Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,
    Antes de mais permitam.me agradecer desde já a ajuda essencial que proporcionam.

Adquiri com a minha companheira um apartamento t3 (prédio com 2 T1 no rc e 2 T3 no 1' andar) com parte financiada pelo banco e que há 1 mês foi escriturado, alteramos moradas nas finanças pedimos isenção que foi concedida, etc tudo supostamente ok.

Ao pedir água para o apartamento apercebendo-nos que o contador associado está errado, abastece outro apartamento...

Desloquei.me as águas de Cascais e apresentei a escritura com a planta a dizer (1'dto - fração D).
    A senhora tentou perceber a situação mas disse que lhe parece existir um problema na "etiquetacao/registo" do imóvel, alertando que por vezes há esse erro (até porque ao subir as escadas a minha casa fica do lado esquerdo)
    Em suma, fiz uma escritura com empréstimo etc com toda a documentação a referir 1' direto - fração D e ou a fração está errada ou o lado da morada está errado...

A imobiliária diz que vai resolver mas não adianta o tema nem prazo.
    Já marquei reunião no urbanismo da câmara para tentar perceber melhor o tema

Podem por favor ajudar-me, pois estou extremamente preocupado com a questão do empréstimo, financas e em ter tudo correto até para uma futura venda, já para não falar que não tenho água.
  2.  # 2

Tem o titulo constitutivo da propriedade horizontal?

O que está descrito na Certidão Predial Permanente?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TelmoCorreia
  3.  # 3

Boa tarde, muitíssimo obriagdo pela célere resposta.

Tenho o título sim, na documentação da escritura.

Na certidão predial permanente está da seguinte forma:
    "PRIMEIRO ANDAR DIREITO - Tipo T3 - Habitação - com garagem na cave, identificada com a D"
  4.  # 4

Já apareceu aqui um caso igual.. o erro estava nas placas nas portas dos apartamentos, tinha a casa trocada com o vizinho e supostamente viviam na casa um do outro
    • size
    • 4 setembro 2021 editado

# 5

Colocado por: TelmoCorreia
    Em suma, fiz uma escritura com empréstimo etc com toda a documentação a referir 1' direto - fração D e ou a fração está errada ou o lado da morada está errado...

"PRIMEIRO ANDAR DIREITO - Tipo T3 - Habitação - com garagem na cave, identificada com a D"

A imobiliária diz que vai resolver mas não adianta o tema nem prazo.
    Já marquei reunião no urbanismo da câmara para tentar perceber melhor o tema

Podem por favor ajudar-me, pois estou extremamente preocupado com a questão do empréstimo, financas e em ter tudo correto até para uma futura venda, já para não falar que não tenho água.

Não haverá nenhum erro na identificação da sua fracção na escritura e, consequentemente, nenhum erro de morada.

É que a definição do lado direito ou esquerdo, não se observa nos respectivos patamares das escadas, mas sim junto à porta de entrada do prédio.
    As fracções são identificadas pelas letras do alfabeto, começando pela letra A e no sentido do ponteiro do relógio.

Ou seja;
    Fracção do rés do chão lado esquerdo - Letra A
    Fracção do rès do chão lado direito - Letra B
    Fracção 1º andar esquerdo - Letra C
    Fracção 1º andar direito - Letra D

Portanto, parece estar tudo correcto a nível de identificação e documentação.

Há que, apenas, apurar o que se passa com a instalação do contador da água.
  5.  # 6

Tem alguma planta? Se não tiver, pode consultar junto do arquivo municipal, no projecto original. Lá estará identificada a fracção. Veja se corresponde á sua casa.

Tem Ficha Técnica de Habitação? Aí também deve existir uma planta.
    Colocado por: TelmoCorreiaBoa tarde, muitíssimo obriagdo pela célere resposta.

Tenho o título sim, na documentação da escritura.

6.  # 7

Sim tenho uma planta, que corresponde a minha casa e a mesma tem a identificação "1'direito - fração D".

Então estará tudo ok, apenas será uma situação associada ao contador da água que estará errado?
  7.  # 8

O lado esquerdo e direito vê-se quando esta de frente para o predio, no seu caso quando está de frente o seu apartamento está de que lado?
  8.  # 9

Boa tarde Sirrupe,
    De frente para o prédio o meu t3 esta em frente e do lado direito, o outro t3 está do lado esquerdo atrás e por cima (é dúplex)
  9.  # 10

Entao a caderneta predial e certidao tem a morada correcta.
    A troca é na Câmara com os contadores. Apresente a documentacao atualizada e peça a rectificacao da morada do contador. Da sua e do seu vizinho. Caso contrario dá asneira.
  10.  # 11

Colocado por: SirruperO lado esquerdo e direito vê-se quando esta de frente para o predio, no seu caso quando está de frente o seu apartamento está de que lado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TelmoCorreia

Mentira, no prédio dos meus pais o lado direito é o esquerdo quem vê de frente

A mim sempre disseram que é no sentido esquerdo e direito de quem começa a subir as escadas no nível mais baixo
  11.  # 12

Também há o entendimento que o lado direito e esquerdo tem a ver com a forma como se sai do elevador.
  12.  # 13

Ou seja é mais ou menos à vontade do freguês:)
  13.  # 14

Colocado por: RicardoPorto

Mentira, no prédio dos meus pais o lado direito é o esquerdo quem vê de frente

A mim sempre disseram que é no sentido esquerdo e direito de quem começa a subir as escadas no nível mais baixo

Tem razao. Queria dizer ao contrario.
    No predio dos meus pais de frente o lado esquerdo é o direito e o direito é o esquerdo.
    Ou seja. De frente para o elevador o esquerdo é o direito e o direito é o esquerdo.
  14.  # 15

E o R/C Dto fica por baixo do 1º Esq. e o R/C Esq. fica por baixo do 1º Dto.
    • size
    • 4 setembro 2021

# 16

Esta questão consta nos regulamentos Municipais de Urbanização e Edificação. Não é à vontade do freguês. :)

Artigo 51.º
    Identificação de fogos ou frações

1— Nos edifícios que possuem entrada comum para dois ou mais fogos ou frações por piso, a designação de “direito” cabe à fração que se situe à direita do observador que entra no edifício e a todas que se encontrem na mesma prumada, tanto para cima, como para baixo, da cota de soleira.
    2 — Se, em cada piso, houver três ou mais fogos ou frações, estes devem ser referenciados nos termos do número anterior e pelas letras do alfabeto, começando na letra A e no sentido do movimento dos ponteiros do relógio.
  15.  # 17

Colocado por: VarejoteE o R/C Dto fica por baixo do 1º Esq. e o R/C Esq. fica por baixo do 1º Dto.

Xiça
  16.  # 18

Colocado por: sizeEsta questão consta nos regulamentos Municipais de Urbanização e Edificação. Não é à vontade do freguês. :)

Artigo 51.º
    Identificação de fogos ou frações

1— Nos edifícios que possuem entrada comum para dois ou mais fogos ou frações por piso, a designação de “direito” cabe à fração que se situe à direita do observador que entra no edifício e a todas que se encontrem na mesma prumada, tanto para cima, como para baixo, da cota de soleira.
    2 — Se, em cada piso, houver três ou mais fogos ou frações, estes devem ser referenciados nos termos do número anterior e pelas letras do alfabeto, começando na letra A e no sentido do movimento dos ponteiros do relógio.

Pois não pode ser.
    É todo lógico que se identifique o direito e o esquerdo olhando de frente para o alçado principal.
  17.  # 19

Relamente, parece que existem muitas visões/leis a sugerir interpretação.
    Qual será o melhor local/entidade para me poder clarificar?
    • size
    • 5 setembro 2021

# 20

Colocado por: TelmoCorreiaRelamente, parece que existem muitas visões/leis a sugerir interpretação.

Colocado por: TelmoCorreiaRelamente, parece que existem muitas visões/leis a sugerir interpretação.

Olhe, tente de imediato consultar o Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação do seu Município.

Mas, afinal, qual é o seu problema, quando planta, registos do prédio, escritura, etc, estão em conformidade ?

0.0156 seg. NEW