Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quero comprar um sistema de vmc duplo fluxo para a minha casa. A casa tem 240m3, alguem sabe me dizer como se faz as contas para saber qual é o fluxo de ar necessário por hora (m3/h) para a minha situação?
  2.  # 2

    Está no CE da habilitação
  3.  # 3

    Colocado por: callinasEstá no CE da habilitação


    Já não está válida. Temos nova legislação em vigor desde 1 de julho de 2021.

    Aumentou o número de renovações de ar por hora.
  4.  # 4

    Colocado por: ricardo.rodriguesAumentou o número de renovações de ar por hora.


    Agora é de quantas?

    É retroativa a pré-CE já emitidos?
  5.  # 5

    Se bem interpretei, a taxa de renovação do ar na habitação foi aumentada de 0,4 para 0,5 por hora.

    Portanto 0,5x240 = 120m3/h.

    Mas agora, para escolher equipamento é preciso somar perdas de carga em função do traçado e mais uns pós, porque vai querer uma máquina que garanta as renovações necessárias sem estar em velocidade máxima o tempo todo.
  6.  # 6

    Agora a pergunta que se impõe: a casa tem mesmo só 240m3 (volume)?

    É um apartamento com menos de 100m2 de área?
  7.  # 7

    Colocado por: RUIOLI
    É retroativa a pré-CE já emitidos?


    Os processos que tenham dado entrada na Câmara antes de 1 de julho não têm que cumprir com as novas exigências.

    Mas duvido que a classificação da térmica, quando se fizer a emissão do certificado energético não passe a aplicar as novas contas... é um bocado como as classificações da etiqueta energética dos eletrodomésticos. De quando em vez passam a ser mais exigentes.
  8.  # 8

    Colocado por: ricardo.rodriguesPortanto 0,5x240 = 120m3/h.


    Havia ai um user que dizia que a máquina devia trabalhar no máximo a 70%

    Logo 120 / 0,7 = 171,5 m3/h.

    Para estes caudais tem uma máquina porreira
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Ventilacao/Ventilacao-mecanica-controlada/WPR_REF_19805912?gclid=Cj0KCQjwg7KJBhDyARIsAHrAXaGmD5TH7PMn1wQIRz-YkD8qhhBQxLBZ1apVszrrqcA2CqMPOGqSJRIaAp65EALw_wcB
 
0.0124 seg. NEW