Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Estou a considerar um sistema de VMC duplo fluxo para a moradia que vamos construir. É rés do chão, tem cerca de 160m2.
    Em conversas com alguns colegas, disseram-me que ter PRH e VMC é um exagero. Eu interpreto de forma diferente, o VMC para ventilar, e o PRH para climatizar. Um não elimina a necessidade do outro. Estou correcto?

    Ainda assim, isto fez-me pensar na real necessidade de o PRH. O PRH permite uma temperatura uniforme em toda a casa, se tiver um sistema de VMC e 1 ou 2 ACs a trabalhar na sala, o calor não vai ser igualmente transferido para o resto das divisões através do sistema de VMC? Faz sentido esta ideia?

    Já agora, 10k seriam suficientes para um sistema de VMC duplo fluxo numa moradia de 160m2? Aliás, antes disso, vale a pena considerar este sistema num país com o clima como nosso (vivo em Penafiel)?
  2.  # 2

    Colocado por: pvieira91vivo em Penafiel

    Se fôr em Novelas precisa de PR, VMC, Desumificador e todas as rezinhas que aquele sítio é frio e húmido como nunca vi! :)

    Acho que a sua lógica é mais correcta com PR e VMC.
    Faz mais sentido.
    Mas é a minha maneira de ver que não troco o conforto de PR por mais nenhum sistema.

    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  3.  # 3

    Colocado por: gil.alves
    Se fôr em Novelas precisa de PR, VMC, Desumificador e todas as rezinhas que aquele sítio é frio e húmido como nunca vi! :)

    Acho que a sua lógica é mais correcta com PR e VMC.
    Faz mais sentido.
    Mas é a minha maneira de ver que não troco o conforto de PR por mais nenhum sistema.

    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91


    Na verdade é em Castelo de Paiva, mas como pouca gente conhece disse Penafiel - é a cidade mais próxima.
  4.  # 4

    Colocado por: pvieira91Castelo de Paiva
    Mande cumprimentos à D. Amélia. :)

    Que bela posta lá se come!
    E um cabritinho à maneira tb. :)

    Pronto. Resume-se aqui a minha ajuda… :D


    P.S.
    10k. Para VMC deve estar no preço. Sim.
    Não vá para uma opção barata que cumpra os mínimos e deixe o aparelho a trabalhar sempre no limite.

    Abr.
    Concordam com este comentário: sousa80
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  5.  # 5

    Colocado por: pvieira91se tiver um sistema de VMC e 1 ou 2 ACs a trabalhar na sala, o calor não vai ser igualmente transferido para o resto das divisões através do sistema de VMC?
    não, as VMC´s habituais são calculadas para ter caudal suficiente para fazer a renovação do ar interior do edifício,

    no entanto pode optar por uma "VMC" maior (muito maior) que pode fazer a climatização e a renovação do ar, chamam-se UTA´s, (Unidade de Tratamento de Ar) e obviamente custa um bocadinho mais do que uma normal VMC, aprox mais um zero para ser mais preciso.
 
0.0119 seg. NEW