Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,


    Na passada quarta-feira fizemos, finalmente!, a escritura do terreno onde pretendemos construir. Tinha ideia que o registo na conservatória seria muito rápido (1 semana), mas a sra do notário disse que estava muito atrasado e poderia demorar mais de 1 mês. Como percebeu que estava com alguma pressa, disse-me que em vez de enviar para conservatória do costume ia tentar noutra para que fosse mais rápido.
    Bem, é normal demorar assim tanto? Não se pode fazer o registo online? Se sim, passa a ser mais rápido?

    Obrigado
  2.  # 2

    O terreno estava com o registo do vendedor actualizado?

    No caso de não estar actualizado e por exemplo resultar de heranças e não estar a informação averbada demora mais...

    Não lhe deram uma chave para consulta na predial online?
  3.  # 3

    Para quê a pressa?

    Para os devidos efeitos, uma cópia da escritura não é o suficiente?
  4.  # 4

    Colocado por: pvieira91em vez de enviar para conservatória do costume ia tentar noutra

    Não sabia que se podia escolher.
    Já fiz várias escrituras e os registos são feitos por conservatórias muito distantes do local dos imóveis ou do local da escritura. Segundo me disseram a atribuição do local de registo é feito informaticamente.
  5.  # 5

    Colocado por: Palhava
    Não sabia que se podia escolher.
    Já fiz várias escrituras e os registos são feitos por conservatórias muito distantes do local dos imóveis ou do local da escritura. Segundo me disseram a atribuição do local de registo é feito informaticamente.


    A sra disse me que costuma trabalhar com arouca mas que ia enviar para o Porto para ser mais rápido.
    A pressa é porque preciso de submeter o projecto na câmara e preciso disso.
  6.  # 6

    Quando chegar à câmara já lhe passa a pressa.
  7.  # 7

    Colocado por: pvieira91A pressa é porque preciso de submeter o projecto na câmara e preciso disso.

    O projecto de arquitectura está já pronto para entrega?
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaQuando chegar à câmara já lhe passa a pressa.


    Com a comunicação prévia (que não sei muito bem como funciona)poupa-se tempo.
  9.  # 9

    Quando é possível
  10.  # 10

    Mas você pode submeter o projeto de arquitetura na câmara.
    Cópia da escritura, e informação, que foi feita a escritura, e que mal tenham o documento da titularidade do terreno entregam na câmara
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Colocado por: callinasMas você pode submeter o projeto de arquitetura na câmara.
    Cópia da escritura, e informação, que foi feita a escritura, e que mal tenham o documento da titularidade do terreno entregam na câmara


    Não sabia! Isso são boas noticias :-)
  12.  # 12

    Colocado por: callinaso documento da titularidade do terreno

    Eu acho que uma escritura também é um documento que comprova a titularidade, mas caso a câmara não aceite, o que eu duvido, pede ao anterior proprietário para assinar uma procuração.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  13.  # 13

    Colocado por: pvieira91Não sabia!

    E o seu arquitecto também não? perguntou?

    Copia autenticada da escritura e certidão permanente válida (mesmo que esteja em nome no vendendor). Serve como documento que comprova a titularidade.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasCopia autenticada da escritura e certidão permanente válida (mesmo que esteja em nome no vendendor). Serve como documento que comprova a titularidade.

    Boa! Pergunta parva, é possivel digitalizar uma copia autenticada? Tem o mesmo valor? É que a submissao dos documentos é online.
    Outra pergunta, estes documentos são para submeter uma alteração ao loteamento. Depois de aprovada, preciso de esperar pela atualização das finanças e conservatória para submeter o proj de arquitectura ou basta a aprovação da câmara?

    Obrigado
  15.  # 15

    A alteração de loteamento é a câmera que trata disso.

    Precisa de esperar pela nova certidão permanente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  16.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoA alteração de loteamento é a câmera que trata disso.

    Precisa de esperar pela nova certidão permanente
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91


    Processo de alteração da área de implantação esbarrou na CM por questões menores. Já recebemos o despacho, falamos com o arquitecto da CM e segunda feira já submetemos os novos elementos. É possível que até final do ano esteja aprovado.
    Posto isto, novo modelo 1 de IMI nas finanças, pegar no comprovativo disso, e atualizar terreno na conservatória.
    Preciso de esperar pela aprovação das finanças e conservatória ou basta na conservatória (assumindo que esta vai ser mais rápida)?
  17.  # 17

    Precisa da certidão permanente atualizada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
 
0.0217 seg. NEW