Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Uma dúvida importante ainda no campo das portas. Num desenho de uma habitação à escala 1:100 a cota de uma porta é a dimensão da folha ou do vão de alvenaria?
    Obrigado
  2.  # 2

    Está a desenhar plantas de limpos ou de toscos??
  3.  # 3

    A situação é a seguinte: Está ser construída uma moradia em que apenas existem desenhos de licenciamento à escala 1:100 para a execução da obra. As portas foram aplicadas em obra tendo como base as cotas da escala 1:100, o que fez com que fossem considerados os caixilhos (alumínio exterior) e as aduelas e aros (portas interiores) a contar para o total da porta e não o valor apenas da folha. O autor de projeto diz que está correto, o que obrigou por exemplo a porta de uma arrecadação exterior ou de uma saida lateral da moradia a ficarem com 67 cm. Estavam cotadas com 80 cm na planta à escala 1.100.
  4.  # 4

    E nos alçados que medida tinha a folha? Uma vista de 60mm é normal.

    Se queria 80cm livres de passagem tinha de avisar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Uma construção em que apenas existe a escala 1:100 para construir, as cotas dos vãos têm que ser cotadas no limpo, portanto da folha, sendo já esse o espaço livre depois de descontados os aros e caixilhos de acesso entre compartimentos. De outra forma quem adquire uma casa, nunca vai saber qual a dimensão real do vão.
  6.  # 6

    Desenhos de licenciamento não são para ser usados em obra, claro que agora cada interveniente interpreta e argumenta como quer e nenhum está errado.
  7.  # 7

    Correto?
  8.  # 8

    mesmo em desenho de licenciamento a 1/100, "ninguém" desenha uma porta exterior com 80 cm
    de qualquer forma em licenciamento á esc. 1/100 o buraco do vão é o considerado limpo, é claro que depois terá ainda o perfil da caixilharia ou o aro batente se for porta, portanto isso deve ser acautelado quando de faz determinado vão com a largura x.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Pois, mas quem compra uma casa que está a ser construída apenas com plantas a 1:100, vai ler obviamente, que para passar de um compartimento para outro tem uma abertura livre apresentada na medida da cota respetiva e não outra.
  10.  # 10

    LCaracas

    então qual a duvida?
    precisamente é isso que diz, dai que a 1/100 deve ser considerado o limpo, ou melhor a largura da folha
  11.  # 11

    Pois. Mas em obra não foi isso que aconteceu, pois estão colocadas todas as portas exteriores, não com essa leitura, mas considerando que a medida do vão também inclui tudo além da folha, o que obviamente é inacreditável. Além das portas exteriores o projetista afirma que as cotas das porta interiores de madeira incluem tudo o que é aro, aduelas etc. e por isso o limpo vai ficar muito inferior, o que acho inacreditável.
  12.  # 12

    Isso não a nível interior.. uma porta de 80cm precisa de um vão em obra de 87cm
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, LCaracas
  13.  # 13

    Colocado por: nortenho66Desenhos de licenciamento não são para ser usados em obra, claro que agora cada interveniente interpreta e argumenta como quer e nenhum está errado.


    os desenhos de licenciamento são o produto acabado, logo as medidas dos vãos serão já o limpo.
  14.  # 14

    Mas o limpo em caixilharia não é descontando perfis, podia ter escolhido outra série por exemplo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    Claro que o limpo à escala 1:100 e como desenhos de licenciamento terá que ser o produto acabado. Eu não compro uma moradia em alvenaria, mas sim acabada. Logo o vão útil de passagem tem que ser o que está cotado à 1:100, com as limitações da escala envolvida, deixando os descontos para as aduelas, aros ou perfis. Por absurdo, se eu tiver uma porta cotada à escala 1:100 com 0,60m, pelo raciocínio aplicado na moradia em questão, em que inclui os aros ou perfis no caso de uma porta de alumínio, ficaria com uma folha de 0,47.
  16.  # 16

    LCaracas... as cotagens dos desenhos 1:100, são entre ombreiras, no limpo.

    Normalmente, em desenhos de licenciamento não se cota as portas interiores. Habitualmente as portas interiores, se medir com a regua, aparecem com a medida da "folha". actualmente o comum é ter portas de folha de 80cm.

    É isso que tentaram explicar. Não vale a pena estar com outro tipo de ideias, ou de interpretações.

    Se quer uma porta exterior com folha de 90cm, o vão no limpo (entre ombreiras) terá de ter 100cm... agora com a historia dos ETICS, a coisa já não é assim tão linear, pois os caixilhos deverão ser montados antes da forra de ombreira, pelo que os perfis de aduela ficarão parcialmente embutidos na ombreira exterior. pelo que 95cm, poderá chergar...

    Etc. e etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LCaracas
  17.  # 17

    Pedro Barradas. É isso mesmo, quanto às medidas/cotas a 1:100 a folha tem que ser no limpo. Tanto para portas interiores como para portas exteriores. Não havendo projeto de execução, nem qualquer detalhe a escala adequada e apenas desenhos de licenciamento, é essa a expectativa que vai ter e com que vai contar o futuro comprador. Não havendo nada a contrariar só pode ser essa a leitura.
  18.  # 18

    Colocado por: LCaracass cotas dos vãos têm que ser cotadas no limpo, portanto da folha, sendo já esse o espaço livre depois de descontados os aros e caixilhos de acesso entre compartimentos.

    Não... nunca foi assim.
  19.  # 19

    Colocado por: LCaracas. Não havendo nada a contrariar só pode ser essa a leitura.

    Isso é o que você pensa...

    Você não entendeu nada do que aqui foi escrito.
  20.  # 20

    Pedro Barradas. Então? Não entendi? A sua afirmação "Normalmente, em desenhos de licenciamento não se cota as portas interiores. Habitualmente as portas interiores, se medir com a regua, aparecem com a medida da "folha". actualmente o comum é ter portas de folha de 80cm." é condizente com a minha leitura. O que está em causa aqui é a medida do vão em planta corresponder à folha que vai ficar.
    Em obra tem que se dar o respetivo desconto para aduelas e aros.
 
0.0174 seg. NEW