Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A poucas horas de me dirigir ao banco para adquirir a pronto um TS200l ponho-me a ler as perguntas frequentes da página governamental do programa e eis quando deparo com isto:

    Estão previstos benefícios fiscais no IRS?
    Sim, estão previstos benefícios fiscais no IRS 2009. São dedutíveis à colecta, desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria B, 30% das importâncias dispendidas com a aquisição de equipamentos solares novos, com o limite máximo de 796€. Esta informação não dispensa a consulta do código do IRS. Este benefício é cumulativo com outros benefícios que o cliente tenha (ex. crédito habitação).
    A factura só será emitida e enviada para o cliente após a instalação do sistema solar térmico.
    Para facturas emitidas em 2010 não é possível garantir benefícios fiscais no IRS 2010.



    Ou seja, quem como eu comprar agora, já não vai conseguir instalação até ao fim do ano e só vai receber uma factura com data de 2010 (apesar de pagar a pronto ainda em 2009).

    Com uma factura com data de 2010, só lá para Abril de 2011 é que a posso submeter ao IRS referente a 2010, não havendo para já garantias de que, nesse ano, a compra do Painel Solar ainda possa ser deduzida! Resumindo: quem tem instalações agendadas só para o ano pode ficar a "arder" em 30% em relação aos que conseguiram que a sua instalação fosse feita até ao fim deste ano!

    Telefonei 2 vezes para a linha de apoio da medida governamental e 2 funcionários foram claros: se comprar agora não há garantias de que possa deduzir os 30% no IRS !!!
    • eu
    • 18 dezembro 2009

     # 2

    Não há garantias porque isso depende do orçamento de estado para 2010, que ainda não está feito.

    Mas descanse, pois a tendência é para aumentar os incentivos deste tipo, pelo que é altamente improvável que seja prejudicado.
  2.  # 3

    fácil. espere pelo orçamento de estado e logo vê se vale a pena comprar ou não
  3.  # 4

    Meu caro, é verdade, mas posso dizer-lhe que já vai tarde na sua compra... mas enfim também não sem as razões que o levam a comprar agora o equipamento...

    A meu ver é preferível a compra do equipamento agora, 1º pq o colector está a preço especial quase 50%!!!

    Em relação a dedução no IRS não é certa! essa é a verdade!

    Agora, não quero estar a agoirar, mas por mais que já tenha ouvido que o programa se iria prolongar, ainda não ouve avisos oficiais, e já estamos mesmo mesmo a acabar o ano...

    A adesão ao programa solar em Portugal esteve muito à quem das expectativas e comparativamente com outros países, nos fomos miseráveis.

    Não sei se se justifica ao governo, e a nos contribuintes ter dinheiro investido parado...
    Ou se muda a forma de abordagem para que os portugueses precebam que não se está a brincar e que o colector solar termico, é um equipamento que é essencial para a poupança dos seus bolsos, assim como para a redução de gases, ou então, muito em breve estaram as organizações a cairem-nos em cima, com multas que não conseguiremos pagar
 
0.0118 seg. NEW