Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não é nisto que o BIM brilha?
  2.  # 2

Colocado por: PedroeLaraDe quem é essa responsabilidade? Arquiteto?
    sua
  3.  # 3

Colocado por: manelvcNão é nisto que o BIM brilha?
    sim
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  4.  # 4

Colocado por: manelvcBIM

DIY freecad:)
  5.  # 5

Colocado por: marteloescoproUm bom MQT até especifica que dobradiças são e o número de cruzetas a utilizar nos azulejos.

Um bom MQT de águas até diz quantas uniões, joelhos, tês e metros lineares de fita teflon são necessários para executar a rede.

Espero que este comentário seja em tom de ironia...
  6.  # 6

Colocado por: manelvcNão é nisto que o BIM brilha?

Ajuda e muito a tirar quantidades, mas é preciso saber trabalhar o modelo.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 7

Colocado por: DR1982ou também diz quantos sacos de cola precisa?

A não ser que os arquitectos virem ladrilhadores...

Colocado por: DR1982Diz quantos m2 de armários precisa
    correcto

Colocado por: DR1982ou diz quantas dobradiças leva cada armário?

Ai o arquitecto já precisava de ser ladrilhador e carpinteiro, se formos a pensar assim para todas as especialidades um arquitecto tem de saber tanto como os diversos intervenientes de cada especialidade? Não faz sentido.
  8.  # 8

É bom... mas encarece o projeto,e menos empreiteiros lhe dão orçamento sem cobrar o mesmo...
  9.  # 9

Colocado por: nortenho66Ai o arquitecto já precisava de ser ladrilhador e carpinteiro, se formos a pensar assim para todas as especialidades um arquitecto tem de saber tanto como os diversos intervenientes de cada especialidade?

Tenho mapas de carpintarias com isso tudo definido e listado...

As águas é medido pelo eng. Eu só concílio, completo e verifico se não há duplicações ou incorrecções /omissões.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasTenho mapas de carpintarias com isso tudo definido e listado...

Até pode ter, mas não sendo o Pedro um perito nessa área, como sabe qual o material mais indicado? Como sabe novas soluções que saem para o mercado? Ao fim de alguns anos da para saber o que é comum, no entanto quem trabalha na área é que tem mais conhecimentos e está mais actualizado.
    Eu descrevo / desenho a imagem que quero para carpintarias e afins, melhor maneira de executar e acessórios deixo para quem trabalha na área todos os dias.
  11.  # 11

Colocado por: nortenho66
    Até pode ter, mas não sendo o Pedro um perito nessa área, como sabe qual o material mais indicado? Como sabe novas soluções que saem para o mercado? Ao fim de alguns anos da para saber o que é comum, no entanto quem trabalha na área é que tem mais conhecimentos e está mais actualizado.
    Eu descrevo / desenho a imagem que quero para carpintarias e afins, melhor maneira de executar e acessórios deixo para quem trabalha na área todos os dias.
    Se nao for tudo descrito como compara orçamentos?
    Como sabe se um usa cola XPTO ou do chinês para os azulejos? Como sabe se um coloca 3 dobradiças numa porta e outro 4 e quais as respetivas marcas?
    Claro que isto é ir a um nível de pormenor avançado e nao provavelmente não compensa, nao sei
  12.  # 12

Colocado por: DR1982Como sabe se um coloca 3 dobradiças numa porta e outro 4 e quais as respetivas marcas?

Marcas de ferragens é normal em caixilharia por exemplo, em armários decidir quantas dobradiças colocar é na maioria dos casos inventar para dar asneira. Um caso prático, no projecto de uma churrasqueira em inox um colega decidiu detalhar os armários todos, claro que ele não faz ideia como que fazem os elementos do armário então desenhou dobras / espessuras que nem sequer existe maquinaria para as fazer, soldas / emendas enormes que na prática implicariam o empenar dos elementos, etc . Conclusão, horas a detalhar uma churrasqueira com armários para o lixo porque nada do que fez era exequível ou a forma mais eficiente de ser elaborada.
    Colocado por: DR1982Como sabe se um coloca 3 dobradiças numa porta e outro 4 e quais as respetivas marcas?

Quem melhor que o carpinteiro para saber quantas dobradiças são necessárias para o normal funcionamento? Não é ele que vai dar garantia? Ou se o arquitecto puser 3 dobradiças e der m***, quem é o responsável?
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 13

Colocado por: nortenho66
    Marcas de ferragens é normal em caixilharia por exemplo, em armários decidir quantas dobradiças colocar é na maioria dos casos inventar para dar asneira. Um caso prático, no projecto de uma churrasqueira em inox um colega decidiu detalhar os armários todos, claro que ele não faz ideia como que fazem os elementos do armário então desenhou dobras / espessuras que nem sequer existe maquinaria para as fazer, soldas / emendas enormes que na prática implicariam o empenar dos elementos, etc . Conclusão, horas a detalhar uma churrasqueira com armários para o lixo porque nada do que fez era exequível ou a forma mais eficiente de ser elaborada.

Quem melhor que o carpinteiro para saber quantas dobradiças são necessárias para o normal funcionamento? Não é ele que vai dar garantia? Ou se o arquitecto puser 3 dobradiças e der m***, quem é o responsável?
    Concordam com este comentário:DR1982
    Ok, as minhas perguntas eram no sentido de perceber o nivel de detalhe que é comum ver-se no MQ.
  14.  # 14

Colocado por: DR1982Ok, as minhas perguntas eram no sentido de perceber o nivel de detalhe que é comum ver-se no MQ.

Varia muito de técnico para técnico, apenas tentei explicar o que para mim faz ou não sentido. As situações que exemplifiquei fizeram-me adaptar e usar o tempo mais eficientemente em partes do PE que considero bem mais importantes.
  15.  # 15

Olá! Estou exatamente na mesma fase e contratei um orçamentista, que também é Empreiteiro, por isso confiei totalmente que faria um bom trabalho. E comprovou-se! Alinhado com o arquiteto, fez uma lista de materiais e encargos super detalhada (especifica as quantidades de tudo, desde dobradiças a tomadas e como é suposto ser feito o trabalho - o que se aproveita, o que deve ser feito), que será fundamental para que o empreiteiro depois siga rigorosamente a lista ao orçamentar. Penso que o custo rondará os 1000€, dependendo da complexidade da obra (no meu caso era uma remodelação de um apartamento).
  16.  # 16

Colocado por: nortenho66Até pode ter, mas não sendo o Pedro um perito nessa área, como sabe qual o material mais indicado? Como sabe novas soluções que saem para o mercado? Ao fim de alguns anos da para saber o que é comum, no entanto quem trabalha na área é que tem mais conhecimentos e está mais actualizado.

Tem razão. Mas alguns eu faço questão de definir.
    Muitas vezes o problema que tenho é que quem vai fazer, não conhece as coisas que eu quero...
    • Troino
    • 5 setembro 2021 editado

# 17

Estou a entrar na mesma fase de projecto, e já tenho avisos de quem se agarrou muito a esses MQ, sobretudo se estiver pouco detalhado o que pode ser um problema grave nos acertos de valores com o construtor e os chamados extras.

Estou completamente perdido nesta parte.
  17.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas

Tem razão. Mas alguns eu faço questão de definir.
    Muitas vezes o problema que tenho é que quem vai fazer, não conhece as coisas que eu quero...

Entendo, isso já são casos específicos que o Pedro sabe exactamente o que quer que seja aplicado.

0.0214 seg. NEW