Colocado por: PedroeLaraDe quem é essa responsabilidade? Arquiteto?sua
Colocado por: manelvcNão é nisto que o BIM brilha?sim
Colocado por: manelvcBIM
Colocado por: marteloescoproUm bom MQT até especifica que dobradiças são e o número de cruzetas a utilizar nos azulejos.
Um bom MQT de águas até diz quantas uniões, joelhos, tês e metros lineares de fita teflon são necessários para executar a rede.
Colocado por: manelvcNão é nisto que o BIM brilha?
Colocado por: DR1982ou também diz quantos sacos de cola precisa?
Colocado por: DR1982Diz quantos m2 de armários precisacorrecto
Colocado por: DR1982ou diz quantas dobradiças leva cada armário?
Colocado por: nortenho66Ai o arquitecto já precisava de ser ladrilhador e carpinteiro, se formos a pensar assim para todas as especialidades um arquitecto tem de saber tanto como os diversos intervenientes de cada especialidade?
Colocado por: Pedro BarradasTenho mapas de carpintarias com isso tudo definido e listado...
Colocado por: nortenho66Se nao for tudo descrito como compara orçamentos?
Até pode ter, mas não sendo o Pedro um perito nessa área, como sabe qual o material mais indicado? Como sabe novas soluções que saem para o mercado? Ao fim de alguns anos da para saber o que é comum, no entanto quem trabalha na área é que tem mais conhecimentos e está mais actualizado.
Eu descrevo / desenho a imagem que quero para carpintarias e afins, melhor maneira de executar e acessórios deixo para quem trabalha na área todos os dias.
Colocado por: DR1982Como sabe se um coloca 3 dobradiças numa porta e outro 4 e quais as respetivas marcas?
Colocado por: DR1982Como sabe se um coloca 3 dobradiças numa porta e outro 4 e quais as respetivas marcas?
Colocado por: nortenho66Ok, as minhas perguntas eram no sentido de perceber o nivel de detalhe que é comum ver-se no MQ.
Marcas de ferragens é normal em caixilharia por exemplo, em armários decidir quantas dobradiças colocar é na maioria dos casos inventar para dar asneira. Um caso prático, no projecto de uma churrasqueira em inox um colega decidiu detalhar os armários todos, claro que ele não faz ideia como que fazem os elementos do armário então desenhou dobras / espessuras que nem sequer existe maquinaria para as fazer, soldas / emendas enormes que na prática implicariam o empenar dos elementos, etc . Conclusão, horas a detalhar uma churrasqueira com armários para o lixo porque nada do que fez era exequível ou a forma mais eficiente de ser elaborada.
Quem melhor que o carpinteiro para saber quantas dobradiças são necessárias para o normal funcionamento? Não é ele que vai dar garantia? Ou se o arquitecto puser 3 dobradiças e der m***, quem é o responsável?
Colocado por: DR1982Ok, as minhas perguntas eram no sentido de perceber o nivel de detalhe que é comum ver-se no MQ.
Colocado por: nortenho66Até pode ter, mas não sendo o Pedro um perito nessa área, como sabe qual o material mais indicado? Como sabe novas soluções que saem para o mercado? Ao fim de alguns anos da para saber o que é comum, no entanto quem trabalha na área é que tem mais conhecimentos e está mais actualizado.
Eu descrevo / desenho a imagem que quero para carpintarias e afins, melhor maneira de executar e acessórios deixo para quem trabalha na área todos os dias.
Colocado por: Pedro Barradas
Tem razão. Mas alguns eu faço questão de definir.
Muitas vezes o problema que tenho é que quem vai fazer, não conhece as coisas que eu quero...