Iniciar sessão ou registar-se
    • ARJN
    • 2 setembro 2021

     # 1

    Boa tarde a todos.
    Muito já li e reli neste fórum e muitas duvidas ainda se colocam.

    Como muitas outras pessoas, somos um casal que tem como objetivo/sonho de ter a sua casa própria. Mas muitos são os entraves para a realização desse sonho. A questão é que como leigos na matéria, não sabemos por onde começar.

    O único ponto a favor que temos é terreno.
    Os meus sogros têm um terreno que nos doam caso seja para nós construirmos. Portanto terreno temos. E agora? Por onde começar? Quais os custos?

    Primeiro entrave e penso que é o que faz mover tudo para este objetivo- CAPITAL (€€€€).
    Nos dias que correm são poucos os que conseguem ter capital de lado para investir. O que é o nosso caso. Teríamos sempre que recorrer ao crédito bancário, que por sua vez trás outro entrave, que não emprestam a 100% o capital.

    Não temos noção de valores em nada, nem em como nos mexer para tratar.

    Alguma alma caridosa que nos possa orientar?
  1.  # 2

    1º passo
    Tentar perceber qual o valor máximo que conseguem num empréstimo.
    Com esse valor dividem por 1.200€ para tentarem perceber os m2 que é possível construírem.

    Em relação ao terreno. É Plano? tem infraestruturas à porta? Podem lá construir?
    Concordam com este comentário: RRoxx, Vítor Magalhães
    •  
      RRoxx
    • 2 setembro 2021 editado

     # 3

    comece por aferir a viabilidade de construção e condicionantes para o local, depois defina um plafond (emprestimo+capitais proprios) e uma casa que la caiba.

    A esse valor que definir junte mais 20k para projectos, taxas camarárias, imprevistos etc. (deve chegar).

    por exemplo: Não é realista uma casa de 200m2 por 150k.

    Fale com vários gabinetes de arquitectura, veja o trabalho deles, e aquilo que se enquadra para a sua familia e na sua carteira (quanto mais a casa se parecer com uma de revista mais cara lhe vai sair.)

    ao mesmo tempo procure um fiscal, não va para tipos que não tem nada a ver com construçao nem que estejam habituados a obras publicas e afins, isso são bixos muito diferentes do que pretende, mas tambem não va para um de encher chouriço.

    Finalmente, com tudo mais ou menos definido, comece a procurar um empreiteiro, fuja dos facilitismos e daqueles em que não tem de se preocupar com nada.

    Se tudo correr bem dentro de 2 a 3 anos tem uma casa.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
  2.  # 4

    Não querendo "matar" o vosso sonho antes de começar, mas sem quaisquer capitais próprios vai ser muito difícil conseguirem construir.
    Se já têm terreno é ótimo. Ainda assim precisam de ter um projeto já aprovado na câmara, orçamento para a obra e aí sim, já irão conseguir crédito bancário para a construção (a boa notícia neste caso é que sendo para construção conseguem que o banco financie a 100%).
    Mas para chegaram à construção terão de ter capitais próprios para contratarem um arquiteto e outros técnicos para elaborar o projeto. Entre projeto, taxas e taxinhas, até poder ir ao banco pedir crédito para a construção, penso que seria ideal ter uns 10.000/20.000€ de capitais para iniciar a aventura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
  3.  # 5

    o primeiro passo é saber se podem construir nesse terreno e o que podem construir nesse terreno, para isso marquem uma reunião com um técnico do departamento urbanístico da vossa camara que ele esclarece as duvidas.

    o segundo passo é saberem a vossa capacidade de endividamento, usem um dos simuladores dos créditos habitação que existem ás dezenas pela internet.

    o terceiro passo é projetarem uma casa para a vossa capacidade de endividamento, para isso precisas dos serviços de um gabinete de arquitetura

    e finalmente é construírem a casa.


    claro que depois as coisas complicam durante este processo mas é a vida.

    eu diria que sem terem poupanças de 20k/30k que é complicado.

    10k para o gabinete de arquitetura, taxas da camara, despesas iniciais do crédito

    e 10k a 20k para os 10% que o banco não financia.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
    • ARJN
    • 2 setembro 2021

     # 6

    Zedasilva
    O terreno não é plano tem uma ligeira inclinação. E pelo que sei pode-se construir. A única coisa que temos do terreno é o levantamento topográfico. Isso ajuda em alguma coisa?
  4.  # 7

    Colocado por: pauloagsantoso terceiro passo é projetarem uma casa para a vossa capacidade de endividamento

    Antes de iniciarem esta fase, dê uma vista de olhos neste e em outros tantos tópicos identicos que por aqui aprecem.
    https://forumdacasa.com/discussion/81590/1/estimativa-construcao-lista-geral-quantidades/
    E muito importante. Não acreditem que convosco será diferente. Esse é o primeiro e mais grave dos erros que podem cometer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
  5.  # 8

    Colocado por: ARJNA única coisa que temos do terreno é o levantamento topográfico. Isso ajuda em alguma coisa?

    Ajuda muito!
    Ajuda para que o técnico dos serviços camarários vos possa dar uma ideia do que lá podem construir
    Ajuda para que o projetista vos proponha uma casa que se adapte a esse terreno e não uma casa em que o terreno é que se terá que adaptar a ela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
  6.  # 9

    Colocado por: ARJNPrimeiro entrave e penso que é o que faz mover tudo para este objetivo- CAPITAL (€€€€).
    Nos dias que correm são poucos os que conseguem ter capital de lado para investir. O que é o nosso caso. Teríamos sempre que recorrer ao crédito bancário, que por sua vez trás outro entrave, que não emprestam a 100% o capital.


    Este será o maior entrave, se não consegue poupar não vai conseguir cumprir.
    Falando direto e objetivo, sem dourar pilulas ou alimentar sonhos, façam como já sugeriram atrás e poupem o suficiente para os projectos e taxas camarárias mais um mínimo de 15% do valor total do crédito que pretendem.

    Quanto ao terreno que lhes poderá ser doado, contactem a CM para perceber se podem mesmo construir.
    Eu não poria de parte a hipótese de vender esse terreno e reunir capital para um plano B (comprar feito).
    Concordam com este comentário: RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
    •  
      RRoxx
    • 2 setembro 2021

     # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu não poria de parte a hipótese de vender esse terreno e reunir capital para um plano B (comprar feito).


    era o que eu faria, na mesma situação.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
  7.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu não poria de parte a hipótese de vender esse terreno e reunir capital para um plano B (comprar feito).


    Colocado por: RRoxxera o que eu faria, na mesma situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ARJN


    é preciso ver é se a pessoa que vai doar o terreno não fica aborrecido com esta solução. Alguma pessoas são muito agarradas aos seus bens, doar um terreno para um filho/neto fazer uma casa, menos mal, o terreno ainda continua na família, mas doar o terreno e depois o filho/neto ir vender o terreno pode gerar algum mal estar.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, rjmpires, Vítor Magalhães
  8.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosé preciso ver é se a pessoa que vai doar o terreno não fica aborrecido com esta solução. Alguma pessoas são muito agarradas aos seus bens, doar um terreno para um filho/neto fazer uma casa, menos mal, o terreno ainda continua na família, mas doar o terreno e depois o filho/neto ir vender o terreno pode gerar algum mal estar.
    Concordam com este comentário:IronManSousa,rjmpires
    Obviamente que teria que falar primeiro com os sogros e expor essa situação, tudo aquilo que se escreve e opina é uma forma resumida de resolver as coisas 🙂
    • ARJN
    • 2 setembro 2021

     # 13

    É o caso os meus sogros só nos doam o terreno caso seja para nós construirmos.
  9.  # 14

    Que idade vocês tem e onde fica o terreno?
    • ARJN
    • 2 setembro 2021

     # 15

    Temos 33 e 32. O terreno é em Touria-Leiria.
  10.  # 16

    Colocado por: ARJNTemos 33 e 32. O terreno é em Touria-Leiria.
    Têm empregos estáveis que não querem perder? Se nao for o caso as vezes basta um anito ou dois fora do país para conseguir o capital necessário para alavancar a coisa, é apenas uma hipótese.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
    • ARJN
    • 2 setembro 2021

     # 17

    Temos empregos estáveis. E se fosse noutra altura essa seria uma hipótese. Mas já com um filho está fora de questão.
    Concordam com este comentário: DR1982
  11.  # 18

    com sacrifício talvez consigam fazer alguma poupança, mas depende muito dos vossos ordenados. se tiveram os dois ordenados a rondar os 1000€ é fazer as contas

    2000€ de subsidio de férias
    2000€ de subsidio de natal
    1000€ de reembolso de irs

    e se apetarem os cinto e conseguirem colocar 500€ de lado todos os meses

    conseguem poupar 10.000€ ao final de um ano.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
  12.  # 19

    Tem que saber uma coisa, baseando na experiencia que tive,

    Contar com uns 10.000€ para arquitetura taxas e taxinhas não é descabido, mas no meu caso nunca foi pago logo tudo na totalidade, que dá uma possibilidade de ir amealhando enquanto a coisa se faz

    No meu caso começou por:

    Realização de doação: 700€
    Levantamento topográfico: 250€
    Estudo prévio: 1000€
    Entrega da arquitetura na CM: 2000€
    Entrega das especialidades na CM: 2000€

    Ainda não avancei mais que este ponto, mas sei que se segue:

    Levantamento de licença de construção: ~1500€
    Processo de crédito há construção: ~2000€

    Logico que estes passos foi quase ao longo de dois anos, dá sempre tempo de amealhar algum

    Fica aqui o meu contributo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmatos, ARJN
    • tf94
    • 2 setembro 2021

     # 20

    Não sei como é a câmara de Leiria mas por exemplo em Coimbra pelo que me informaram para uma casa de 180 m2 mais ao menos a licença de construção ronda os 8.000€, mais arquiteto mais taxas eu apontava mais para os 20.000€ do que para os 10.000€
    Concordam com este comentário: ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARJN
 
0.0240 seg. NEW