Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Alguém me sabe dizer que percentagem do empréstimo é possível receber dos bancos antes da licença de habitação?

Exemplo. Uma casa de 250mil

Faço estrutura que custa 100 mil.
    Faço empréstimo de 100mil

Sabem se é possível receber logo os 100 mil do empréstimo tendo a estrutura já concluída?

Ou seja, receber o crédito na totalidade ou quase ainda antes da casa estar concluída.

A ideia seria fazer uma avaliação e como o valor em "obra"já ser superior ao empréstimo,
    Receber a totalidade.

Obrigado desde já pela ajuda
  2.  # 2

Não, o crédito de obras é libertado por tranches em função do orçamento e do andamento da obra. Nunca pagam mais que aquilo que está construído.

Inclusive os últimos 10% costuma ser na licença de utilização
    Concordam com este comentário: cponte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmscosta
  3.  # 3

Colocado por: RicardoPortoNunca pagam mais que aquilo que está construído.

Mas não foi isso que perguntei.
    Se ler a minha pergunta é precisamente o oposto disso. Ou seja, tenho valor em obra superior ao empréstimo pretendido, o banco liberta os tais 90% ficando os 10% aquando da obtenção da licença?

Obrigado
  4.  # 4

Se conseguir enganar o banco, sim eh possivel.
  5.  # 5

A CGD reserva sempre 5% até á licença de habitação mesmo que o valor emprestado seja inferior ao já em obra. Nestes casos, uma hipótese, é pedir um empréstimo superior, mas no final não solicitar o libertar de todo o valor.
    Concordam com este comentário: luisDS
  6.  # 6

nmscosta, se tiver taxa de esforço, o que tem a fazer é aprovar não 100k, mas sim 130k ou 140k. Custa-lhe exactamente o mesmo. Assim, facilmente consegue os 100k do banco que precisa sem ter que apresentar a licença. Quando a for apresentar diz que não precisa de mais dinheiro!
    Concordam com este comentário: mica, cponte
  7.  # 7

Obrigado desde ja pelas respostas.

'E entao por exemplo possivel que o banco liberte 90% do valor logo que em obra esteja valor superior a isso.
    Ou seja se a estrutura e terreno valerem acima dos 100k o banco liberta imediatamente os 90% do 100k, correcto?
  8.  # 8

Não, a estrutura são 30% da obra normalmente, teria que ter avaliação de 300k-avaliação terreno se o empréstimo envolver também a compra do mesmo
  9.  # 9

Colocado por: nmscostaObrigado desde ja pelas respostas.

'E entao por exemplo possivel que o banco liberte 90% do valor logo que em obra esteja valor superior a isso.
    Ou seja se a estrutura e terreno valerem acima dos 100k o banco liberta imediatamente os 90% do 100k, correcto?

Não, o banco não lhe vai emprestar para uma coisa que já é sua. Se o banco empresta para construção, vai emprestando consoante a % de construção feita. Se pedir 100k e fizer a estrutura da casa, vai lá o avaliador e se ele disser que, por exemplo, está concluído 20% do total da obra, só lhe vão dar uma parcela de 20k.
  10.  # 10

E se o banco tiver libertado uma tranche de 10% para começar as obras. Libertam na mesma os 20k ou 10k?
  11.  # 11

Colocado por: ForcePTE se o banco tiver libertado uma tranche de 10% para começar as obras. Libertam na mesma os 20k ou 10k?

Liberta 10K, porque já tinha libertado 10K de adiantamento. Digamos que acerta o valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ForcePT
  12.  # 12

Pelo que me estao a dizer o dinheiro e' libertado em funcao da percentagem de conclusao da obra com base na avaliacao feita pelo banco ou pelo orcamento apresentado aquando do pedido de emprestimo?

ou seja e' tudo independente quer do montante pedido quer do valor ja "gasto" em obra? o que conta e' a percetagem de conclusao.

grosso modo alguem que va pedir 100k para uma obra de 1Milhao, nem que ja la esteja investido 800k nunca 'e libertado mais do que x% da obra concluida.

Sendo assim e' indiferente pedir o emprestimo mais cedo ou mais tarde. nestes casos vamos andar sempre com o nosso capital na frente.
  13.  # 13

Colocado por: nmscostaPelo que me estao a dizer o dinheiro e' libertado em funcao da percentagem de conclusao da obra com base na avaliacao feita pelo banco ou pelo orcamento apresentado aquando do pedido de emprestimo?

ou seja e' tudo independente quer do montante pedido quer do valor ja "gasto" em obra? o que conta e' a percetagem de conclusao.

grosso modo alguem que va pedir 100k para uma obra de 1Milhao, nem que ja la esteja investido 800k nunca 'e libertado mais do que x% da obra concluida.

Sendo assim e' indiferente pedir o emprestimo mais cedo ou mais tarde. nestes casos vamos andar sempre com o nosso capital na frente.

Depende, quem sabe gerir estes temas por norma necessitando de capital, alavanca o orçamento o suficiente para que a obra chegue ao fim muitas vezes não utilizando o valor todo solicitados.

Agora convém ver o Valor de mercado do imóvel à saída, retirar o valor de terreno projetos e taxas e tentar encaixar ai o orçamento que também não dá para esticar a manta toda.
  14.  # 14

Colocado por: MS_11Depende, quem sabe gerir estes temas por norma necessitando de capital, alavanca o orçamento o suficiente para que a obra chegue ao fim muitas vezes não utilizando o valor todo solicitados.

'E isto que estou a "tentar" fazer mas tinha duvidas na forma como o capital e' disponibilizado pelo banco.
  15.  # 15

Colocado por: nmscosta

'E isto que estou a "tentar" fazer mas tinha duvidas na forma como o capital e' disponibilizado pelo banco.

Por norma dão até 10% no incio, na primeira tranche com obra feita acertam esse valor (tendo a obra a 30% só receberá 20%) e depois irá recebendo em conformidade, depois no final os bancos retêm entre 10% e 5% aguardando a emissão da LU.

Há bancos que emprestam até 100% do valor de orçamento desde que não seja superior a 80 ou 85% do valor final do bem.

Grosso modo é isto, depois há ligeiras diferenças entre bancos.

Do que tenho tido conhecimento quem está neste momento mais competitivo e capaz nos Créditos à construção são o Santander e a Caixa de Crédito Agricula.

0.0191 seg. NEW