do coordenador de projeto, que por vezes é a mesma pessoa.
    Infelizmente e tendo como referência os casos que por aqui vão aparecendo, isso não acontece.
    Se analisar-mos as coisas na prática, a grande maioria dos projetistas (arquitetos) têm grandes falhas ao nível de "conhecimentos de obra". Quer pela sua pouca experiência quer muitas vezes porque não estão interessados nisso.
    Em teoria, um técnico de fiscalização tem bastante experiência de obra. Por força da sua atividade e por força de lidar com realidades diferentes. Bons empreiteiros e maus empreiteiros, bons projetistas e maus projetistas.
    Um técnico de fiscalização não sabe tudo nem domina todas as áreas, para isso estão lá os projetistas. A vantagem de um técnico de fiscalização é conseguir identificar coisas que possam estar menos bem resolvidas e alertar o DO e os projetistas para essa realidade.
    Uma boa relação entre os projetistas e o técnico de fiscalização é fundamental. Nem sempre isso acontece pois ainda há muito técnico que não admite que façam reparos ao seu trabalho.
    Felizmente já começam a aparecer boas equipas de projeto a pensar de forma diferente. Hoje, é possível promover reuniões on line entre os diversos intervenientes e em 1 ou 2 h de trabalho resolver problemas/situações que em fase de obra seriam derrapagens ou erros grosseiros
    Concordam com este comentário: ForcePT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, NLuz, Silva99
    • DR1982
    • 18 agosto 2021 editado

# 47

Colocado por: zedasilva
    Não do arquiteto mas do coordenador de projeto, que por vezes é a mesma pessoa.
    Infelizmente e tendo como referência os casos que por aqui vão aparecendo, isso não acontece.
    Se analisar-mos as coisas na prática, a grande maioria dos projetistas (arquitetos) têm grandes falhas ao nível de "conhecimentos de obra". Quer pela sua pouca experiência quer muitas vezes porque não estão interessados nisso.
    Em teoria, um técnico de fiscalização tem bastante experiência de obra. Por força da sua atividade e por força de lidar com realidades diferentes. Bons empreiteiros e maus empreiteiros, bons projetistas e maus projetistas.
    Um técnico de fiscalização não sabe tudo nem domina todas as áreas, para isso estão lá os projetistas. A vantagem de um técnico de fiscalização é conseguir identificar coisas que possam estar menos bem resolvidas e alertar o DO e os projetistas para essa realidade.
    Uma boa relação entre os projetistas e o técnico de fiscalização é fundamental. Nem sempre isso acontece pois ainda há muito técnico que não admite que façam reparos ao seu trabalho.
    Felizmente já começam a aparecer boas equipas de projeto a pensar de forma diferente. Hoje, é possível promover reuniões on line entre os diversos intervenientes e em 1 ou 2 h de trabalho resolver problemas/situações que em fase de obra seriam derrapagens ou erros grosseiros
    Concordam com este comentário:ForcePT
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Esclarecido, vou ter de começar à procura de um “Zedasilva” entao. :S
  7.  # 48

Colocado por: DR1982vou ter de começar à procura de um “Zedasilva” entao

No seu caso não vale a pena. O Fórum está a fazer esse trabalho a custo zero.
    :)
  8.  # 49

Colocado por: zedasilva
    No seu caso não vale a pena. O Fórum está a fazer esse trabalho a custo zero.
    Boa, guardo o dinheiro para o porco no espeto entao:)
    Concordam com este comentário: zedasilva, nvale
  9.  # 50

Colocado por: rjmsilvaSe é o mais "grave" que consegue apontar, então a planta deve estar boa

Então e tudo resto que já referiram... Não vale a pena repetir...
  10.  # 51

Colocado por: Pedro Barradas

Então e tudo resto que já referiram... Não vale a pena repetir...

Acho que ele estava na tanga... :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 52

12.  # 53

Colocado por: ForcePTOlá rui, como os colegas já indicaram a meu ver o projecto tem diversos erros. O melhor é começar o projecto do zero, com esse arquiteto ou outro. Faz um ano que estive numa situação identica á sua, casa toda desorganizada e espaços perdidos para nada. Tive a sorte de já estar a trabalhar com algumas pessoas do forúm que me avisaram para abandonar o projecto. Foi a melhor coisa que fiz até agora, podem dizer que perdi dinheiro e tempo, pelo que eu vejo ganhei tempo e dinheiro. O dinheiro que "perdi" no outro gabinete fiquei agora a ganhar e bastante nos m2 que poupei nas novas plantas. Isto é um projecto para a vida, convém as coisas ficarem direitas e planeadas e não optar pelo depois vê se.
    Tem diversas pessoas no forúm, sobretudo as de fiscalização que o podem ajudar, e não fiscalização não é so durante a construção.

O problema e que já tenho algum dinheiro neste arquiteto e estou apertado a nível de tempo derivado de mais valias. Este lá vai ter de ficar e pagar a outro para né melhorar o projeto 😭
  13.  # 54

Colocado por: rui9287O problema e que já tenho algum dinheiro neste arquiteto e estou apertado a nível de tempo derivado de mais valias. Este lá vai ter de ficar e pagar a outro para né melhorar o projeto 😭

Percebo a dor, mas antes perder um pouco agora do que muito em obra/adjudicação (ou ficar com uma casa pouco pensada/optimizada/etc).
    Por efeitos de mercado, um pequeno compasso de espera não chocaria ninguém.

As mais valias, tem várias soluções, com diferentes graus de risco e investimento.
  14.  # 55

Colocado por: pguilherme
    Percebo a dor, mas antes perder um pouco agora do que muito em obra/adjudicação (ou ficar com uma casa pouco pensada/optimizada/etc).
    Por efeitos de mercado, um pequeno compasso de espera não chocaria ninguém.

As mais valias, tem várias soluções, com diferentes graus de risco e investimento.

Acredito que sim mas vou consultar outro arquiteto para me dar um jeito neste e ficar porreiro e entrego ao criador deste para não perder mais tempo .
  15.  # 56

Colocado por: rui9287Acredito que sim mas vou consultar outro arquiteto para me dar um jeito neste e ficar porreiro e entrego ao criador deste para não perder mais tempo .

Faça bem a gestão dessa interligação.
    Provavelmente o autor não irá gostar.
    Se não funcionou até agora, dificilmente funcionará nesses moldes, especialmente se os profissionais não tiverem espírito colaborativo (que já aprendi que, por cá, neste meio, é raro encontrar)

Boa sorte.
  16.  # 57

Ha alturas em que mais vale rasgar a folha e começar de novo.
  17.  # 58

Colocado por: pguilherme
    Faça bem a gestão dessa interligação.
    Provavelmente o autor não irá gostar.
    Se não funcionou até agora, dificilmente funcionará nesses moldes, especialmente se os profissionais não tiverem espírito colaborativo (que já aprendi que, por cá, neste meio, é raro encontrar)

Boa sorte.

Acredito nisso mas vai ter de ser . Quem paga exige e já que não está grande coisa , vai ter de se sujeitar
  18.  # 59

Colocado por: DR1982Ha alturas em que mais vale rasgar a folha e começar de novo.

Não imagina o que já né lembrei disso , mas já são dois anos disto,
    Tempo e dinheiro perdido não , não vou voltar ao mesmo mas a coisa vai se resolver .
    E ler muitos assuntos do grupo e mudar pela minha cabeça 😜
  19.  # 60

Colocado por: rui9287Não imagina o que já né lembrei disso , mas já são dois anos disto,

É uma aposta arriscada. Se assim não resolver, passa de 2 anos para 2 anos e uns meses e vai estar ainda mais comprometido temporal e financeiramente.

As vezes é melhor identificar uma aposta perdedora e em vez de continuar numa hemorragia de tempo e dinheiro, cortar o prejuízo o mais cedo possível.

0.0257 seg. NEW