Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Precisava de uma pequena ajuda.
    Possuo um terreno em Évora, com aproximadamente 1 ha, inserido parcialmente em RAN (sensivelmente 50/52 % desse ha).
    Muito resumidamente, posso construir uma habitação na parte não pertencente à RAN? Existem limites, condicionantes?
    Obrigado desde já
  2.  # 2

Fora de perímetro urbano. Não. O terreno não tem a área mínima para construir. Isto assim de cor e se saber mais informações.
  3.  # 3

Obrigado desde já pela resposta. Não entendi só uma coisa, refere "Fora de perímetro urbano". Isto refere-se à possível construção de habitação no terreno, fora do perímetro urbano?
    Anexo Planta com a localização da parcela em RAN, sendo que na planta de ordenamento a parcela se localiza totalmente em "Espaços Agrícolas e Florestais - Espaços rurais envolventes da cidade de Évora".
  4.  # 4

Agradecendo desde já, só quero certificar-me que existe possibilidade de construir num terreno com estas características para, seguidamente, dar avanço ao processo, em caso positivo.
  5.  # 5

Se a propriedade tiver menos de 4ha ( a sua tem cerca de 1ha) não pode construir casa de habitação para o agricultor proprietário da mesma.
    vide n.1 do art. 88 do PDM ÉVORA:
    a) Quaisquer novas habitações apenas serão admitidas para residência própria do proprietário -agricultor de exploração agrícola, nos
    prédios autónomos que à data da submissão a discussão pública da proposta da 1.ª revisão do PDME, a 12 de abril de 2007, possuam área registada igual ou superior a 4 hectares, devendo ser constituídas exclusivamente por um fogo com altura de fachada até 4.5 m, com área de construção máxima do edifício de 500 m2, incluindo as construções existentes e anexos, devendo ser garantida a indispensável integração paisagística.

Tem mais dúvidas, leia aqui o Regulamento:
    https://www.cm-evora.pt/wp-content/uploads/2020/11/Aviso_PDME_2013.pdf

Tem mais questões, marque uma reunião com o técnico da CM, ou peça uma consulta a um arquitecto particular.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui190184
  6.  # 6

Obrigado. Então pelo que entendo não há forma nenhuma de construir no terreno, correcto? A ideia nem era construir em si, mas sim certificar que seria possível a construção, pois assim, não podendo investir no terreno em causa, digamos que está ali "empatado" sem poder construir ou vender, porque não há muitas pessoas que queiram comprar sem poder construir.
    • SMBS
    • 3 setembro 2021

# 7

o que não falta é pessoal que quer um hectare para uma horta, um pomar, uma ovelhas, etc. não querem é pagar 100000€. se colocar no mercado por 5 ou 10 mil vende.
  7.  # 8

Falo por experiência recente.
    Comprei um monte com 2h no distrito de Evora em RAN.
    Mas já tem construção, a minha está habitável se não estivesse e fosse ruína só podia remodelar na extensão existente e não adicionar mais.

Pelo que me apercebi como disse o Pedro, nem vale a pena perder muito tempo com isso. RAN não vai dar para construir e se for a Câmara de Évora pior um pouco.

Quanto ao outro comentário dos 10k pelo terreno acho que é muito, visto que nao serve de muito nem mesmo para agricultura rentável. No máximo dá para ter ovelhas a pastar. Passa o mesmo ao terreno dos meus vizinhos.
  8.  # 9

Colocado por: Rui190184Muito resumidamente, posso construir uma habitação na parte não pertencente à RAN? Existem limites, condicionantes?

Depende, se não é ran é outro típo de solo, que tipo indica no pdm? Tem de ver o regulamento ou ir à câmara e perguntar.
  9.  # 10

Colocado por: Rui190184Obrigado. Então pelo que entendo não há forma nenhuma de construir no terreno, correcto?

Certo.
  10.  # 11

Colocado por: nortenho66Depende, se não é ran é outro típo de solo, que tipo indica no pdm? Tem de ver o regulamento ou ir à câmara e perguntar

Nortenho. É o que descrevo. Atrás. Leia lá.

A parcela mínima são 4ha.
    Abraço.

0.0156 seg. NEW