Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a tapar um vão de porta de cozinha. Tenho o espaço já forrado com "walmate" e a estrutura metálica preparada para tapar com pladur. Sobre este, ao alto (2m x 0,90m), quero assentar azulejos 20x20, iguais aos da cozinha. A minha dúvida consiste no seguinte:
    - devo colocar o cimento-cola (Weber Fermafix) directamente sobre o papel que reveste o pladur, ou deverei retirar esse papel primeiro? Onde comprei a placa (Coimbra) não me souberam dizer - ou não quiseram...
    Peço ajuda, pois sou completamente leigo nesta matéria e queria efectuar eu próprio esta pequena obra.
    Muito obrigado pela atenção que me dispensarem, cumprimentos
    Manuel Correia
    • naar
    • 17 dezembro 2009

     # 2

    Boas,

    Não tire o papel!

    Use a (agora chama-se) weberfix basic se o azulejo é 20x20, chega perfeitamente!

    Não se esqueça de betumar as juntas do pladur e colocar a rede de fibra onde fôr necessário.
  2.  # 3

    Colocado por: naarNão tire o papel!

    Certeza??? tenho dúvidas mesmo
    • naar
    • 17 dezembro 2009

     # 4

    A malta da weber diz que não há necessidade!
  3.  # 5

    se eles dizem, mas não deixava de arranhar aquilo tudo
    • naar
    • 17 dezembro 2009

     # 6

    Sim, mal não faz!

    É como a record para colar em cima de azulejo, tb não faz mal dar umas marteladas no azulejo antigo ! :)
  4.  # 7

    Tem que ser uma argamassa não cimentosa, pois o cimento não é compatível com o gesso.

    Eu em vez do pladur - punha Kerdi-Board, como é uma zona húmida...
    •  
      alv
    • 17 dezembro 2009 editado

     # 8

    Vivam!
    Pladur e cá estou eu, ainda vivo. Não tenho participado por falta de tempo, mas não deixo de aqui vir todos os dias.
    Bom, o pladur, ou gesso laminado recebe qualquer tipo de tratamento superficial como qualquer outra parede, seja pintura, papel, revestimentos de qualquer natureza. Suponho que já pouco me falta para dizer que já apliquei de tudo, desde aquele areado grosso chapiscado muito comum na década de setenta em socos, até revestimnetos de tectos com pedra de 3cm!.
    O que é necessário, como em qualquer outra parede, é saber fazê-lo. Numa parede de cozinha, não há hunidades excessivas como numa zona de banho. Assim nessa porta de cozinha qualquer vulgar cimento cola serve, mas um fermafix ou outro semelhante é sempre melhor, porque sendo de bases acrílicas é mais elástico e como é impermeável, nas zonas dos bnhos e duches serve de impermeabilizante se fôr dado em duas camadas: A primeira, dada á colher, fina e lisa que serve de menbrana de impermeabilização; A segunda, depois de seca a primeira, normalment no dia seguinte, dada normalmente com espátula de pente para colar o azulejo, mosaico ou outro. Isto serve para criar a tal membrana, porque na zona onde passa o dente do pente, se não houver a primeira camada, já seca, não fica cola nenhuma. Isto sé se faz nas zonas junto ás banheiras e duches, porque nas restantes zonas dos wc´s e cozinhas não há necessidade.

    E NÂO,NÃO SE ARRANCA O PAPEL. E DEVEM TRATAR-SE AS JUNTAS E TAPAR AS CABEÇAS DOS PARAFUSOS E FISSURAS OU BURACOS, MESMO QUE FIQUEM TAPADAS COM AZULEJOS OU OUTROS! (Só não precisa de ter um acabamento perfeito porque ficará tapado)


    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia
  5.  # 9

    Colocado por: alvE NÂO,NÃO SE ARRANCA O PAPEL.

    é o que dá ler à pressa, pensei que fosse papel colado sobre o pladur.

    mea culpa, claro que não se arranca o papel

    Colocado por: alvse fôr dado em duas camadas: A primeira, dada á colher, fina e lisa que serve de menbrana de impermeabilização; A segunda, depois de seca a primeira, normalment no dia seguinte, dada normalmente com espátula de pente para colar o azulejo, mosaico ou outro. Isto serve para criar a tal membrana, porque na zona onde passa o dente do pente, se não houver a primeira camada, já seca, não fica cola nenhuma. Isto sé se faz nas zonas junto ás banheiras e duches, porque nas restantes zonas dos wc´s e cozinhas não há necessidade.

    Muito bom, não conhecia esta.

    Têm de passar por cá mais vezes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  6.  # 10

    <, porque sendo de bases acrílicas é mais elástico e como é impermeável, nas zonas dos bnhos e duches serve de impermeabilizante se fôr dado em duas camadas:
    "Fassam" parte.


    Tenho dúvidas quanto a isto.
    •  
      alv
    • 18 dezembro 2009 editado

     # 11

    Vivam!

    Colocado por: pc saldanha
    Tenho dúvidas quanto a isto.


    Dúvidas todos temos, mas ainda não tive problemas e já desmontei paredes com quase vinte anos nessas zonas e com esse método e nada a assinalar.
    Em minha casa com 12 anos, dei-me ao cuidado de deixar zonas de inspecção em que consigo ver as costas das placas na base de duche, e tem resultado até à data.
    Se conhecer outra solução ou técnica, "faça parte", para que aprendamos.
    "Fassam" parte.
  7.  # 12

    Eu costumo utilizar o mesmo que o naar recomendou: pasta adesiva Weber.fix basic.
    Vem em baldes de 25kg. É caro, porque o rendimento vai de 1,5 a 5kg/m2.
  8.  # 13

    Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos e ensinamentos - sou um completo leigo na matéria mas gosto de fazer estas pequenas obras, tratando-se da minha casa. Infelizmente o conhecimento é pouco e só conseguirei graças à preciosa ajuda de quem se disponibilizou a vir aqui transmitir os seus conhecimentos que muito úteis me serão.
    Grato, aproveito para desejar Festas Felizes a todos e um 2010 muito feliz!
    MC
  9.  # 14

    se utilizar o webwer fixbasic pode ter a certeza que ficam seguros alias desafio e tentar arrancar um depois de seco a ver se conssege, conseguir conssege traz o pladur junto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Correia
  10.  # 15

    Já efectuei a obra e ficou bem no que respeita a materiais que os amigos fizeram o favor de recomendar. Não ficou perfeita (longe disso!) mas foi por falta de habilidade da minha pessoa. Fica a experiência para a próxima. Uma vez mais, muito obrigado a todos, cuja ajuda foi preciosa.
 
0.0163 seg. NEW