Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um monte no alentejo e numa zona de 3000m2 mais ou menos estou a pensar em ter vinha. É apenas para producao caseira e nao para venda ou lucro, tambem é por uma razao estetica para que fique mais enquadrado no resto da regiao.

    Tenho estado a ler sobre vinha, sistemas de rega, quais as castas etc e gostava de ouvir as experiencias daqueles que percebem disto. Eu tenho sorte que tenho uma pessoa que me pode ajudar com o inicio e alguma manutencao mas gostava de aprender com o pessoal do forum tambem.

    Obrigado
  2.  # 2

    Se gosta muito e das duas uma:
    -Tem tempo de sobra para tratar dela
    -Tem alguém que o faça ou possa fazer a pagar

    Então força.
    Tem trabalho para todo o ano, bastante dinheiro para gastar.

    Mas é fixe.
  3.  # 3

    coloque alguns pés para dar uva de mesa. dá para se entreter e cumpre o objetivo de enquadrar o terreno com o resto da paisagem.

    assim pode continuar a se deliciar a ver as garrafeiras dos super-mercados e a beber diversos tipos de vinhos.
  4.  # 4

    Colocado por: barbeiroSe gosta muito e das duas uma:
    -Tem tempo de sobra para tratar dela
    -Tem alguém que o faça ou possa fazer a pagar

    Então força.
    Tem trabalho para todo o ano, bastante dinheiro para gastar.

    Mas é fixe.


    Obrigado, essa parte do dinheiro para gastar, já me disseram que nao é barato, mas nao consigo encontrar valores médios. Tem alguma ideia do que se gasta em média?

    Tambem nao sei ainda quantos pés irei poder plantar nesse terreno de 3000m2
  5.  # 5

    Tem que pesquisar noutros lugares
    http://www.infovini.com/classic/pagina.php?codPagina=7
    Ou ivv vai encontrar diagramas de plantação, o espaço entre cada pé é de 1m normalmente e entre filas 2m pelo menos. Mas vai encontrar esquemas e atenção à colocação das filas de acordo com a orientação solar.

    Lavrar o terreno bem fundo, dps fresar para as raízes crescerem facilmente.

    Tem de decidir se vai plantar bacelos ou a videira já enxertada, no 1 caso dá muito mais trabalho, mas a planta é muito mais forte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 6

    O investimento inicial é caro, depois nao é assim tao caro de manter.

    Tractor+acessórios, maquina sulfatar, espremedor, desengaçador (opcional), cubas inox/pipas, deposito para iniciar a fermentaçao do mosto (à antiga se quiser) etc etc

    Algo como 5 carreiras de 50 metros deve ter uma produção de 150L, o que chega e sobra para uma casa, e ainda pode dar aos amigos.

    Quanto às castas, depende se gosta mais de tinto, ou branco, ou uma mistura de ambos como ainda é feito de forma "rafeira" pelos pequenos produtos por ai fora.

    Existem livros "bons" mas infelizmente ainda nao encontrei nada digno em português.

    Recomendo este livro:
    http://www.richardmayson.com/books-and-publications/wines-portugal

    Praticamente 1000 anos de historia do vinho em Portugal, estratégias políticas de exportação/comercio, regiões e as suas castas etc.

    Este livro nao ensina a fazer vinho no verdadeiro sentido, nao é esse o objetivo, mas acho que é uma excelente aula teórica para quem gosta de "historia" e ou quer saber como tudo começou e evoluiu. Uma passagem quase obrigatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 7

    Colocado por: NostradamusO investimento inicial é caro, depois nao é assim tao caro de manter.

    Tractor+acessórios, maquina sulfatar, espremedor, desengaçador (opcional), cubas inox/pipas, deposito para iniciar a fermentaçao do mosto (à antiga se quiser) etc etc

    Algo como 5 carreiras de 50 metros deve ter uma produção de 150L, o que chega e sobra para uma casa, e ainda pode dar aos amigos.

    Quanto às castas, depende se gosta mais de tinto, ou branco, ou uma mistura de ambos como ainda é feito de forma "rafeira" pelos pequenos produtos por ai fora.

    Existem livros "bons" mas infelizmente ainda nao encontrei nada digno em português.

    Recomendo este livro:
    http://www.richardmayson.com/books-and-publications/wines-portugal

    Praticamente 1000 anos de historia do vinho em Portugal, estratégias políticas de exportação/comercio, regiões e as suas castas etc.

    Este livro nao ensina a fazer vinho no verdadeiro sentido, nao é esse o objetivo, mas acho que é uma excelente aula teórica para quem gosta de "historia" e ou quer saber como tudo começou e evoluiu. Uma passagem quase obrigatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães


    Obrigado, já encomendei. Tambem ouvi uns episodios bons sobre portugal no podcaast "wine for normal people", que falavam sobre as varias castas e problemas associados bem como historia desde do tempo dos reis. É bastante interesante.
 
0.0136 seg. NEW