Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: AMVPInsiste na questão dos jovens, o problema não está só nos jovens.
    Eu sei bem que não, mas sendo a classe mais afectada e a que representa o futuro do país, foi nessa que escolhi centrar a minha argumentação.
  2.  # 2

Colocado por: HAL_9000Eu sei bem que não, mas sendo a classe mais afectada e a que representa o futuro do país, foi nessa que escolhi centrar a minha argumentação.

Mas não adianta muito.

Antes demais há poucos jovens portugueses e cada vez há menos porque a natalidade está entre as mais baixas do mundo, e os matrimónios também, algo que costuma ter alguma relação com a natalidade.

Depois, os poucos jovens que nascem acabam por se mudar, em grande numero, para o estrangeiro. Actualmente reino unido, Suiça, e países escandinavos são os destinos mais concorridos dos poucos portugueses que nasceram nos anos 90.
  3.  # 3

Colocado por: Sandra_ccAntes demais há poucos jovens portugueses e cada vez há menos porque a natalidade está entre as mais baixas do mundo, e os matrimónios também.
    há poucos porque teem poucos filhos e fogem de cá. Teem poucos filhos e fogem de cá porque ganham mal e parcamente e nem casa conseguem pagar.

Colocado por: Sandra_ccDepois os poucos jovens que nascem acabam por se mudar em grande numero para o estrangeiro. Actualmente reino unido, Suiça, e países escandinavos são os destinos mais concorridos dos poucos portugueses que nasceram nos anos 90.
    o meu ponto é precisamente esse. Inverter a situação que os leva a emigrar.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  4.  # 4

Tenho um conhecido foi para a Suíça solteiro para uma fábrica de relógios em um ano já tinha casa casado já com um filho e hoje a mulher já está grávida do 2
  5.  # 5

Colocado por: Reduto25Tenho um conhecido foi para a Suíça solteiro para uma fábrica de relógios em um ano já tinha casa casado já com um filho e hoje a mulher já está grávida do 2

Agora vou adivinhar...

Não quer voltar!
  6.  # 6

Colocado por: Sandra_cc

Mas não adianta muito.

Antes demais há poucos jovens portugueses e cada vez há menos porque a natalidade está entre as mais baixas do mundo, e os matrimónios também, algo que costuma ter alguma relação com a natalidade.

Depois, os poucos jovens que nascem acabam por se mudar, em grande numero, para o estrangeiro. Actualmente reino unido, Suiça, e países escandinavos são os destinos mais concorridos dos poucos portugueses que nasceram nos anos 90.

Esqueci-me de mencionar também a Irlanda, que recebeu muitos portugueses nos últimos 20anos.
  7.  # 7

Colocado por: HAL_9000há poucos porque teem poucos filhos e fogem de cá. Teem poucos filhos e fogem de cá porque ganham mal e parcamente e nem casa conseguem pagar.

o meu ponto é precisamente esse. Inverter a situação que os leva a emigrar.
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Inverter a situação...

Trabalhar, produzir, acrescentar valor, disciplinar finanças, reduzir despesa...

Todos gostam de dizer, mas quando lhes toca pela frente perder direitos e apoios do estado ninguém quer.
  8.  # 8

Agora vou adivinhar...

Não quer voltar!

Só volta para ferias
  9.  # 9

Colocado por: Reduto25

Só volta para ferias

Eu tenho vários conhecidos que nem para isso!...

Dizem que já conhecem bem Portugal e querem férias em locais que nunca visitaram e queixam-se que, apesar de ser em conta, já não estão habituados à baixa qualidade de serviços em geral em Portugal.

Querem qualidade, bom atendimento, eficiência, rapidez, asseio, educação, comodidade... Preferem pagar bem mais e ter garantia de tudo isso, que vir a Portugal e sujeitar-se a ter sempre alguma(s) em falta em qualquer lugar.
  10.  # 10

Eu tenho vários conhecidos que nem para isso!...

Dizem que já conhecem bem Portugal e querem férias em locais que nunca visitaram e queixar-se que, apesar de ser em conta, já não estão habituados à baixa qualidade de serviços em geral em Portugal.

Acredito que sim mas ele tem a família cá aproveita passar cá as férias para estar com a familia
  11.  # 11

Colocado por: Reduto25

Acredito que sim mas ele tem a família cá aproveita passar cá as férias para estar com a familia

Sim, é compreensível. Eu tenho duas amigas que vivem e já não têm família próxima em Portugal, só tios e primos. Como foram para fora há 20 anos e no íncio até vinham de férias, agora já não lhes faz sentido.
  12.  # 12

A minha melhor amiga do tempo da faculdade e que foi a minha melhor amiga de sempre, viu-se forçada a emigrar há uns 19 ou 20 anos. Com muita pena minha pois éramos muito próximas e nunca mais fui assim amiga de ninguém.

Há cerca de uns 10/12 anos deixou de vir cá regularmente. Actualmente deve vir talvez de 3 em 3. A última vez que estive com ela cá, foi durante a 'pausa' do COVID e ela diz-me:
    -"eu até gosto do peixinho grelhado e do pastelinho e tudo, mas depois chateia-me isto do empregado se enganar com os pedidos e de ter que estar a chamar os funcionários para me virem atender numa esplanada, ou estar em casa e pedir para me virem arranjar a fechadura e o serralheiro não aparecer e depois vem noutro dia e diz que precisa vir outra vez porque tem de arranjar o material e depois o material não dá e a seguir fica mal instalado e eu tenho de voltar a ligar e voltar a marcar...
    Já não tenho pachorra, nem tempo, e acho que nem jeito para isso! Perdi o hábito dessas coisas."
    • AMVP
    • 21 julho 2023

# 13

Colocado por: HAL_9000Eu sei bem que não, mas sendo a classe mais afectada e a que representa o futuro do país, foi nessa que escolhi centrar a minha argumentação.

Ainda ontem dizia uma coisa a um colega de que ninguém fala.
    Vou dar o meu exemplo, que no fundo é com os nossos "olhos" que todos vemos o mundo. Então, eu pertenço a designada classe média, pelo menos se considerarmos os parâmetros da AT e de acordo com esses o meio onde trabalho até pertence à média alta, não quer dizer exatamente eu. Todos em meu redor têm licenciaturas, mestrados e mais recentemente até vários com doutoramento. Todos os que temos filhos até aos 25-26 anos educamos os nossos filhos para emigrarem. E porquê? Pq deixamos de acreditar no futuro no país. Agora, repare alguém fala de nós? Não somos reformados, não somos jovens e não somos subsidio dependentes nem recebemos o SMN ou temos falta de qualificações. No entanto, somos nós que educamos os nossos filhos, que os tentamos preparar para uma vida melhor em que entendemos que passa, exclusivamente, por emigrarem ou por viverem cá mas para empresas estrangeiras, mais concretamente sediadas lá e a descontar para lá. No futuro não sei o que terá mais impacto, se a conversa de políticos ou os pais que sempre estiveram com eles, aliás sei todos os que vão acabando os estudos ou estão fora ou trabalham para empresas fora. Ninguém nos ouve mas fazemos o nosso caminho, é o que é.
    • AMVP
    • 21 julho 2023

# 14

Depois da confiança perdida às vezes é difícil inverter a coisa.
  13.  # 15

Colocado por: AMVP
    Ainda ontem dizia uma coisa a um colega de que ninguém fala.
    Vou dar o meu exemplo, que no fundo é com os nossos "olhos" que todos vemos o mundo. Então, eu pertenço a designada classe média, pelo menos se considerarmos os parâmetros da AT e de acordo com esses o meio onde trabalho até pertence à média alta, não quer dizer exatamente eu. Todos em meu redor têm licenciaturas, mestrados e mais recentemente até vários com doutoramento. Todos os que temos filhos até aos 25-26 anos educamos os nossos filhos para emigrarem. E porquê? Pq deixamos de acreditar no futuro no país. Agora, repare alguém fala de nós? Não somos reformados, não somos jovens e não somos subsidio dependentes nem recebemos o SMN ou temos falta de qualificações. No entanto, somos nós que educamos os nossos filhos, que os tentamos preparar para uma vida melhor em que entendemos que passa, exclusivamente, por emigrarem ou por viverem cá mas para empresas estrangeiras, mais concretamente sediadas lá e a descontar para lá. No futuro não sei o que terá mais impacto, se a conversa de políticos ou os pais que sempre estiveram com eles, aliás sei todos os que vão acabando os estudos ou estão fora ou trabalham para empresas fora. Ninguém nos ouve mas fazemos o nosso caminho, é o que é.

Muita gente nos 40/50s está tramada.

Os jovens já sabem que não vão ter reformas, mas quem tem 50 se calhar está à espera e não teve o cuidado de poupar para a reforma.

Vão ter reforma nos primeiros anos, mas no longo prazo, não sei.
    • AMVP
    • 21 julho 2023

# 16

Colocado por: ferreiraj125Os jovens já sabem que não vão ter reformas, mas quem tem 50 se calhar está à espera e não teve o cuidado de poupar para a reforma.

Não, sabemos que não teremos. O problema é que repare há mais de uma década que andamos a pagar crise atrás de crise e ainda tivemos de pagar a educação dos nosso filhos, inclui creches, prolongamentos, livros, atls, escolas de línguas, etc, etc. Só pagamos!
    • AMVP
    • 21 julho 2023

# 17

Colocado por: ferreiraj125Muita gente nos 40/50s está tramada.

Mas sim, tem razão, estamos tramados. Mas alguém fala ou alguma vez falou de nós?
    Já interiorizamos a coisa e foi andar para a frente, o futuro... bom esse não pensamos até pq tínhamos um presente para pensar, já tínhamos as casas para pagar e os filhos para sustentar.
    • AMVP
    • 21 julho 2023

# 18

Até sabemos que descontamos para os reformados que agora têm boas reformas, sim porque os há, e no futuro vão-nos tabelar a reformar. Como disse, somos pessoas com um nível de formação elevado, por regra em boas faculdades e não somos desprovidos de inteligência.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • AMVP
    • 21 julho 2023

# 19

Mas o mais relevante, na perspetiva do pais, é que tem aqueles portugueses que saíram zangados com o país, aqueles que cá estão mas desistiram do dito e que transmitem isso aos filhos e depois tem os dos esquemas (incluo aqui quem vive de cunhas e afins), os estrangeiros que não pagam impostos, os reformados que não pagam impostos (os que trabalharam no estrangeiro, portugueses ou não), os que tendo trabalhado no estrangeiro vêm quando estão doentes ou quando vão para lares (porque onde trabalharam não têm dinheiro para estes serviços) e claro os que trabalham e são mal remunerados, para alimentar os pontos que referi. Claro que há portugueses "normais" que vão ficando, talvez quem estude direito, letras, sociologia, etc, devem perceber porquê.

É o país que vejo!
  14.  # 20

Têm razão, é escandaloso estarem a pagar reformas milionárias aos reformados - média 400€.
    São estes que depois enchem os hotéis e estancias de Ski na Suíça.
    https://observador.pt/factchecks/fact-check-reformados-portugueses-recebem-em-media-400-euros-e-sao-os-mais-pobres-da-europa/

0.0248 seg. NEW