Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ando com ideia de comprar moradia feita ou comprar terreno e construir, no concelho de Almada como os preços em segunda mão são acima dos 350 mil com a média de 150/180m2 construídos.
    Pergunto eu, se alguém me sabe dar um conselho comprar sem grandes condições aclimatericas muito boas ou construir dentro das novas normas!
    Acho que os valores de eu comprar serão mais ou menos os mesmos de construir, e construindo será com tudo ao meu gosto e a mais valia por ser edifício novo!
    Onde poderei obter informação de custos!
    Muito obrigado de antecedência!
    José Carvalho
  2.  # 2

    Vale o que vale, eu andei um ano e pouco a pensar no mesmo. No fim decidi que nao queria estar 2 anos a planear, tratar de licenças e construir. Ter disponibilidade para decidir tudo e mais alguma coisa e estar disponível para ver a obra.

    Vou ter que fazer alterações ao que comprei e espero estar despachado no próximo verão.
    É uma questão que tem que perguntar a si, tem tempo, paciência, disponibilidade etc para isso?
  3.  # 3

    Em princípio tenho tempo, estou reformado só que não tenho confiança no sistema e construtores este é um dos pontos que mais receio!
    Mas gostava de saber em permenor os prós e contras no ano 2021!
    Quem tem casas a venda estão bêbados dos euros e pedem uma fortunas por casas com mais de 20 anos e com construção dos anos 60!
  4.  # 4

    Colocado por: José Carvalhonão tenho confiança no sistema e construtores este é um dos pontos que mais receio!

    Se comprar feito, aquilo que está a comprar passou pelo mesmo sistema e construtores que tanto teme.
    Tem uma vantagem, nos primeiros 2 ou 4 anos dificilmente se apercebe disso ...
    Concordam com este comentário: Casinha2020, jamaral.57
  5.  # 5

    Colocado por: José Carvalhonão tenho confiança no sistema e construtores este é um dos pontos que mais receio!


    Olá. Enquando Dono de Obra, você fará parte desse sistema.
    Os empreiteiros ganharam a má fama, alguns por culpa própria mas muitos deles porque são os últimos a fechar a porta e pagam as favas das asneiras dos Donos de Obra, dos Técnicos e do Mercado. De resto, são como os Dono de Obra ou os Técnicos. Haverá os bons e os maus em todo o lado.

    Se parte já com o preconceito e não quer chatices melhor comprar feito, paga um pouco mais mas fica aliviado (nem que seja ilusoriamente).
    Se quer construir, não se ponha a jeito, faça as coisas como devem de ser feitas, estruturadas e bem planeadas.
    Normalmente o primeiro a roer a corda do sistema que tanto teme é precisamente o Dono de Obra. Normal que seja o que mais fica a arder no fim...
    Concordam com este comentário: zedasilva, RRoxx
  6.  # 6

    Se tem tempo para gerir obra e nao tem pressa eu sugiro construir.
    Nunca na minha vida eu comprava uma casa inflacionada e mal cosntruida como o que se vê no mercado.
    Tem é de escolher os melhores no mercado. A diferença a maia que estaria disposto a pagar ppr uma casa pronta, invista-a nos melhores profissionais da sua zona.
    Vai ter dores de cabeca na mesma, mas depois sabe o que construiu e ao seu gosto.
    E tem sempre fprma de controlar o orcamento. Porque só constroi o que quer. E quando compra feita leva com tudo o que precisa e nao precisa.
    A opcao de comprar feito e fazer melhoramentos, é melhor construir.
    Concordam com este comentário: jamaral.57, ricat
  7.  # 7

    Colocado por: José CarvalhoAndo com ideia de comprar moradia feita ou comprar terreno e construir, no concelho de Almada como os preços em segunda mão são acima dos 350 mil com a média de 150/180m2 construídos.
    Pergunto eu, se alguém me sabe dar um conselho comprar sem grandes condições aclimatericas muito boas ou construir dentro das novas normas!
    Acho que os valores de eu comprar serão mais ou menos os mesmos de construir, e construindo será com tudo ao meu gosto e a mais valia por ser edifício novo!
    Onde poderei obter informação de custos!
    Muito obrigado de antecedência!
    José Carvalho


    Por experiência própria já estou desde finais 2019 , ainda só tenho a arquitectura aprovada.......entraves etc etc mas é como tudo se não quer esperar tem que se sujeitar a pagar esse trabalho todo por uma construída.
  8.  # 8

    Colocado por: José CarvalhoAndo com ideia de comprar moradia feita ou comprar terreno e construir, no concelho de Almada como os preços em segunda mão são acima dos 350 mil com a média de 150/180m2 construídos.
    Pergunto eu, se alguém me sabe dar um conselho comprar sem grandes condições aclimatericas muito boas ou construir dentro das novas normas!
    Acho que os valores de eu comprar serão mais ou menos os mesmos de construir, e construindo será com tudo ao meu gosto e a mais valia por ser edifício novo!
    Onde poderei obter informação de custos!
    Muito obrigado de antecedência!
    José Carvalho


    Caro José Carvalho
    Se partir do principio que o que vai comprar feito custa exatamente o mesmo que o que vai mandar construir e se rodear de profissionais competentes em todas as áreas necessárias pode no final ter uma habitação a seu gosto e dentro do seu orçamento. A chave é uma boa gestão de todo o processo construtivo.
  9.  # 9

    Vamos por partes.

    Basicamente existem 2 GRANDES temas (eventualmente problemas) na escolha entre construir versus comprar.
    TEMPO e DINHEIRO!!

    Comprar muitas x é o mais racional. Compra o que está feito, escolhe vendo, paga (eventualmente) o valor pedido e concretiza o negócio num curto espaço de tempo. Não têm expectativas irreais pois o que vê é o que compra. Adapta ligeiramente as suas necessidades ao que encontra e caso compre nova construção sabe que a eventuais problemas são minimos, se compra usado sabe que potencialmente terá que investir para corrigir e resolver eventuais problemas. Em termos de capital sabe que a eventual valor a inveztir está balizado.

    Construir leva muito mais tempo e carece de um capital inicial (e próprio) substancial, alem de que antes sequer de começar a construir já investiu uma quantidade de tempo e dinheiro considerável.
    Terá de ter um terreno com capacidade construtiva, terá que ter uma equipa de projetos, terá que ter a aprovação pela entidade camarária e terá que ter um empreiteiro geral que irá tornar realidade o seu projeto. Estes 'primeiros passos' terão que ser desenvolvidos com capitais próprios e facilmente poderão demorar um tempo 'considerável'.
    Só a partir deste momento é que efetivamente conseguirá ver o seu projeto a tornar-se realidade, mas mesmo assim essa realidade só será 'verdadeiramente real' após a efetiva construção do mesmo, e isso leva o seu tempo, e raramente fica isento de riscos de derrapagens, de tempo ou dinheiro pois as necessidades podem mudar ao longo do tempo que podem 'impactar' positivamente ou negativamente a construção.

    Ou seja a compra é sempre mais rápida, com menores riscos e menos probabilidades de haver derrapagens. Fica 'limitado' à construção existente que poderá não 'encaixar' totalmente nas suas necessidades/expectativas. Construir é mais moroso, terá (poderá) satisfazer todas as suas necessidades, mas fica exposto a um número elevado de riscos que não consegue diretamente controlar que se se materializar vão incrementar (e muito) o tempo e dinheiro que está a investir
    Concordam com este comentário: lmcaet, desofiapedro
  10.  # 10

    Com tudo o que vejo neste fórum eu já chego a conclusão que é mesmo comprar, de preferência usada de forma a que se vejam todas as patologias e depois remodelar. Nem no novo dá pra confiar agora.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, hangas
  11.  # 11

    Colocado por: desofiapedroCom tudo o que vejo neste fórum eu já chego a conclusão que é mesmo comprar, de preferência usada de forma a que se vejam todas as patologias e depois remodelar. Nem no novo dá pra confiar agora.

    Nem nas reabilitações se pode confiar 😂
    Concordam com este comentário: Casinha2020
  12.  # 12

    Colocado por: desofiapedroCom tudo o que vejo neste fórum eu já chego a conclusão que é mesmo comprar, de preferência usada de forma a que se vejam todas as patologias e depois remodelar. Nem no novo dá pra confiar agora.


    Colocado por: Vítor MagalhãesNem nas reabilitações se pode confiar 😂


    Ver as coisas por este prisma não leva a lado algum.
    Se constrói paga as favas o construtor,
    se compra feito, paga as favas o agente imobiliário,
    se aluga paga as favas o senhorio...
    A culpa nunca é minha porque habituaram-me ao "o cliente tem sempre razão" e apenas me foco nos meus direitos.

    Cada comprador, tem o dever de informar-se, de ser curioso, de perguntar antes de decidir, de verificar se o que lhe dizem é certo ou não, de evitar os tabús, de ser sensato/realista... Ninguém é obrigado a nada. O preço é aquele, o produto é aquele, a garantia é aquela...

    De resto, tudo gira em torno do "quem compra acha sempre caro, quem vende/constrói/aluga acha sempre que podia pedir mais".
    O primeiro a facilitar (nos seus direitos e deveres) é o que sairá mais prejudicado...
  13.  # 13

    A verdade é que há handicaps em todas as opções, basta ter o azar de dar com uma má equipa ou profissionais. Este fórum é a estatística perfeita disso mesmo.
    Lá na minha rua tem duas reabilitações a ser feitas, os típicos "corta e prega", pouco depois de terminarem, e vindo agora o tempo da chuva, estou para ver as reclamações a serem feitas, mas pronto, é típico amigo que faz mais barato, faz assim há mais de 20 anos, etc...

    Uma reparação de uma parede (imovel com mais de 60 anos), em massas à base de cal estavam a meter argamassa de cimento direto, em cima daquele barro a desfazer-se... Ainda disse ao "trolha" que aquele tipo de produto naquele suporte e naquelas condições não ia durar muito tempo. A resposta dele, isto fica melhor assim, nunca mais cai, já faço assim à muito tempo e noutras casas e nunca caiu...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 14

    Colocado por: N Miguel Oliveira



    Ver as coisas por este prisma não leva a lado algum.
    Se constrói paga as favas o construtor,
    se compra feito, paga as favas o agente imobiliário,
    se aluga paga as favas o senhorio...
    A culpa nunca é minha porque habituaram-me ao "o cliente tem sempre razão" e apenas me foco nos meus direitos.

    Cada comprador, tem o dever de informar-se, de ser curioso, de perguntar antes de decidir, de verificar se o que lhe dizem é certo ou não, de evitar os tabús, de ser sensato/realista... Ninguém é obrigado a nada. O preço é aquele, o produto é aquele, a garantia é aquela...

    De resto, tudo gira em torno do "quem compra acha sempre caro, quem vende/constrói/aluga acha sempre que podia pedir mais".
    O primeiro a facilitar (nos seus direitos e deveres) é o que sairá mais prejudicado...


    Sim sim, perguntar e perguntar. Imagino a quantidade de perguntadeiros de casas novas não se lixou na mesma. O seu prisma de facto é muito melhor -.-


    Mantenho a minha opinião, prefiro comprar algo em que já se consegue ver as maleitas e partir daí.
  15.  # 15

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Nem nas reabilitações se pode confiar 😂


    Eu diria que reabilitar do zero é mais complicado. Quando falo em comprar algo que já se veja maleitas é precisamente aquelas casas usadas antigas, tipo anos 80, em bom estado, mas que precisam de ser passadas pra 2021. Eu fiz isso com o meu apartamento, e fora cenas que aconteceram na remodelação em si todos os stresses que a casa podia ter eu vi-os e reparei na obra. Continua impec. Se tiver finanças pra isso farei o mesmo com uma moradia.
  16.  # 16

    Colocado por: desofiapedroSim sim, perguntar e perguntar. Imagino a quantidade de perguntadeiros de casas novas não se lixou na mesma. O seu prisma de facto é muito melhor -.-
    Mantenho a minha opinião, prefiro comprar algo em que já se consegue ver as maleitas e partir daí.


    Tem razão, por momentos esqueci-me que estávamos a "falar" do sector mais autodidata que há.
    Dos Donos de Obra "polivalentes" que tudo sabem... aos técnicos e operários sem formação.

    O que defende (comprar e requalificar) é tão válido como outra opção qualquer.
    Bastava que duvidasse do tipo de canalização do prédio... qual o risco de incêndio, ou na utilização de amianto dalguma cobertura, que era o suficiente para muito boa gente declinar essa opção de "comprar em bom estado".

    Repare, eu não digo que esteja mal essa opção, nem sequer defendo que cada família deva ter forçosamente habitação própria... O que acho é que seja qual for o caminho, o comprador/dono de obra/inquilino tem que ver além dos seus direitos e fazer o "trabalho de casa", não esperar encontrar o melhor negócio pela bonita cor dos seus olhos ou por obra e graça do divino Espirito Santo.

    É como os fiscais nas obras, há os que perguntam aos trolhas se "fizeram tudo de acordo com o projecto?" e tá e os que levam marreta para verificar se levou isolamento entre a parede dupla. Noutras o fiscal é apenas um papel assinado porque o Dono de Obra foi o "fiscal de fim de semana"...

    Nunca saberá que fiscal/constructor/técnico/dono de obra teve quando construíram o seu imóvel usado em "bom estado". Pode estar extraordinário por dentro depois de requalificado e "abrir" todo depois de um sopro de vento mais forte, da vibração das obras na rua, duma telha que parte, etc...
 
0.0206 seg. NEW