Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite pessoal.
    Projeto de arquitetura e especialidades terminado, terei que começar a pedir orçamentos, sendo que me têm pedido mapa de quantidades.

De quem é essa responsabilidade? Arquiteto?
    É que ele está meio que a demarcar-se disso, embora eu lhe esteja a falar que se for preciso pago.

É viável ir a outra empresa para me fazerem o tal mapa de quantidades caso o arquiteto se recusa a fazê-lo?

Ajudaram:/
  2.  # 2

Tem de contratar o serviço.
    Normalmente quem executa é um medidor orcamentista
    Desde que seja disponibilizado os projectos em formato digital... E haja algumas reuniões consigo para definir uma série de coisas, sim é possível. É normal...
  3.  # 3

é mas convem ser feito em sintonia com o arquiteto.
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasTem de contratar o serviço.
    Normalmente quem executa é um medidor orcamentista
    Desde que seja disponibilizado os projectos em formato digital... E haja algumas reuniões consigo para definir uma série de coisas, sim é possível. É normal...

Ok! Isso é coisa para me custar quanto? Tem ideia?
    Sei que é sempre bom ter esse mapa pois irá ajudar a orçamentar melhor com os empreiteiros certo?
  5.  # 5

Eu tenho um preço.. O outro terá outro... Depende também da complexidade, da qualidade dos dados base e se é necessário efectuar uns bonecos extra para definir mais umas coisas que façam falta.
  6.  # 6

Um bom MQ muito pouco técnicos estão habilitados a fazer, até porque os projetos e informações disponibilizadas não são suficientes.
    Um MQ em condições não custa menos de 1.500 a 2.000€
    Vai certamente encontrar valores na ordem dos 500€ mas acredite que de pouco lhe vai servir isso.
    Por pouco mais manda elaborar um caderno de encargos que pelo menos costumam ser melhorzitos
  7.  # 7

um bom medidor orçamentista em sintonia com o arquiteto e o DO qual é o problema?
    esses preços zedasilva tambem estão assim para o empolado não?
    Concordam com este comentário: Troino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana1991
  8.  # 8

Colocado por: marco1um bom medidor orçamentista em sintonia com o arquiteto e o DO qual é o problema?
    esses preços zedasilva tambem estão assim para o empolado não?

MQ de todas as especialidades por menos de 1500€
    Não me parece ser muito viável.
    Só em reunioes/mails com a equipa de projecto para definir todos os materiais vai metade desse valor.
    A menos que exista um muito bom projecto de execução
    Concordam com este comentário: nortenho66
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaUm bom MQ muito pouco técnicos estão habilitados a fazer, até porque os projetos e informações disponibilizadas não são suficientes.
    Um MQ em condições não custa menos de 1.500 a 2.000€
    Vai certamente encontrar valores na ordem dos 500€ mas acredite que de pouco lhe vai servir isso.
    Por pouco mais manda elaborar um caderno de encargos que pelo menos costumam ser melhorzitos
    Mas para MQ ou CE nao é preciso PE?
    Por exemplo Como vai saber que revestimento as wcs vão ter e com que dimensões ?
    Concordam com este comentário: nortenho66
  10.  # 10

Colocado por: DR1982Mas para MQ ou CE nao é preciso PE?
    Por exemplo Como vai saber que revestimento as wcs vão ter e com que dimensões ?

O DO escolhe.
  11.  # 11

Colocado por: DR1982Mas para MQ ou CE nao é preciso PE?

Para um MQ é fundamental, para um CE é o ideal mas consegue se alguma coisa de jeito sem PE
  12.  # 12

zedasilva

as especialidades regra geral nos seus projetos de execução já vem com os MQT e com estimativa, depois o da arquitetura é que acaba por ser mais complexo pois faz o cruzamento e compilação de tudo.
  13.  # 13

Colocado por: marco1zedasilva

as especialidades regra geral nos seus projetos de execução já vem com os MQT e com estimativa, depois o da arquitetura é que acaba por ser mais complexo pois faz o cruzamento e compilação de tudo.

Isto quando existe PE e quando o MQ das especialidades não são as listagens do CYPE.
    Se forem as listagens do CYPE servem apenas para os empreiteiros aumentarem o orçamento
  14.  # 14

Um mapa de quantidades vai até que nivel de detalhe? Diz quantos m2 de azulejo sao precisos ou também diz quantos sacos de cola precisa?
    Diz quantos m2 de armários precisa ou diz quantas dobradiças leva cada armário?
  15.  # 15

Um bom MQT até especifica que dobradiças são e o número de cruzetas a utilizar nos azulejos.

Um bom MQT de águas até diz quantas uniões, joelhos, tês e metros lineares de fita teflon são necessários para executar a rede.
  16.  # 16

Colocado por: marteloescoproe o número de cruzetas a utilizar nos azulejos.

Isso não faz sentido nenhum. Quem vai dar o preço é que sabe quantas cruzetas vai usar, até pode ser um artista que trabalhe sem cruzetas. O MQ só tem que dizer quantos m2 são, por divisão, qual o material a aplicar e qual a cola a usar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Olim
  17.  # 17

Não diz as cruzetas mas pode dizer estereotomia a definir e colocar dimensão máxima ou mínima do revestimento a aplicar.

A maioria dos projetos não tem execução,.logo quem fizer o mqt vai fazer de arquiteto
  18.  # 18

Colocado por: RicardoPortoA maioria dos projetos não tem execução,.logo quem fizer o mqt vai fazer de arquiteto

Por isso é que aqui é o arquitecto que faz isso...
  19.  # 19

Colocado por: RicardoPortoNão diz as cruzetas mas pode dizer estereotomia a definir e colocar dimensão máxima ou mínima do revestimento a aplicar.

A maioria dos projetos não tem execução,.logo quem fizer o mqt vai fazer de arquiteto

Exactamente. Idealmente com um simples desenho anexo... (Proj Ex) pois com o mesmo formato, a disposição do ceramico pode fazer poupar uns bons m2 em sobras e juntas.
  20.  # 20

há mais vida para alem do cype :)
    alias os engenhocas tem modelos tridimensionais para fazer a coisa não me lembro agora é do nome, que racionalizam e testam bastante a estrutura.

0.0192 seg. NEW