Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Espero não estar a criar nenhuma thread duplicada mas, embora tenha encontrado algumas threads semelhantes, não encontrei nenhuma que fosse igual.

    Tal como diz no assunto, estou em processo de compra de imóvel com recurso a financiamento e, tal como esperado e exigido pelo banco, foi feita uma avaliação do respetivo imóvel que apesar de ter tido em conta a área total indicada na caderneta predial e plantas, a tipologia que surge no relatório de avaliação é T3 quando na planta estão 4 quartos (T4) e 5 assoalhadas na caderneta.

    Resumindo, o cálculo do valor comercial da casa parece-me estar correcto tendo em conta a área total e preço/m2, no entanto a tipologia está errada.

    Faz sentido pedir uma reavaliação do imóvel tendo em conta o que descrevi? Pergunto isto porque a área total inclui todas as divisões, sejam elas quartos ou não. Uma reavaliação tem custos adicionais que caso a avaliação venha com um valor inferior ou igual à primeira.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Se o valor de avaliação é suficiente para si, não se chateie com isso que é indiferente.
  3.  # 3

    Se o valor de avaliação é suficiente para si, não se chateie com isso que é indiferente.

    Neste caso gostaria de ter um valor superior para conseguir mais financiamento.
  4.  # 4

    Tenho duvidas que vá conseguir alterar grande coisa, se a area está correcta até pode ter sido simplesmente um erro a inserir os dados. Eu a si colocava essa questão ao banco, não se esqueça é que o crédito é pelo valor menor entre Avaliação e Escritura.
    • size
    • 20 agosto 2021

     # 5

    Colocado por: japardalm
    Neste caso gostaria de ter um valor superior para conseguir mais financiamento.


    Mas, em principio, a avaliação do Banco será ponderada pela área bruta privativa da habitação, incluindo sala, quartos, cozinha, corredores, casas de banho, e restantes divisões, bem como varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica ao imóvel. Não sendo relevante a designação da tipologia.

    No entanto, terá o avaliador não considerado alguma assoalhada como quarto ?
  5.  # 6

    Colocado por: size

    Mas, em principio, a avaliação do Banco será ponderada pela área bruta privativa da habitação, incluindo sala, quartos, cozinha, corredores, casas de banho, e restantes divisões, bem como varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica ao imóvel. Não sendo relevante a designação da tipologia.

    No entanto, terá o avaliador não considerado alguma assoalhada como quarto ?


    Uma das assoalhadas aparece na planta com a designação "escritório" mas tem as mesmas caracteristicas que um quarto (soalho em madeira, armario, etc.).
  6.  # 7

    Colocado por: japardalmUma das assoalhadas aparece na planta com a designação "escritório" mas tem as mesmas caracteristicas que um quarto (soalho em madeira, armario, etc.).

    Não fará diferença, nem a tipologia.
    No entanto, não precisa de pedir uma reavaliação, mas sim uma revisão. Não tem custos e em 99% dos casos sobe, nem que seja um pouco.

    Edit: 99%, desde que interesse ao banco, isto é.
    • imo
    • 20 agosto 2021 editado

     # 8

    Colocado por: japardalmUma das assoalhadas aparece na planta com a designação "escritório"

    Tem aqui a explicação: o "T" diz respeito ao número de quartos.
  7.  # 9

    Há várias formas de avaliar, no meu caso, com esforço tive acesso ao relatório e foi comparando com outras casas semelhantes a venda na zona, de forma a extrapolar o valor por m2. A partir daí foi x€ m2 X nr m2 e já está. Resta saber se a área considerada na sua avaliação considerou esse escritório. Se considerou então é só pedir para reavaliar a ver se sobe,se não considerou tentar pedir rectificação
  8.  # 10

    Também estou comprador de uma casa idêntica, ou seja é T3 e poderia ser considerada T4 mas nas plantas no R/C está como escritório ou seja na certidão está como T3 apenas. Na altura também me fez alguma confusão e pedi ajuda aqui no forum e realmente indicaram que a Tipologia T3 designa os quartos ou seja se está na planta escritorio apesar de ter janela e área identica aos outros quartos não deixa de ser T3.
    Agora subir a avaliação só lhe poderá ajudar possivelmente no spread... só se a casa ficou abaixo do valor da compra... porque é considerado o menor valor.
  9.  # 11

    Julgo que para ser considerado "Quarto" terá de ter 9,5m2 ou mais.
    Quando cá chegar algum arquiteto poderá confirmar esta informação, todos esses quartos tem area superior aos 9,5m2?
  10.  # 12

    não, depende da tipologia pode até ter um quarto com 6 m2
    a regra é que a divisão tem de se poder inscrever nela um circulo com 2.40 m e ter fenestração propria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos, pguilherme
  11.  # 13

    Quem me referiu isto, foi o arquiteto que elaborou o projeto da minha casa.
    Referiu que legalmente para ser considerado quarto teria que ter mais de 9,5m2, sendo inferior seria considerado arrumos, o que obviamente não me impediria de o usar como quarto.
    Não sei se ele se referia à denominação das finanças ou outra qualquer...
    No entanto é como refiro, estamos sempre a aprender :)
  12.  # 14

    faço uma correção, não é 6 m2 é 6.5 m2

    ele que leia o RGEU, num T4 um dos quartos pode ter 6.5 m2, nem sei onde ele foi buscar 9.5 pois para as tipologias menores é 9 m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  13.  # 15

    Qualquer quarto da casa que espero comprar tem acima de 15m2 até mesmo o designado por escritório no R/C... no entanto a certidão permanente e predial é designada como T3... já me indicaram que se na planta indicar escritório então não é considerado T4 mas sim como está ou seja T3
  14.  # 16

    indicaram-lhe mal, para assuntos oficiais isso é um T4
    quem tratou da certidão fez mal, verifique a área na certidão e se esta faz menção ao escritório, caso contrário pode ter ai um "escritório" não legal ou seja sem estar de acordo com o projeto da camara.
  15.  # 17

    Colocado por: marco1a regra é que a divisão tem de se poder inscrever nela um circulo com 2.40 m e ter fenestração propria.

    Marco um circulo de 2.4 em qualquer ponto?
    Se não tiver 2.40m mas com janela?
  16.  # 18

    em qualquer ponto...tem é que permitir inscrever um circulo com 2.4 m no seu interior
    caso contrário é um arrumo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  17.  # 19

    Colocado por: marco1indicaram-lhe mal, para assuntos oficiais isso é um T4
    quem tratou da certidão fez mal, verifique a área na certidão e se esta faz menção ao escritório, caso contrário pode ter ai um "escritório" não legal ou seja sem estar de acordo com o projeto da camara.
    Aquilo é um conjunto de moradias em propriedade horizontal se não estou em erro e é dividido por fracções. Na certidão simplificada que lá vem só fala na área bruta do "prédio" construído não fala nas áreas descriminadas da fracção. Na caderneta predial as áreas estão correctas. Mas pelo que sei todas as fracções são iguais, mas não andei a questionar os outros vizinhos se estava igual.
 
0.0201 seg. NEW