Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: pedrosslp

Não é verdade, os bancos cobram sempre a comissão de abertura/análise do crédito habitação independentemente de conseguir ou não o crédito. E isso acontece no Montepio e nos outros todos.

Pontualmente pode haver uma ou outra campanha em que algum banco oferece esta comissão. Não me parece que tenha sido o caso.

Nenhum banco vai dizer que não concede crédito sem pelo menos abrir o processo e cobrar a comissão inicial, porque obviamente é assim que fazem dinheiro.

sendo verdade ou não isso nunca é mencionado uma única vez, e acredite que andei e ando a ver orçamentos de credito habitação e ninguém falou nisso uma única vez.... e o banco trabalha com o dinheiro dos outros, ganha dinheiro com esse processos porque é assim que sacam mais algum mas na realidade é ridículo cobrarem esse valor sem sequer estar aprovado.
  2.  # 22

Colocado por: luisDSBom dia,

Ainda ontem respondi a alguém sobre comissões e lembrei-me desta entidade bancária, mas náo fiz referência. Este é o único banco, por definição, que tenta que os clientes façam logo a avaliação antes de terem o que quer que seja aprovado.
    Todos os outros, regra geral, e salvo funcionários mais "agressivos" primeiro aprovam e depois sim pedem avaliação.
    Ao contrário do escrito por alguns é extremamente raro que qualquer comissão seja cobrada em caso de não aprovação, e comigo ou connosco da Decisões E Soluçóes nunca tal aconteceu nem eu permitiria! Passando à avaliaçáo a história já é diferente. há bancos que só cobrarão a avaliação, outros também a comissão de dossier.
    Vítor Magalhães

Isto é uma confusao, eu percebo neste caso, mas le-se tantos casos aqui de vendedores que nao aceitam clausulas de devolucao se o credito nao for aprovado parece que só se protege o comprador.
    O comprador nao tem obrigatoriedade nenhuma, faz o vendedor esperar 1 mes ou mais até ter a aprovacao com o imovel fora do mercado só com uma reserva e só depois de aprovado e avaliado entao avanca.

Até acho que avaliacoes devem ser as 1as coisas a fazer, se os rendimentos nao chegam e o valor do imovel nao é o necessario para o emprestimo, mais vale despachar isto no inicio que fazer perder tempo.
    Dito isto acho que em vários casos contactar um intermediario de credito em vez do banco directamente será melhor pois, tem tendencia a saber onde se deve pedir o credito tendo em conta as caracteristicas, no balcao vao dizer que sim a tudo para prender o cliente.
  3.  # 23

Quando foi comigo, contraí crédito também através do doutor finanças com a CGD e no banco disseram me que tinham de fazer a avaliação em primeiro lugar e que o resultado da avaliação iria condicionar o crédito e condicionou de facto.
  4.  # 24

Bem, bem era todos os bancos aceitarem avaliações por peritos externos qualificados.
    Aí sim.
    Até um vendedor poderia “investir” na avaliação fazendo a propriedade mais atractiva e fácil venda.
    Isso é que era.
  5.  # 25

Colocado por: angelicousAlguns gestores não sei que andam a fazer nos bancos. Parece que não sabem minimamente o que andam ali a vender... não sei qual é a formação de alguns mas ainda à pouco tempo fui a um para um crédito automóvel, e pedi esclarecimentos sobre algumas taxas que entravam no financiamento e o gestor nos disse que tinhamos que ter disponível na conta quando a transacção fosse feita.... Começou logo a coçar a cabeça e tive eu que lhe explicar na simulação que ele me deu onde entrava o montante dos encargos como financiado. Estamos a falar de coisas basicas, contas de somar e subtrair....

O meu conselho é que vá por terceiros. Eu fiz tudo pelo Dr. Finanças quando foi a compra da casa. Mas eles não vão andar cá com paninhos quentes. Pedem-lhe os rendimentos e a situação laboral e depois é que vão vir propostas(ou não). O meu processo foi sem espinhas e relativamente rápido. Na altura não estive à espera de muitas ofertas, recebemos 3. Caixa Eurobic e Totta. O Totta era o meu banco. As melhores taxas eram as do eurobic. Fiz crédito com a caixa. Mais rápido, não precisei de fiadores nenhuns. A minha irmã quando fez a escritura dela, diz que demoraram cerca de 3 horas só para assinar papelada. Nós demoramos 20 minutos. Só posso dizer bem do processo deles. E o pagamento deles é a comissão por fazerem o crédito.

Como é óbvio o seu caso é diferente. O banco não se pode atravessar num crédito tão grande sem garantias. O salário minimo nunca pode ser alvo de penhora. Não sei do que é a sua baixa médica, mas se é de longa duração e o trabalho também é de ordenado minimo não será fácil para uma casa com esse valor... Ou tem dinheiro para uma boa entrada para baixar o valor do crédito, ou então esqueça.

Uma vez tive um professor que nao sabia ensinar. Fui uma vez ao medico e ele nao acertou no diagnóstico. Fui ao dentista e a massa saltou do dente.
    Nao sei que formacao teve esta malta.
    E o angelicous que formação tem?
  6.  # 26

Colocado por: gil.alvesBem, bem era todos os bancos aceitarem avaliações por peritos externos qualificados.
    Aí sim.
    Até um vendedor poderia “investir” na avaliação fazendo a propriedade mais atractiva e fácil venda.
    Isso é que era.

Nesse aspecto tem toda a razão, mas nunca irá acontecer.
    E se por algum milagre for decretado, o resultado não será positivo.
  7.  # 27

Colocado por: angelicousAlguns gestores não sei que andam a fazer nos bancos. Parece que não sabem minimamente o que andam ali a vender... não sei qual é a formação de alguns

Não será o único sector com alguns profissionais menos bons, motivados, etc.
    E na rede, os gestores têm de conhecer bastantes produtos. Podia não dominar esse em concreto ou simplesmente não lhe interessar para os objectivos e querer despachar.
  8.  # 28

Colocado por: gil.alvesAté um vendedor poderia “investir” na avaliação fazendo a propriedade mais atractiva e fácil venda.

E para muitos seria um reality check sobre quanto vale realmente o que querem vender.
    E que uma avaliação por um avaliador registado na CMVM e uma avaliação de uma imobiliária, geralmente não têm nada a ver uma com a outra.
    Concordam com este comentário: gil.alves, pguilherme
  9.  # 29

Colocado por: pguilhermenunca irá acontecer.

In:
    https://www.comparaja.pt/blog/avaliacao-de-imoveis
    (Fidedigno?!?)

Alguns bancos também começam a disponibilizar um serviço de avaliação de imóveis independente dos seus créditos à habitação, como é o caso do BPI.
  10.  # 30

Colocado por: gil.alvesm começam a disponibilizar um serviço de avaliação de imóveis independente dos seus créditos à habitação, como é o caso do BPI.

Infelizmente até para o mercado das avaliações, o player que mais ganha no serviço de avaliação hipotecária é a entidade bancária.

Se um dia essa liberalização do serviço de avaliação de CH existisse até o custo do serviço podia descer, no entanto a velha pressão dos departamentos de crédito para descer aqui (quando o cliente não interessa) e subir ali (quando o mesmo é interessante) também acabaria.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  11.  # 31

Colocado por: gil.alvesIn:
    https://www.comparaja.pt/blog/avaliacao-de-imoveis

Reparou na parte:

Note que a avaliação de imóveis é sempre exigida pela instituição financeira, independentemente de o cliente realizar uma avaliação através de avaliadores especializados. Isto porque atualmente os parâmetros de avaliação dependem da entidade bancária e porque estas têm parcerias com determinados avaliadores de imóveis.

Ou seja, pode contactar o BPI para marcar uma avaliação de um imóvel mesmo sem processo de crédito. No entanto essa avaliação não será válida num outro banco.
  12.  # 32

Colocado por: pguilhermeReparou na parte:
    Sim reparei. Mas pode ser já uma valia caso o comprador financie no bpi.
  13.  # 33

Mas se o comprador se financiar no BPI, este já tratava da avaliação, tal como qualquer outro banco.

Esta "novidade" será apenas para quando alguém (presumo que cliente BPI) pretenda uma avaliação de um imóvel para outro efeito que não financiamento.
  14.  # 34

Peço desculpa por me intrometer no tópico mas precisava de tirar aqui uma dúvidas.
    Estou neste momento em processo para fazer um crédito habitação, já tendo escolhido a instituição bancária (bcp), mas não recebi nenhuma carta de pré aprovação, apenas o gestor informou que o crédito estava aceite. Ele informou também que quando formos agora formalizar todo o processo, iremos assinar uma minuta onde consta todos os valores associados ao mesmo crédito, é este o processo normal? Ou saltamos algum passo que era necessário?
    Só a partir do momento que assinamos a minuta e marcamos a avaliação é que começam começam cobrar, mas nesse momento já teremos todo o crédito aprovado, ou estou errado?
    •  
      RRoxx
    • 20 agosto 2021 editado

# 35

A pré aprovação nao vale nada, é só um género de estimativa.

Está errado, o crédito e o montante só é aprovado após a avaliação por parte do banco.
  15.  # 36

Colocado por: RRoxxA pré aprovação nao vale nada, é só um género de estimativa.

Está errado, o crédito e o montante só é aprovado após a avaliação por parte do banco.

Partimos do princípio que a casa será avaliada acima do valor da venda, e que nao haverá nenhum problema em relação a taxa de esforço etc, o banco não pode alterar as condições, certo?
    •  
      RRoxx
    • 20 agosto 2021

# 37

Colocado por: pjsbessaPartimos do princípio que a casa será avaliada acima do valor da venda, e que nao haverá nenhum problema em relação a taxa de esforço etc, o banco não pode alterar as condições, certo?

Porque parte desse principio?

Como assim alterar as condições?
  16.  # 38

Colocado por: RRoxx

Porque parte desse principio?

Como assim alterar as condições?

Porque a casa foi avaliada à 5anos e já na altura a avaliação foi mais alta que o valor da venda, logo, com o valor das mesmas a subir nestes anos, penso que esse não será um problema.
    E em relação a taxa de esforço irá ficar pelos 16% por isso não será problema.

Spread principalmente, ou até recusarem o credito como o utilizador que abriu este tópico.
  17.  # 39

Colocado por: RRoxxA pré aprovação nao vale nada, é só um género de estimativa.

Não é verdade.

A pré-aprovação atesta que os proponentes têm a capacidade financeira de contrair o crédito para o montante solicitado e nas condições propostas.
    Ou seja, para esse montante, o crédito não será rejeitado nem alterado por questões como vencimentos, taxa de esforço, penhoras, incumprimentos, etc.
    Isto é, o crédito está aprovado.

Falta determinar é o montante max, que dependerá da avaliação.
    Se esta não for favorável, o montante max será estrangulado, mas o processo já foi aprovado e não será rejeitado.

De qualquer forma, peça a FINE.
    Concordam com este comentário: hangas, Varejote
  18.  # 40

Colocado por: pjsbessaPorque a casa foi avaliada à 5anos

A avaliação só é válida durante 6 meses.
    Mas não parta de pressupostos. Já tive no mesmo condomínio, 2 casas iguais, para o mesmo banco, na mesma altura, avaliações com variações de 150k. Assumir que passado 5 anos valem mais é "a fool's errand"

Colocado por: pjsbessao banco não pode alterar as condições, certo?

Claro que pode.
    Por exemplo, se precisar mais de 80% da avaliação, é possível que aconteça.

0.0228 seg. NEW