Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

No mercado não existe lamentável nem seriedade.

O construtor dispõe-se a executar a empreitada em setembro por mais 20 % daquilo que se dispunha em fevereiro.

Você é livre de rejeitar e o construtor é livre de pedir mais dinheiro ou ir embora caso o cliente não aceite pagar aquilo que pediu.

Provavelmente os subempreiteiros e os fornecedores também pedem bem mais do que pediam em fevereiro para o fornecimento dos bens e serviços necessários para a execução da empreitada.

O construtor não os acusa de falta de seriedade e lamentável como você o faz.

O mercado é livre. Se não aceita as condições revistas, boa sorte a procurar melhor.
  2.  # 22

Normalmente os orçamentos têm a data de validade, por isso mesmo!
  3.  # 23

Colocado por: marteloescoproNo mercado não existe lamentável nem seriedade.

O construtor dispõe-se a executar a empreitada em setembro por mais 20 % daquilo que se dispunha em fevereiro.

Você é livre de rejeitar e o construtor é livre de pedir mais dinheiro ou ir embora caso o cliente não aceite pagar aquilo que pediu.

Provavelmente os subempreiteiros e os fornecedores também pedem bem mais do que pediam em fevereiro para o fornecimento dos bens e serviços necessários para a execução da empreitada.

O construtor não os acusa de falta de seriedade e lamentável como você o faz.

O mercado é livre. Se não aceita as condições revistas, boa sorte a procurar melhor.

Se existir um contrato assinado, o construtor só tem que o cumprir, e caso não esteja previsto revisão de preços, azar o dele, para a próxima tem que estar mais atento.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, Beto1980
  4.  # 24

Ó Picareta acha que se houvesse um contrato o Cliente estava aqui no forum da casa a expor o caso?

Ainda para mais quando dá ao Pedreiro uma parte e ao Empreiteiro outra. Não tem nada o aspeto do tipo de Cliente que faz contratos.
  5.  # 25

Colocado por: Ruivo68Agradeço a ajuda e comentários, fiz bem em colocar o tema em discussão.
    O Pedreiro está a pedir um aumento do orçamento dado em 20%, e pelo que verifico não se justifica, tendo em conta que apenas o ferro aumentou nessa proporcionalidade, a grua faz parte do equipamento do pedreiro.

Conforme referi anteriormente estou aberto a discutir o tema com o empreiteiro, mas tenho a certeza que se houvesse uma baixa de preço nessa proporcionalidade não seria contactado pelo pedreiro, e com toda a certeza não iria baixar o orçamento.
    Neste caso está a pedir um aumento de 20% para todos os materiais e mão de obra, lamentável!

Leis do mercado, estão todos cheios de obras para 2 anos.
  6.  # 26

Colocado por: marteloescoproÓ Picareta acha que se houvesse um contrato o Cliente estava aqui no forum da casa a expor o caso?

Se não existe contrato, ou aceita ou procura outro. Nesse caso quem tem que estar mais atento na próxima é o dono de obra.
  7.  # 27

Colocado por: Picareta
    Se existir um contrato assinado, o construtor só tem que o cumprir, e caso não esteja previsto revisão de preços, azar o dele, para a próxima tem que estar mais atento.
    Concordam com este comentário:jfsmoreira

Exacto. Eu assinei contrato em Fevereiro, e fiz o pagamento da primeira tranche com a assinatura do contrato. Se o empreiteiro me viesse agora pedir mais dinheiro por o preço dos materiais ter subido, dizia-lhe "tivesse-os encomendado em Fevereiro quando assinámos contrato".

Estava-me a fazer confusão o autor do tópico ter dito no início que "adjudicou" o orçamento. Parece-me que não "adjudicou", escolheu o empreiteiro, concordou com o orçamento, mas não assinou nada.

Até porque qualquer contrato de empreitada tem a lenga lenga dos valores serem finais, e só poderem ser alterados se o DO pedir alterações.
  8.  # 28

Colocado por: Ruivo68O orçamento foi adjudicado em início Fev 2021.

Pelo que o user escreveu a obra já foi entregue pelo orçamento dado.

E agora? O pedreiro pode renunciar? Ou deve haver bom senso de ambas as partes?
  9.  # 29

Colocado por: Pereira_89E agora? O pedreiro pode renunciar? Ou deve haver bom senso de ambas as partes?

éh pá depende do contrato, nem sequer sabemos se existe contrato.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  10.  # 30

Colocado por: zedasilvaOs serviços do técnico de HST tb aumentaram

Por alguma razão concreta?
  11.  # 31

Gasóleo está caro
    Concordam com este comentário: JotaP
  12.  # 32

Colocado por: JotaPPor alguma razão concreta?

Porque se viram que podem ganhar €€€ não vão só ganhar €
  13.  # 33

O meu veio com uma história que o IMPIC lhe tinha dito que podia alterar o valor do material e mão de obra contratada.
    Disse que está na lei...mas eu não encontro nada.
    Eu só lhe disse... Experimente e depois falamos. Mas ele disse que sim, que pode ...enfim

Pelos vistos ainda na 5a feira passada saiu uma lei onde referem que o valor da proposta pode alterar dentro do prazo de apresentação da proposta, mas não refere nada nos contratos adjudicados.
  14.  # 34

Colocado por: JotaPPor alguma razão concreta?

Porque os serviços de HST destes empreiteiros são assegurados por empresas externas. Essas empresas recorrem a técnicos em regime de recibo verde, ou seja conforme necessitam vão ao mercado buscar alguém que a troco de 800€ visita uma catrefada de empresas por mês.
    Com o crescimento do mercado da construção, esses técnicos têm mais oportunidades e já é difícil arranjar quem se sujeite só aos 800€, logo o custo que as empresas vão cobrar ao empreiteiro tem que refletir isso.
  15.  # 35

Colocado por: jfsmoreiraO meu veio com uma história que o IMPIC lhe tinha dito que podia alterar o valor do material e mão de obra contratada.

Em todas as obras públicas isso é verdade, nas privadas só onde estiver previsto contratualmente fazer revisão de preços de acordo com os índices publicados em Diário da República.

0.0212 seg. NEW