Iniciar sessão ou registar-se
    • RSousa
    • 4 setembro 2021 editado

     # 1

    Olá a todos!

    A minha casa tem um cano de águas sujas rompido.

    Depois de uns entupimentos e desentupimentos, foi feita uma visualização, com recurso a câmara endoscópica para ver pelo interior dos canos e verificou-se que este tinha dois ou três buracos (não muito grandes) a cerca de 0,5m e 1,2m do chão.

    A solução que me deram, e que deverá ser a mais normal e eficaz, seria abrir a parede, pelo interior, ou exterior, procurar a localização exata dos canos (pois não tenho a planta da casa e não sei em concreto onde ficam) e procurar os furos. Depois cortava-se a parte do cano danificado e emendava-se essa secção.

    A localização dos canos estará entre a casa de banho e a cozinha, eventualmente no canto entre ambas, o que obriga a rebentar com uma fiada ou duas de azulejos da casa de banho, ou a pedra em granito e móveis da cozinha (o que seria pior). Pelo lado de fora, que ao que parece, é para onde estarão virados os furos, seria necessário fazer um rasgo na parede, danificando o capoto, e com a necessidade depois de, eventualmente ter que se colocar uma camada de acabamento em toda essa parede para não se notarem remendos e/ou a pintura exterior da casa toda (que, para já não está ainda a precisar).

    Ponderando estes cenários, chegamos à conclusão que a melhor solução seria partir alguns azulejos da casa de banho, pelo que, como não tinha nenhum azulejo de amostra, tirei umas fotos e tratei de procurar em várias casas de materiais de construção para ver se ainda tinham aquele artigo. Com sorte, descobri qual a marca e fui pessoalmente à fábrica/ armazém, onde me informaram que era algo já descontinuado e que não tinham mais, no entanto indicaram-me uma loja que ainda poderia ter. Desloquei-me ao local e consegui então as últimas unidades, mas que serão suficientes para o efeito.

    Por isso, estou mais ou menos confiante na intervenção a realizar, no entanto, por acaso, vi um video que mostra outra possibilidade de reparação, sem necessidade de rebentar paredes e fazer obras, o que seria excelente.

    Deixo-vos aqui um vídeo, que embora não seja este o primeiro que vi, foi o mais compatível que encontrei na internet para poder partilhar.

    https://youtu.be/0rOzpDGJzpE

    Alguém conhece este tipo de solução ou similar? É eficaz e recomendam? E, se sim, alguém que execute esse serviço, com qualidade, no Porto.

    Obrigado pela vossa atenção.

    Cumprimentos.

    RSousa
  1.  # 2

    Um vídeo e uma solução mesmo muito boa, pressupondo que o liner seja resistente e durável, e que fique bem colado ao cano, senão é de antever que o liner possa por si só vir a dar problemas.

    Esperemos pela opinião aqui do prof. dr. dos canos, o James Bond.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  2.  # 3

    Isso faz-se em condutas na via pública de grande diâmetro, ainda a pouco tempo em Esmoriz estava uma empresa a encamisar os tubos de saneamento com um processo semelhante para não rebentarem a estrada toda.


    Em tubos de PVC não sei se aguenta a pressão do liner.

    Se souberem ao certo onde é parta a parede e substitua esse bocado que fica mais em conta palpita-me
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  3.  # 4

    Sim. Veja a inclinação com que a câmara endoscópica entra no tubo e depois meça com fita métrica o comprimento da câmara, para ficar com o sítio aproximado. A partir daí, já consegue "bolar" um plano. Se for uma câmara específica de inspeção de esgotos, se for um modelo jeitoso, normalmente até faz essa medição...

    Ponha fotos das zonas que terá que abrir por dentro, pois alguém lhe poderá dar ideias sobre como redecorar esses sítios sem ficar péssimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  4.  # 5

    Colocado por: RSousafoi feita uma visualização, com recurso a câmara endoscópica para ver pelo interior dos canos

    Curiosidade.
    Recorreu a empresa especializada para o efeito?
    Ou foi DIY?
  5.  # 6

    Há em Portugal alguma empresa que faça os trabalhos do vídeo para casas particulares?
  6.  # 7

    Sim, procure inspeção de vídeo esgotos no google
    Concordam com este comentário: RSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  7.  # 8

    Colocado por: lmcaet
    Curiosidade.
    Recorreu a empresa especializada para o efeito?
    Ou foi DIY?


    Imcaet,

    Recorri a uma empresa que tanto desentupiu, como depois fez a visualização no interior do cano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  8.  # 9

    Colocado por: CaravelleSim. Veja a inclinação com que a câmara endoscópica entra no tubo e depois meça com fita métrica o comprimento da câmara, para ficar com o sítio aproximado. A partir daí, já consegue "bolar" um plano. Se for uma câmara específica de inspeção de esgotos, se for um modelo jeitoso, normalmente até faz essa medição...

    Ponha fotos das zonas que terá que abrir por dentro, pois alguém lhe poderá dar ideias sobre como redecorar esses sítios sem ficar péssimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RSousa


    Caravelle,

    Vou procurar os vídeos para colocar aqui, ou pelo menos as fotos das zonas danificadas.
  9.  # 10

    Colocado por: carlosj39Há em Portugal alguma empresa que faça os trabalhos do vídeo para casas particulares?


    Carlosj39,

    Foi uma empresa. Como o RicardoPorto sugeriu, procurei na net e apareceram uma com nome conhecido (não querendo estar aqui a fazer publicidade, posso mandar-lhe por mensagem privada).
  10.  # 11

    Existe um serviço de Reabilitação de Tubagens que consiste na aplicação de um revestimento interior das tubagens, constituído por mangas impregnadas com resinas especiais, com a finalidade de reabilitar tubagens de materiais distintos e dentro dos diâmetros indicados.

    Este sistema permite a reparação das tubagens sem necessidade de qualquer obra, aplicada a manga interior, o tempo de espera de cura é bastante reduzido.
  11.  # 12

    Além de que a inspeção de vídeo é sempre o método adequado para avaliar o estado das suas tubagens, desde obstruções a problemas mais graves.
 
0.0168 seg. NEW