Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Não assusta mas aí vocês usam cofragem de 500€/m2 e aqui usa-se tricapa da China de 15€ com 594747 utilizações e paineis em chapa de 2.50x0.50 de 50euros.

Enquanto aí têm material para cofrar 30m por dia, aqui betonam 10m.

Depois usam óleos de qualidade, lavam o betão das leitadas, aplicam fita cola na junta para não se ver etc...

O que aí é prato do dia.na Suíça, França e Alemanha, aqui é caviar.

É isso que têm de perceber
    Concordam com este comentário: RRoxx, zedasilva
  2.  # 82

Colocado por: zedasilva
    Não é verdade!
    A começar que a grande maioria dos Zé trolhas não sabe quais as tecnicas de betonagem e de vivração
    Chegar a beira de um homem e dizer lhe nao encha mais de 50/60cms de altura de betao de cada vez, o vibrador tem de bater no fundo, vibra um pouco ao fundo e depois puxa o vibrador devagarinho num movimento continuo, se tiver portas coloca um pouco de betao de cada lado, se tiver janelas tem de encher betão so de um lado para nao ganhar ar a meio.

Sera assim tao complicado explicar isto a qualquer ze trolha?
  3.  # 83

Colocado por: RRoxx

Não é bem assim..

O "assustar" não é um bom termo, as vezes nao corre bem, e só sabes no fim.

Fiz uma vez uma que tivemos de demolir tudo por causa de uma junta aberta. ninguém quer betão à vista com uma junta de cofragem toda lixada. É chato, mas acontece. O resto tava porreiro, mas aquela junta estragou o trabalho todo.
    Eu ja aprendi a verificar tudo antes de encher, desde tinjes a escora a fechos, por muito óbvio que as vezes pareça é no obvio/facil que a coisa corre mal
  4.  # 84

Colocado por: RicardoPortoNão assusta mas aí vocês usam cofragem de 500€/m2 e aqui usa-se tricapa da China de 15€ com 594747 utilizações e paineis em chapa de 2.50x0.50 de 50euros.

Enquanto aí têm material para cofrar 30m por dia, aqui betonam 10m.

Depois usam óleos de qualidade, lavam o betão das leitadas, aplicam fita cola na junta para não se ver etc...

O que aí é prato do dia.na Suíça, França e Alemanha, aqui é caviar.

É isso que têm de perceber
    Concordam com este comentário:RRoxx
    Arranje la uns Paineis de aluminio a 100/150€ m2 e nao ae preocupe mais com isso!
    Eu pessoalmente ate prefiro paineis de alumínio na maioria das situações.
    O resto sao detalhezitos que qualquer um so nao faz se nao quiser.
  5.  # 85

Colocado por: DR1982O que é afinal fachada ventilada? Nao é uma “parede dupla” com caixa de ar do lado de fora do isolamento?
    Sendo que a caixa de ar é ventilada?

Ou "etics sem barramento" e com uma layer externa que faz o revestimento afastada do isolamento.
    A diferença entre sistemas está onde se coloca o isolamento e como se faz isso durante a construção. Com etics / fachada ventilada o isolamento cobre todo o envelope do edifício sem necessitar de grandes recortes.
  6.  # 86

Colocado por: RicardoPortoJá fiz um projeto de um arquiteto que tinha o espírito nórdico, em que a estrutura de betão era duplicada porque queria betão a vista por dentro e betão a vista por fora e consolas isolantes.

O cliente quando recebeu o orçamento despediu o arquiteto.

Isso é tudo muito bonito mas tem que haver €€€
    Concordam com este comentário:RRoxx

Querendo betão à vista por dentro e por fora, que outro solução tinha?
    • DR1982
    • 6 setembro 2021 editado

# 87

Colocado por: nortenho66Com etics / fachada ventilada o isolamento cobre todo o envelope do edifício sem necessitar de grandes recortes.
    Depende, depende, numa casa destas vai forrar tudo?
    Numa situação destas isola mais facilmente uma casa pelo interior do que com ETICS
      25C804BC-A0CB-40DA-8541-B9DDB8E1C1AE.jpeg
  7.  # 88

Colocado por: DR1982Depende, depende, numa casa destas vai forrar tudo?
    Numa situação destas isola mais facilmente uma casa pelo interior do que com ETICS
      25C804BC-A0CB-40DA-8541-B9DDB8E1C1AE.jpeg

O Dr quando quer implicar com assuntos que não domina, vou-lhe dizer...
    Isolamento pelo interior na maioria dos casos só cria mais problemas, é uma solução de recurso que não deve ser usado como prática comum. Admito o seu uso em casas antigas em alvenaria de granito por exemplo.
    • DR1982

# 89

Colocado por: nortenho66

O Dr quando quer implicar com assuntos que não domina, vou-lhe dizer...
    Isolamento pelo interior na maioria dos casos só cria mais problemas, é uma solução de recurso que não deve ser usado como prática comum. Admito o seu uso em casas antigas em alvenaria de granito por exemplo.
    Tem razão, nao domino!
    Ja agora qual é o tipo de isolamento mais usado na França, principalmente nas regiões mais perto da Espanha obde o clima é mais parecido com o nosso?
  8.  # 90

Colocado por: DR1982Tem razão, nao domino!
    Ja agora qual é o tipo de isolamento mais usado na França, principalmente nas regiões mais perto da Espanha obde o clima é mais parecido com o nosso?

Não faço ideia, não projecto nem vivo por esses lados, mas clima mais parecido ao nosso? No Minho? Alentejo? Algarve? Trás os montes?
    Independentemente do clima, o sistema construtivo pode ser o mesmo, a espessura do isolamento é que varia. (falando da Europa)
    • DR1982

# 91

Não faço ideia, não projecto nem vivo por esses lados, mas clima mais parecido ao nosso? No Minho? Alentejo? Algarve? Trás os montes?
    Tem razão. Da minha zona, Douro litoral.
    Em França usam na maioria das vezes isolamento pelo interior em obra nova.
  9.  # 92

Colocado por: DR1982Tem razão. Da minha zona, Douro litoral.
    Em França usam na maioria das vezes isolamento pelo interior em obra nova.

Não faço ideia do que usam, mas os problemas do isolamento pelo interior estão bem documentados.
  10.  # 93

Entao e as fixações que usam para as fachadas ventiladas ja nao sao pontes termicas?
  11.  # 94

Colocado por: DR1982Tem razão. Da minha zona, Douro litoral, usam na maioria das vezes isolamento pelo interior em obra nova.

Um excelente exemplo do que nao fazer em Portugal. Isso é o prato do dia em quase toda a França, aliado aos blocos de cimento, como usamos para fazer garagens ou caves. Os tijolo ou blocos térmicos sao tabu quase. Etics entao, é bruxaria negra.

E depois vem uma pequena onda de calor durante uns dias e andam todos a stressar porque nao conseguem arrefecer a casa devido ao excesso de isolamento pelo interior. Mesmo que arrefeça durante a noite, como o pano de alvenaria esta pelo exterior do isolamento, pouco lhes vale pois a energia é rapidamente dissipada para o exterior nas primeiras horas do dia, e o esferovite no interior nao tem massa volumica suficiente para armazenar o frio da noite.

Soluçao: AC 24/24h. As centrais nucleares nao se podem "desligar".

A França nao brilha pela sua qualidade de construção para o sector residencial.

E o clima frances nao é de todo comparável ao nosso. Eles tem clima oceânico com tendência a ser cada vez mais continental. Apenas aquela faixa do mediterrâneo no sul tem temperaturas similares durante o ano todo ao Alentejo e sul de Portugal. Mais informaçoes aqui
  12.  # 95

Colocado por: DR1982Entao e as fixações que usam para as fachadas ventiladas ja nao sao pontes termicas?

Podem ser ou não, depende como fizerem as fixações.
    (para quem não entender, os elementos vermelhos são de polímero)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
      Screenshot_20210906-154514.jpg
    •  
      RRoxx

# 96

Colocado por: DR1982Entao e as fixações que usam para as fachadas ventiladas ja nao sao pontes termicas?

uma coisa é um cabelo outra coisa é uma cabeleira.

Isso é uma cabeleirice 😅 😅 😅

qualquer dia nao se fazem janelas e portas para nao se ter pontes térmicas...
    Concordam com este comentário: nortenho66
  13.  # 97

Podem ser ou não, depende como fizerem as fixações.
    (para quem não entender, os elementos vermelhos são de polímero)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
      Screenshot_20210906-154514.jpg
    Como evitam a entrada de bicharada na “caixa de ar”?
  14.  # 98

uma coisa é umcabelooutra coisa é umacabeleira.

Isso é umacabeleirice

qualquer dia nao se fazem janelas e portas para nao se ter pontes térmicas...

Muitos dizem mal do isolamento pelo interior por causa das pontes termicas dos perfis do pladur, ja em tempos aqui cascaram forte na ponte termica causada pelo perfil de arranque do Etics
    •  
      RRoxx
    • 6 setembro 2021

# 99

Colocado por: DR1982Muitos dizem mal do isolamento pelo interior por causa das pontes termicas dos perfis do pladur, ja em tempos aqui cascaram forte na ponte termica causada pelo perfil de arranque do Etics

Essa escapou-me... Secalhar tambem não comem sardinhas porque tem espinhas. Não estou a referir-me a sardinhas, e não estou a falar de espinhas, mas isto pode ser lido por crianças...
    Concordam com este comentário: DR1982
  15.  # 100

Essa escapou-me... Secalhar tambem não comem sardinhas porque tem espinhas. Não estou a referir-me a sardinhas, e não estou a falar de espinhas, mas isto pode ser lido por crianças...
    As buchas metalicas que fixam as placasa de Isolamento num sistema ETICS tambem tem de levar as rodelas de isolamento para nao serem consideradas pontes termicas, por isso creio que em fachada ventilada se nao aplicarem nenhum corte termico nas fixações da fachada ventilada esses elementos também sao pontes termicas.

0.0327 seg. NEW