Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal.
    Encontro me a sondar um apartamento ainda em construção.
    Solicitei o CPCV para a quantia acordada e foi me proposto, sem possibilidade aparente de negociação, o pagamento de 15% do valor como sinal, 10% -5 meses depois da assinatura do mesmo, 10%- 10 meses e 10%- 15 meses. Os restantes 55% serão liquidados na altura da escritura.
    Ora a minha dúvida prende-se nos seguintes pontos:
    1) estando o CPCV abrangido pelo artigo 830, este contempla a devolução do valor-sinal inicial de 15% ou dos 45% pagos em 4 tranches?
    2) como posso "garantir" a segurança do valor adiantado da minha parte? Apesar de se tratar de uma empresa b cotada na praça pública, não deixam de ser uns bons milhares adiantados sem aparente segurança.
    Obrigado desde já pela atenção! Cumprimentos.
    • size
    • 22 agosto 2021

     # 2

    Cuidado com tal expediente. Afinal, estará a financiar o construtor para a execução da obra.
    Vai entregando dinheiro adiantado, assim, sem mais nem menos ?

    E se o construtor, a dado momento, abre falência, sem a obra estar a 50% ?

    Convém consultar um advogado. Esse CPCV tem que muito bem elaborado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zepintas123
  2.  # 3

    Muito obrigado size
    Concordo plenamente e irei consultar um advogado para elaborar o cpcv.
    A vantagem da empresa é o facto de se tratar de uma zona com bastante potencial e portanto, usarem essa vantagem para obter financiamento.
    Aliás, essa questão de necessitarem de financiamento dos investidores e não na banca para a conclusão do mesmo, faz-me ficar mais de pé atrás neste investimento...
  3.  # 4

    Gaste 5€ e consulte a IES da empresa: https://eportugal.gov.pt/CVE/IES/ElaborarPedido.aspx

    Mas por regra quem tem que financiar a construção são as empresas, não são os clientes. Imagine que a empresa inicia a obra a contar com o financiamento dos clientes, e você é o único cliente, a obra para a meio e você fica entalado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zepintas123
    • imo
    • 22 agosto 2021

     # 5

    Colocado por: zepintas123necessitarem de financiamento dos investidores e não na banca

    Isso nao quer dizer que a empresa nao tenha uma situação económica e financeira equilibrada, ou seja, uma boa capacidade de endividamento. Mas podendo financiar-se a custo zero nos clientes, porquê recorrer à banca?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zepintas123
    • imo
    • 22 agosto 2021 editado

     # 6

    Colocado por: Picaretapor regra quem tem que financiar a construção são as empresas

    Verdade, mas a realidade mostra que nem sempre é assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zepintas123
  4.  # 7

    Colocado por: PicaretaGaste 5€ e consulte a IES da empresa:https://eportugal.gov.pt/CVE/IES/ElaborarPedido.aspx

    Mas por regra quem tem que financiar a construção são as empresas, não são os clientes. Imagine que a empresa inicia a obra a contar com o financiamento dos clientes, e você é o único cliente, a obra para a meio e você fica entalado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zepintas123


    Fiz justamente isso antes... Comprei no racius a informação detalhada. O que costuma ser um bom indicador para si, da liquidez da empresa?
  5.  # 8

    Colocado por: imo
    Isso nao quer dizer que a empresa nao tenha uma situação económica e financeira equilibrada, ou seja, uma boa capacidade de endividamento. Mas podendo financiar-se a custo zero nos clientes, porquê recorrer à banca?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zepintas123
    é um ponto de vista real e do lado da empresa, só a diminuição de juros se traduz numa maximização do lucro... No entanto, só dificulta a minha escolha 😅
 
0.0146 seg. NEW