Iniciar sessão ou registar-se
    • Vfmr
    • 26 agosto 2021

     # 1

    Boa tarde a todos

    Após detalhada pesquisa pelo fórum e afins ainda não consegui encontrar tópico/situação semelhante ao meu portanto procurarei ser o mais sucinto possível para expor o meu caso por partes e saber a vossa opinião.

    No decorrer deste ano surgiu-me a oportunidade de adquirir dois imóveis, sendo que um deles seria para arrendamento (pelo menos numa primeira fase) e o outro para habitação própria permanente (que ainda está em construção e estará pronto no próximo ano).

    Após simulações em 2 bancos, fui "seduzido" por um destes com uma boa proposta. Este banco propôs-me financiamento a 80% para habitação secundária (35 anos) e até aqui tudo bem. No entanto após análise do crédito à ultima da hora foi-me sugerido pelo gestor primeiro adquirir como habitação própria permanente por recomendação da analista financeira e igualmente ter facilidade de aprovação das condições por ele apresentada na simulação, ao qual eu questionei se poderia na mesma arrendar a casa e este me responde que só não era obrigado a informar o banco numa primeira fase, só mais tarde após pedir novo crédito apenas se alterava a finalidade do primeiro. Vim no entanto a descobrir que constava numa cláusula do contrato de empréstimo que o imóvel só poderia ser arrendado com a autorização do banco. Após pesquisa foi-me dito que teria de informar as finanças que a habitação seria afinal secundária e pagar o IMT ao qual fiquei isento na compra do imóvel para que pudesse registar o contrato de arrendamento nas finanças. Paguei o IMT nas finanças explicando a situação e eles próprios informalmente me indicaram que uma coisa é a relação que eu tenho com o banco e outro é com as finanças e que com eles estava resolvido. Isto depois de eles me enviarem a guia para pagamento do IMT e eu ter enviado o contrato das condições do empréstimo.

    Quando lhe referi novamente acerca da próxima habitação, este gestor informa-me que não fazem financiamentos a 90% para créditos habitação, ou seja, uma grande "treta" pois no próprio site da instituição afirma que sim. Pelo que tive oportunidade de ler os bancos em regra geral não fazem um financiamento maior no segundo crédito, ou seja se obtive 80% na primeira compra, dificilmente poderei ser financiado a 90% na segunda o que seria um transtorno.

    Com isto tudo senti-me de certa forma enganado pois ainda me causou transtorno ter que agilizar todo este processo, por isso logo a seguir pedi ao gestor para me trocar a finalidade do crédito para crédito habitação secundária, ao qual me sugeriram alterar para arrendamento. Mais tarde informam-me que para crédito arrendamento o prazo máximo seria de 20 anos, o que me vai causar um lógico aumento na prestação. De certa forma consigo suportar este aumento e ainda suportar todas as despesas associadas (IMI, seguros, IRS, etc) no entanto sem qualquer margem de lucro. Esta é uma situação ainda pendente que terei de decidir, mas que numa primeira fase agrada-me pois livro-me de qualquer constrangimento com o banco e pago o empréstimo mais cedo.

    Seria também importante referir que o imóvel foi adquirido por €90 000 e foi avaliado em €120 000. Tenho em divida com o banco à volta dos €70 000.

    As minha questões são:

    - já alguém aqui pediu autorização ao banco para arrendar o imóvel e quais os custos associados? Tiveram que trocar de habitação secundária para crédito arrendamento?

    - Acham que trocando para crédito arrendamento estarei "livre" de pedir financiamento a outro banco?

    - Poderei obter financiamento a 90% facilmente noutra instituição?

    - Porquê este drama com o banco que me criaram? Seria para garantir que eu fizesse dois créditos financiados a 80%?

    Assumo em parte a minha culpa por no final fui eu que decidi avançar com este esquema, no entanto procuro um feedback por alguém que passou por situação semelhante ou até que tenha conhecimento.

    Peço desculpa pelo texto extenso.

    Obrigado

    Cumprimentos
 
0.0082 seg. NEW