Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Picareta
    Sim, e se não constar no projeto, no futuro tem que entregar projeto de alterações para aprovação, mas como fica já feito, o custo com projetos e licenciamento será pouco.
    Ja tinha pensado nisso, para o caso da coisa descambar... vou aproveitar a dica e submeter o projeto sem garagem.
  2.  # 22

BAM, ja ficou mais pequena
    Concordam com este comentário: DR1982, Sonia7
      done.jpg
  3.  # 23

Colocado por: desofiapedroBAM, ja ficou mais pequena

Agora é só retirar a garagem e esses cantinhos todos dos alçados
  4.  # 24

Até se o escritório for mesmo necessário é tentar meter ali naquele espaço a castanho ao pé da cozinha e da sala. Assim pronto, fica um T4 na mesma.
  5.  # 25

Tirar um becs da suite
      antoha.jpg
  6.  # 26

Para 150K, diria que o ideal seria enfiar tudo o necessário no retangulo vermelho, e garagem ao lado.

Claro que isto não passam de postas de pescada, e um arquiteto faz a coisa com pinta.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, nortenho66
      4C2DA27F-ACF1-4A5A-8BA2-2359BA26BF99.jpeg
  7.  # 27

Colocado por: DR1982Para 150K, diria que o ideal seria enfiar tudo o necessário no retangulo vermelho, e garagem ao lado.

Claro que isto não passam de postas de pescada, e um arquiteto faz a coisa com pinta.
      4C2DA27F-ACF1-4A5A-8BA2-2359BA26BF99.jpeg

Os quartos deviam era ficar um de cada lado do corredor, com a suite ao fundo.
    O terreno é bastante comprido para trás, tem quintal de sobra!
  8.  # 28

Colocado por: rjmpires
    Os quartos deviam era ficar um de cada lado do corredor, com a suite ao fundo.
    O terreno é bastante comprido para trás, tem quintal de sobra!
    E quem ficaria com o quarto virado quase a Norte?:)
    A ideia foi tentar explicar que a solução para 150k sera tentar compactar a coisa, mas isto de desenhar uma casa tem tantas condicionantes que acho que será em vão tentar ajudar mais que isso.
    Concordam com este comentário: Sonia7
  9.  # 29

Para mim era claro como água: nova planta em retângulo com 9 metros de frente e 15 de comprimento. Térrea e com garagem no topo do terreno (não é preciso pavimentar de inicio, os carros não se queixam de um bocadinho de terras batida).
    Os 6 metros que sobram de frente dá para gerir passagem e ainda poder ter janelas dos 2 lados. Jamais faria casas de banho sem janela, claro.

A minha situação foi bastante semelhante (em termos de orçamento, por exemplo) e numa casa de 140 m2 tenho os 3 quartos da praxe mais o escritório e tudo com áreas boas. E ainda uma casa linda que tem despertado imensa curiosidade a quem passa! O vizinho contou-nos no fds que várias pessoas param e perguntam se está à venda (porque a vêm desabitada).

Agora, desistir é que nem pensar! :-)
    Concordam com este comentário: rjmpires
  10.  # 30

Colocado por: DR1982E quem ficaria com o quarto virado quase a Norte?:)
    A ideia foi tentar explicar que a solução para 150k sera tentar compactar a coisa, mas isto de desenhar uma casa tem tantas condicionantes que acho que será em vão tentar ajudar mais que isso.

Os quartos são para dormir, numa construção nova só difere a vista porque termicamente não tem assim tanto impacto, a luminosidade chega a todo lado.
  11.  # 31

Colocado por: Sonia7

Olá
    O terreno tem cerca de 150 metros de frente. o Norte é do lado das é do lado das arvores. O sol nasce do lado da frente do terreno.
    Obrigada

Enganei-me há pouco.
    O terreno tem 15 metros de frente e o norte é atrás da casa, não é do lado das árvores.
  12.  # 32

Colocado por: rjmpiresOs quartos deviam era ficar um de cada lado do corredor, com a suite ao fundo.

Com o terreno com 15m ficava.
    3m de um lado + 3,5m quarto + 1,2m corredor + 3,5m quarto + 3m para o outro lado
    Sobravam 80cm para paredes
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  13.  # 33

Colocado por: rjmpires
    Os quartos são para dormir, numa construção nova só difere a vista porque termicamente não tem assim tanto impacto, a luminosidade chega a todo lado.
    Eu no meu caso pedi suites exatamente iguais para nao se pegarem, mas sei que tenho a panca da igualdade e simetrias e afins...
  14.  # 34

Colocado por: NTORIONEsqueça o projeto, comece de novo. Mas n se não tem os 220k,tem mesmo de rever muito e conter áreas.

A casa ficou empoleirada para ter a garagem por baixo? Podia fazer um simples alpendre frontal onde estacionar e abdicar da garagem?

Sim é uma solução a pensar.
  15.  # 35

Colocado por: Casa da HortaPara mim era claro como água: nova planta em retângulo com 9 metros de frente e 15 de comprimento. Térrea e com garagem no topo do terreno (não é preciso pavimentar de inicio, os carros não se queixam de um bocadinho de terras batida).

Colocado por: DR1982E quem ficaria com o quarto virado quase a Norte?:)

não é totalmente norte, ainda apanha um pouco de nascente.

mas tendo logo no inicio um orçamento contido, seria, para mim seria mais racional uma implantação como o "Casa da Horta" sugere.

Agora o arquitecto vai andar a enrolar para não fazer um projeto novo, vão cortar aqui cortar ali e no final a solução provavelmente não será tão boa como mandar agora tudo para o lixo e refazer.
  16.  # 36

Colocado por: Picareta
    Com o terreno com 15m ficava.
    3m de um lado + 3,5m quarto + 1,2m corredor + 3,5m quarto + 3m para o outro lado
    Sobravam 80cm para paredes

Retira 10cm a cada quarto e já não há problema nenhum.
    Concordam com este comentário: Picareta
  17.  # 37

Colocado por: PicaretaEsqueça a garagem por agora, depois de concluída a casa e quando tiver disponibilidade financeira faz uma garagem nas traseiras do lote. O arquiteto que faça já o projeto com a garagem, mas o projeto que for entregue na câmara vai sem garagem.
    Concordam com este comentário:DR1982

Depois não tinha forma de entrar na garagem lá atrás, só posso entrar pela frente. Tinha desde já que deixar um bom espaço de lado para um dia passar de carro e colocar paraleleo até lá atrás, por exemplo.
  18.  # 38

Colocado por: Sonia7

Depois não tinha forma de entrar na garagem lá atrás, só posso entrar pela frente. Tinha desde já que deixar um bom espaço de lado para um dia passar de carro e colocar paraleleo até lá atrás, por exemplo.

Você não está a perceber o que lhe estão a dizer, a casa fica afastada 3m da estrema, para o carro passar para as traseiras. 3m chega.
  19.  # 39

Colocado por: DR1982Eu no meu caso pedi suites exatamente iguais para nao se pegarem, mas sei que tenho a panca da igualdade e simetrias e afins...

Os meus miúdos fica um para NE outro para SO +/-.. mas é como lhe disse.. é para dormir.
    O PRH chega a todo lado 😛
    Concordam com este comentário: DR1982
  20.  # 40

Colocado por: desofiapedroBAM, ja ficou mais pequena
    Concordam com este comentário:DR1982,Sonia7
      done.jpg

Mas na sua opinião, fica mais barato assim, trocar o escritório pela cozinha e manter essa garagem , ou eliminar de todo a garagem em baixo e fazer um alpendre (ou garagem) na frente, sem ter o efeito cave.
    Obrigada

0.0262 seg. NEW