Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Sou já antigo leitor deste fórum, mas sempre muito silencioso 😇
    Enquanto futuro DO, tenho aprendido muito aqui, e estudado as soluções que se vão discutindo.
    Como em tudo o resto, quando tenho dúvidas pesquiso até estar bem fundamentado. Temo notas e guardo informação relevante. Mas desta vez não consegui evoluir mais!

    Sem querer entrar nas discussões das vantagens e desvantagens das coberturas planas invertidas, de facto é sobre estas que recai a minha preferência. Observo no entanto uma desvantagem que me parece importante mas que nunca vi discutida ou sequer enumerada.

    Quando chove (e aqui a Norte chove bem 😊), por entre as uniões das placas de XPS a água vai-se infiltrar, criando pontes térmicas significativas entre o exterior (ou a camada de brita/godos) e a membrana impermeabilizante. Acaba assim por reduzir drasticamente a função de isolamento térmico do XPS. Sendo esta camada quiçá a mais importante nesta função.
    Pergunto se é mesmo assim, ou se estou a interpretar algo mal? São essas pontes térmicas insignificantes? Porque quando chove não está assim tão frio.

    Se a observação acima descrita está correcta, pergunto se não seria válida uma implementação “hibrida”, ou seja, dividir a camada de XPS (no desenho em anexo de 10cm), em 2 camadas de 5cm, uma acima da camada impermeabilizante, e outra abaixo. Teríamos o melhor dos 2 mundos? (protecção térmica da camada impermeabilizante e melhor performance nos dias de chuva). Claro que passávamos logo a ter outra desvantagem… custos superiores!

    Em relação aos desenhos em anexo, trata-se apenas de exercícios da minha aprendizagem. Aceito toda e qualquer critica :)
      Cob_Inver_01.png
  2.  # 2

    Viva,

    Estou a pensar colocar solução muito parecida apenas com algumas diferenças:
    Não colocar lâ mineral
    10cm XPS abaixo tela impermeabilização e 5cm XPS acima da tela
    colocar manta geotextil entre XPS e tela para evitar plastificação da tela armada por causa do contacto direto com o XPS.
    Concordam com este comentário: luispereira.envc
  3.  # 3

    Não conseguem colocar tela asfáltica em cima de xps por causa do calor do maçarico/aplicação, tem que ser outro tipo de isolamento térmico, ou telas de pvc
    Concordam com este comentário: RRoxx, luispereira.envc
    •  
      RRoxx
    • 2 setembro 2021

     # 4

    Troque o xps para pir ou painéis de lã mineral. Aí já consegue colocar telas por cima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luispereira.envc
  4.  # 5

    @RicardoPorto, @RRox de facto têm toda a razão. Estava convencido que tinha visto este exemplo na documentação da Danosa, mas em boa verdade só tem exemplos com Lã de Rocha e Poliisocianurato (PIR).

    Voltando à questão inicial, acham que faz sentido? Já a viram aplicada em algum lado?

    Obrigado,
  5.  # 6

    @ luispereira.envc mencionei no meu post atrás mas talvez não ficasse claro: no meu caso está contemplado tela PVC.

    orbigado,
    • SrR
    • 2 setembro 2021

     # 7

    Colocado por: RRoxxTroque o xps para pir ou painéis de lã mineral. Aí já consegue colocar telas por cima
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luispereira.envc
    ou um massame por cima do xps
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 8

    @SCCorreia, De facto uma vez mais o exemplo da Danosa também o inclui (Camada de separação geotêxtil DANOFELT® PY 200). Eu é que simplifiquei e não devia. Vou mas é actualizar e decidir entre Lã de Rocha e Poliisocianurato (PIR).
    Em relação à solução em PVC, receio que não seja tão fácil de fazer os pormenores numa cobertura com várias esquinas e chaminés, e ter a mesma garantia de estanquidade. 😏 Preconceito da minha parte, quiçá...
  7.  # 9

    A minha cobertura apesar de ser grande realmente não tem grandes recantos e esquinas.
    Nos WCs não terei tubos para a cobertura: não terei extração direta porque terei VMC e mesmo ventilação de esgotos ou coloco tudo a sair na chaminé lareira ou então uso válvulas de ventilação.

    Quero mesmo simplificar ao máximo a cobertura e evitar muitos aberturas :-)
 
0.0095 seg. NEW