Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu tio Toni, quer vender a casa dele aqui, e ir morar no Brasil.
    E pediu-me conselhos sobre isso, mas eu não sei nada, então resolvi abrir aqui um tópico para recolher informação e depois falar com ele.

    Assim de repente, se fosse comigo, as minhas preocupações, seriam:
    Como pagar a casa ?, teria de abrir conta aqui no banco do Brasil e fazer a transferência ?
    Tem isenções fiscais ?, como é isso do imposto das mais valias, se ele mudar a residência para o Brasil ?

    Também dicas sobre quais as melhores zonas seriam úteis, onde se acha o melhor preço vs qualidade na vossa opinião ?
  2.  # 2

    Leia esta discussão, que talvez possa ajudar.
    https://forumdacasa.com/discussion/73122/1/comprar-imoveis-no-brasil/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: QuimNelo
  3.  # 3

    @Sognim
    Obrigado, tem informações úteis.
  4.  # 4

    O meu tio Toni, está preocupado com o imposto das mais valias, ele leu algures que existe isenção das mais valias, se reinvestir numa nova habitação, que seja a sua habitação principal. É verdade não é ?

    Se vender a barraca dele, e comprar outra chafarica aqui não paga o imposto.
    Mas se comprar um casebre no Brasil, como é que é ?
    Ele quer fugir para lá, porque diz que o custo de vida aqui já não dá para ele, e todo o tostão conta.
  5.  # 5

    Pelo que sei só não paga mais valias se reenvestir em habitação própria e permanente na União Europeia.
    Se for para o Brasil vai ter de pagar mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: QuimNelo
  6.  # 6

    @Sognim
    Obrigado

    "Se for para o Brasil vai ter de pagar mais valias."
    Então não vai dar, o dinheiro não chega.
    Para dar, ele não pode perder nenhum do dinheiro da venda, que será pouco para fazer a coisa.

    Por curiosidade. E se ele transferir toda a sua vida para o Brasil, dinheiro inclusive,
    como é que as finanças lhe cobram as mais valias ? Vão andar atrás do tio Toni na Amazónia ? É que as mais valias não são pagas logo depois da venda não é ?, poderia rapidamente transferir todo dinheiro para lá.
  7.  # 7

    E o seu tio Toni, já avaliou todas as condicionantes?

    Então vai vender tudo aqui e comprar casa no Brasil, mas depois não lhe sobra nada para viver?


    Já ponderou questões como a menor segurança, o pior sistema se saúde....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: QuimNelo
  8.  # 8

    @Bimouse
    E o seu tio Toni, já avaliou todas as condicionantes?
    Sim, ele quer fugir daqui. Acha que isto vai piorar muito nos próximos anos.
    Já o tentei dissuadir, mas ele tá decidido.

    "Então vai vender tudo aqui e comprar casa no Brasil, mas depois não lhe sobra nada para viver?"
    Ele sabe fazer artesanatos pode vender na praia para turistas, tem dois cursos superiores na área de gestão, e um curso técnico profissional de programação, acha que se safa lá. Ele é muito desenrascado. Desde a morte da minha tia, que está sozinho, pensa arranjar lá uma namorada.


    "Já ponderou questões como a menor segurança, o pior sistema se saúde...."

    O meu tio não tem medo de nada, praticou muai thay muitos anos, uma vez tentaram assaltá-lo aqui e ele deu porrada nos três tipos. Sinceramente se o assaltassem eu ficaria com medo que ele matasse o assaltante porque ele fica bem furioso e perde a cabeça.
    E sobre a saúde ele não gosta muito do nosso sistema de saúde, por isso argumentar isso não vai funcionar.
  9.  # 9

    O melhor é não vender nem comprar nada. Aluga a casa em Portugal e aluga outra no Brasil. Lá são muito mais baratas e ainda sobram uns trocos.
    E no Brasil aluga onde quiser e depois de lá estar pode ir mudando (de casa e namorada) conforme for conhecendo melhor o País. E mantendo algum vinculo ao País mais dia menos dia pode ter uma reforma. Mesma mínima dá sempre para pagar uma renda de casa no Brasil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: QuimNelo
  10.  # 10

    Olá Carvai
    Obrigado pela resposta.
    De facto o meu tio, já me tinha falado que até esse imposto das mais valias desaparecer daqui, se calhar o melhor seria alugar a dele aqui e com o dinheiro alugar lá.

    O problema é que ele não gosta de alugar a casa a ninguém, pois é arriscado, tem inquilinos que deixam de pagar, partem a casa toda, e é um pesadelo tirar alguém da casa, mesmo não pagando. Podem passar-se anos e anos, e anos e anos, (eu disse anos ?), em lítigios até sair. Nem mesmo com cauções e fiadores a coisa é segura. A vida de senhorio aqui, não é nada fácil. E estando lá no Brasil, como pode resolver algum problema ?
    Preferia vender e comprar.

    Eu acho que as rendas aqui são caras, porque as pessoas tem medo de alugar.
    Um senhor que costuma estar no café aqui da minha rua, contou-me que tem 6 casas vazias, a espera que valorizem para vender, e ele diz que nem pensar em alugá-las, tem muito medo, diz que não confia na justiça se tiver problemas. Diz que também não gosta do facto de ser o estado a decidir o aumento das rendas. Eu próprio, se tivesse propriedades que pudesse alugar, também teria medo de alugá-las, acharia mais seguro especular com elas, vazias.
    Tenho também três amigos que tem casas vazias, e que não querem alugar. Só alugam a familiares por breves períodos de tempo, para férias.
  11.  # 11

    Sim alugar tem riscos mas existem formas de minimizar :
    - Alugar por um valor razoável, quanto mais caro maior é o risco.
    - Alugar por prazos dilatados - 4 ou mais anos. Paga menos imposto e é mais fácil gerir.
    - Usar uma garantia bancária ou utilizar os serviços de uma nova empresa em Portugal (não conheço os valores em causa).
    - Deixar um procurador em Portugal para resolver pequenos problemas. Tudo o resto pode resolver via net - passar recibos, entregar IRS, pagar IMI seguro ou condomínio.
    Vender tudo aqui e comprar no Brasil que é um mercado enorme e desconhecido para quase toda a gente é um risco elevado.
    E se tem medo da evolução do País, também está a apostar noutro se calhar ainda mais arriscado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: QuimNelo
  12.  # 12

    "Alugar por um valor razoável, quanto mais caro maior é o risco."
    O meu tio é razoável, se alugasse pediria o valor de mercado normal.

    "Alugar por prazos dilatados - 4 ou mais anos. Paga menos imposto e é mais fácil gerir."
    Aqui em Portugal, não é uma boa ideia, quanto menor o prazo melhor.
    Porquê ?, porque é o estado que decide a actualização das rendas, o que normalmente significa que a cada ano que passa perdes dinheiro. Dá uma olhada nesse link:
    https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/arrendamento/noticias/rendas-nao-aumentam-em-2021
    Se eu alugasse teria de ser a 5 anos, porque acho que é o valor mínimo permitido por lei, porque pela minha vontade alugaria por um ano, a partir do qual a renda seria renegociada.

    "Usar uma garantia bancária"
    Boa ideia, pena ser dispendioso.

    "utilizar os serviços de uma nova empresa em Portugal"
    Tipo imobiliárias que tenham serviços de cobrarem as rendas por ti ?
    Conheço uma que fica-te com uma renda por ano, para fazer isso.
    Ficas um mês sem receber.

    "Deixar um procurador em Portugal para resolver pequenos problemas. "
    Ah ah ah, mais depressa o meu tio saltava para o rio com uma pedra atada ao pescoço, que
    confiaria num procurador. Meu tio acharia isso perigosíssimo.

    "Vender tudo aqui e comprar no Brasil que é um mercado enorme e desconhecido para quase toda a gente é um risco elevado. "
    É verdade, por isso ele tá se informando e estudando.
    Já pensou em Cabo Verde, e Bulgária (para fugir às mais valias), mas prefere o Brasil.

    "...também está a apostar noutro se calhar ainda mais arriscado."
    Ele acha que o Brasil tem potencial para ser o melhor país do mundo a longo prazo. Quem sabe se não tem razão ?
  13.  # 13

    Eu alugo casas há mais de 30 anos e neste momento tenho 2 alugadas. A maioria das suas respostas denotam um enorme desconhecimento do mercado e tendo o seu tio 2 licenciaturas em gestão não vale a pena continuar a trocar ideias.
  14.  # 14

    O Tio Toni comprou a casa que pretende vender em que ano?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: QuimNelo
  15.  # 15

    @Carvai
    Obrigado na mesma. Boa sorte.

    @Palhava
    A casa dele deve ter uns 40 anos, mas comprou à uns 20.
  16.  # 16

    Se tivesse comprado antes de 1989 estava isento.
    Assim tem o factor de desvalorização da moeda de 20 anos a aplicar um desconto nos cálculos.

    Antes de decidir faça as contas e se não conseguir sozinho peça ajuda a um contabilista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: QuimNelo
  17.  # 17

    @Palhava
    Obrigado.
 
0.0155 seg. NEW