Iniciar sessão ou registar-se
    • FPBC
    • 30 agosto 2021

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a tratar da compra de um terreno urbano em Sintra que se encontra dentro de um loteamento urbano, mas este terreno em particular não faz parte do loteamento e não tem qualquer documentação habitual nestes casos (planta síntese, etc). O único documento que me facultaram foi uma Certidão do PDM que indica que o lote segue as regras do loteamento, sendo que esta se baseia num PDM entretanto já foi actualizado.

    Parece-me que a única hipótese de garantir que não me queimo no negócio é fazer um PIP à Câmara de Sintra. Certo? Ou haverá outra hipótese?

    Fizemos um pedido de marcação com técnico, mas ainda não foi marcada a reunião. De qualquer forma, esta reunião não se substitui a um PIP, penso eu.

    O facto de ter de ser feita documentação específica para o terreno poderá ter custos muito avultados? Já sei que para os ramais de água, electricidade e esgoto teremos de despender alguns milhares, à partida, embora os terrenos adjacentes tenham todos casa.

    Enfim, estou mesmo muito às escuras. Agradeço a quem me conseguir dar umas luzes.

    Obrigada!
  1.  # 2

    Porque não vão a um gabinete aí da zona analisa isso com um arquiteto?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • FPBC
    • 31 agosto 2021

     # 3

    Colocado por: RicardoPortoPorque não vão a um gabinete aí da zona analisa isso com um arquiteto?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Já fomos, mas gostava de perceber se alguém tem uma experiência semelhante. Mesmo os arquitectos não conseguem dar uma resposta a 100% porque parece ser algo raro.
    Obrigada pela resposta.
  2.  # 4

    Em Odivelas... tenho um caso assim, parecido, suis generis. Nunca me tinha aparecido.
    O lote ficou fora da AUGI, é o único lote fora do Loteamento ( está no meio daquilo = é estranho, é!!!)... Portanto o que me disseram foi que tinha de cumprir com os parâmetros do PDM para aquela zona urbana, justificar as opções de implantação, alinhamentos e volumetria de modo a compatibilizar com o Loteamento ( análise do quarteirão). Tenho a informação por escrito atraves de direito à informação que o Dono de obra pediu à Camara, depois lá consegui também marcar um atendimento telefónico com a ´tecnica que deu parecer... pois achei aquilo estranho.

    Peça um Direito à informação, não precisa de PiP!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FPBC
    • FPBC
    • 31 agosto 2021

     # 5

    Muito obrigada, Pedro! Saber isso já ajuda imenso!
  3.  # 6

    Pode ter sido um proprietário que não aceitou juntar-se aos demais para fazer o loteamento, com todas as despesas inerentes. Ficou estilo "parcela sobrante".

    Colocado por: Pedro BarradasEm Odivelas... tenho um caso assim, parecido, suis generis. Nunca me tinha aparecido.
    O lote ficou fora da AUGI, é o único lote fora do Loteamento ( está no meio daquilo = é estranho, é!!!)... Portanto o que me disseram foi que tinha de cumprir com os parâmetros do PDM para aquela zona urbana, justificar as opções de implantação, alinhamentos e volumetria de modo a compatibilizar com o Loteamento ( análise do quarteirão). Tenho a informação por escrito atraves de direito à informação que o Dono de obra pediu à Camara, depois lá consegui também marcar um atendimento telefónico com a ´tecnica que deu parecer... pois achei aquilo estranho.

    Peça um Direito à informação, não precisa de PiP!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FPBC
    • FPBC
    • 31 agosto 2021

     # 7

    ADROatelier,

    Já agora, que despesas seriam essas? Documentação da Câmara e ligações aos ramais de electricidade, água e esgotos? Ou outros ainda?
  4.  # 8

    Colocado por: ADROatelierPode ter sido um proprietário que não aceitou juntar-se aos demais para fazer o loteamento, com todas as despesas inerentes. Ficou estilo "parcela sobrante".

    Pelo histórico do lote... Não me pareceu. Mas alguma coisa se passou de facto.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  5.  # 9

    Quando se promove um loteamento nos dias correntes, por exemplo, há despesas de urbanização que tem que ser realizadas, como sabemos.
    Quando falamos de AUGI's, estamos perante um contexto algo diferente, pois muitas vezes a urbanização já existe (passeios, estradas, infra-estruturas de água, esgoto, eletricidade, etc.), mas não foi realizada a competente "papelada".

    Para regularizar a situação os vários proprietários formavam uma associação de modo a promover "á posteriori" um loteamento do terreno onde, por vezes, até já tinham sido realizadas construções. Não obstante, continuam a haver despesas a pagar, a que geralmente se chama de "compensações", que podem assumir valores expressivos.
    Convém sempre perguntar na câmara antes de adquirir qualquer terreno/lote.


    Colocado por: FPBCADROatelier,

    Já agora, que despesas seriam essas? Documentação da Câmara e ligações aos ramais de electricidade, água e esgotos? Ou outros ainda?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Ppampulim, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FPBC, Ppampulim
    • FPBC
    • 2 setembro 2021

     # 10

    Neste caso não há construção no terreno, portanto não se trata de AUGI. Pelo que soube nos últimos dias, parece que até já tem ramais de água, eletricidade e esgotos. Simplesmente não tem documentação, a não ser uma certidão do PDM a dizer que segue as regras do loteamento.
  6.  # 11

    Colocado por: FPBCNeste caso não há construção no terreno, portanto não se trata de AUGI.

    Não precisa ter construção no terreno, para estar numa AUGI.

    Certidão do PDM!?( isso não existe)
    Deve estar a referir-se a uma informação escrita, denominada " Direito à Informação", com a caracterização do lote face os instrumentos de planeamento territorial em vigor para o lote?
    Qual é a data dessa Informação?

    PS: Mas a equipa de arquitectos que estiveram consigo não o elucidaram?
    Concordam com este comentário: dalmonio
  7.  # 12

    Pode não ter construções e ser AUGI.
    Veja bem junto da câmara e dos projetistas.


    Colocado por: FPBCNeste caso não há construção no terreno, portanto não se trata de AUGI. Pelo que soube nos últimos dias, parece que até já tem ramais de água, eletricidade e esgotos. Simplesmente não tem documentação, a não ser uma certidão do PDM a dizer que segue as regras do loteamento.
    Concordam com este comentário: jdelgados
  8.  # 13

    Colocado por: ADROatelierQuando se promove um loteamento nos dias correntes, por exemplo, há despesas de urbanização que tem que ser realizadas, como sabemos.
    Quando falamos de AUGI's, estamos perante um contexto algo diferente, pois muitas vezes a urbanização já existe (passeios, estradas, infra-estruturas de água, esgoto, eletricidade, etc.), mas não foi realizada a competente "papelada".

    Para regularizar a situação os vários proprietários formavam uma associação de modo a promover "á posteriori" um loteamento do terreno onde, por vezes, até já tinham sido realizadas construções. Não obstante, continuam a haver despesas a pagar, a que geralmente se chama de "compensações", que podem assumir valores expressivos.
    Convém sempre perguntar na câmara antes de adquirir qualquer terreno/lote.


    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Ppampulim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FPBC,Ppampulim



    Já agora aproveitando o tema, não sei se me sabem esclarecer do seguinte. Quando se trata de um terreno inserido num loteamento aUGi as infra estruturas têm que estar no muro técnico? Água, luz, gás, telecomunicações? É que tenho um contrato para um terreno assim e descobri agora que a única coisa que tem é eletricidade no muro técnico… ou seja é normal? Sou eu futura proprietária quem tem que pedir a puxada das caixas na rua?!
  9.  # 14

    Quem é que quer que pague por si ??
  10.  # 15

    Colocado por: PpampulimSou eu futura proprietária quem tem que pedir a puxada das caixas na rua?!

    Sim. Quando tiver a licença de construção emitida.
  11.  # 16

    Não recebo notificações e não me apercebi da resposta. Agradeço. Ou seja se tiver que abrir o alcatrão vários metros tenho que ser eu a providenciar tudo isso correto?
    Apenas depois da emissão da licença?
  12.  # 17

    Você não abre nada, paga a empresas credenciadas para fazer o trabalho.

    Têm que ter licença construção 1o
  13.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoVocê não abre nada, paga a empresas credenciadas para fazer o trabalho.

    Têm que ter licença construção 1o


    Colocado por: RicardoPortoVocê não abre nada, paga a empresas credenciadas para fazer o trabalho.

    Têm que ter licença construção 1o



    Não me estaria a imaginar em abrir eu as ruas………..

    Mas obrigada pela informação.
 
0.0217 seg. NEW