Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    A que se devem estas manchas negras na fachada e porque ficam com a forma dos tijolos da parede? Isto é, presumo que sejam os tijolos, ou não?

    Obrigado
      sketch-1630884005252.png
  2.  # 2

    Deve-se à idade.
    As pinturas não são eternas.
    • AMVP
    • 6 setembro 2021

     # 3

    Sempre me disseram que se devia a recobo insuficiente.
  3.  # 4

    Colocado por: AMVPSempre me disseram que se devia a recobo insuficiente.

    Muitas destas construções dos anos 80 têm os chamados rebocos diretos. Ou seja, apenas uma camada de reboco. Era uma forma de poupar nos custos e aumentar a produtividade, uma técnica construtiva muito utilizada pelos chamados patos bravos
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Mk Pt
  4.  # 5

    So analisando no local as patologias.
    Tem a ver com falta de isolamento, pontes térmicas, qualidade da tinta, idade do edifício.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 6 setembro 2021

     # 6

    Colocado por: zedasilva
    Muitas destas construções dos anos 80 têm os chamados rebocos diretos. Ou seja, apenas uma camada de reboco. Era uma forma de poupar nos custos e aumentar a produtividade, uma técnica construtiva muito utilizada pelos chamados patos bravos

    E na construcao de 2000 e 2010 é pq?
  5.  # 7

    Colocado por: AMVPE na construcao de 2000 e 2010 é pq?

    Por um lado porque ainda existe muito pato bravo, por outro por cada vez mais os projetos têm palas e palinhas sem que alguem se preocupe com ad pontes termicas
    • AMVP
    • 6 setembro 2021

     # 8

    Colocado por: zedasilva
    Por um lado porque ainda existe muito pato bravo, por outro por cada vez mais os projetos têm palas e palinhas sem que alguem se preocupe com ad pontes termicas


    Vejo prédios que não foram construídos pelos designados patos bravos e ue não têm palas nem palinhas e são visíveis esses problemas.
    Na minha opinião há é prédios bem construídos, sem fuga a materiais, e prédios mal construídos. Nota: o mesmo se aplica a moradias.
  6.  # 9

    Colocado por: AMVPNa minha opinião há é prédios bem construídos, sem fuga a materiais, e prédios mal construídos

    Claro que sim!
    A técnica dos rebocos diretos não era exclusiva dos patos bravos, foi algo que se acabou por quase generalizar naquela época.
    Nos anos 90 a grande moda até eram os rebocos já à cor. Aquilo era a melhor inovação dos últimos tempos. Hoje quase que já ninguém. usa
    • AMVP
    • 6 setembro 2021

     # 10

    Colocado por: zedasilvaHoje quase que já ninguém. usa


    Mas não é por isso que deixaram de existir más construções nem no passado só existam más construções.
    • AMVP
    • 6 setembro 2021

     # 11

    Relativamente ao post inicial, na minha opinião, é algo que o condomínio terá de intervencionar pois caso contrário é provável que passem a ter problemas de humidades/infiltrações.
  7.  # 12

    Colocado por: AMVPMas não é por isso que deixaram de existir más construções nem no passado só existam más construções.

    Se compararmos os materiais e conhecimentos que hoje existe, eu diria que até temos pior construção agora que nos anos 80 ou 90.
    Por exemplo preocupa-me a proliferação dos chamados novos métodos construtivos. Não que sejam maus, mas a grande maioria das construções que vemos são muito mal feitinhas
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  8.  # 13

    Colocado por: fsantos.mailOlá
    A que se devem estas manchas negras na fachada e porque ficam com a forma dos tijolos da parede? Isto é, presumo que sejam os tijolos, ou não?

    Obrigado
      sketch-1630884005252.png

    Os problemas são o que já referiram atrás, deficiencia no isolamento térmico e a idade das tintas. Faço apenas um reparo que parte dessa sujidade também provem do capeamento/rufo da platibanda conforme evidênciado pelos escorridos.

    A solução rápida é pintar tudo. A solução duradoura passa por uma solução de isolamento térmico pelo exterior.
  9.  # 14

    Colocado por: zedasilvaPor exemplo preocupa-me a proliferação dos chamados novos métodos construtivos. Não que sejam maus, mas a grande maioria das construções que vemos são muito mal feitinhas

    Desculpe discordar em parte.
    O grande mal da aplicação dos novos métodos é a não adaptação total ao nosso clima. Só adaptam onde dá para cortar nos custos e aí fica desajustado.
  10.  # 15

    Colocado por: nielskyO grande mal da aplicação dos novos métodos é a não adaptação total ao nosso clima. Só adaptam onde dá para cortar nos custos e aí fica desajustado.

    Por isso mesmo é que a grande maioria são "muito mal feitinhas"
    Neste momento nenhum dos métodos alternativos é mais barato que o dito método tradicional, contudo temos inúmeros vendedores de sonhos a apregoar o contrário.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Mk Pt
    •  
      RRoxx
    • 6 setembro 2021 editado

     # 16

    Ha sempre mais que uma causa.

    a maior das quais é a incapacidade tecnica dos nossos técnicos.

    recentemente tinha um projecto com aplicação de tinta ral 7014 sobre etics em xps de 60mm. alertei e voltei a alertar para a incompatibilidade, que o sistema ia absorver muita energia e podia não correr bem. O arquitecto insistiu para que fosse feito e não havia problema... até ver os emails de resposta tanto do fabricante de etics como do fabricante de tinta. E vem no seguimento do que o nielsky disse, os sistemas tem de ser pensados a actuar no nosso clima.

    Portanto, seja parede dupla, seja parede simples, seja etics, seja taipa, seja pedra, quando os sistemas não forem respeitados e se faça tudo as 3 pancadas, vai sempre haver porcaria.

    Edit: pensei que estava a repsonder ao topico do preço m2 de etics. No problem. Quanto ao assunto, é usual a termoforese acontecer, à luz da legislação vigente aquando da cosntrução de grande parte dos edificios dos anos 70 80 e 90. Não é tao aceitavel aos dias de hoje... mas...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 17

    A tinta já foi e agora a humildade entra pelo reboco e faz isso.
    É pintar
    •  
      RRoxx
    • 6 setembro 2021 editado

     # 18

    Colocado por: RRoxxrecentemente tinha um projecto com aplicação de tinta ral 7014 sobre etics em xps de 60mm. alertei e voltei a alertar para a incompatibilidade, que o sistema ia absorver muita energia e podia não correr bem. O arquitecto insistiu para que fosse feito e não havia problema... até ver os emails de resposta tanto do fabricante de etics como do fabricante de tinta. E vem no seguimento do que o nielsky disse, os sistemas tem de ser pensados a actuar no nosso clima.


    só para elucidar porque ha muitos donos de obra a ler isto:

    O empreiteiro não tem de saber isto, nem tem de questionar, só tem de fazer o que vem no papel. Pode, se bem o entender, alertar e avisar.No fundo é um extra..

    Afinal, para que se fazem os projectos (no caso de térmica)?
  12.  # 19

    Colocado por: RRoxxAfinal, para que se fazem os projectos (no caso de térmica)?

    Só este ano já é o 4 projeto que me aparece com esse tipo de "maleita"
    Em todos a térmica refere "paramentos de cor clara" quando a arquitetura indica especificamente cores escuras.
    Em todos vai assim para obra pois nenhum dos técnico reconheceu que alguma coisa deveria ser feita em fase de projeto
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 6 setembro 2021 editado

     # 20

    Colocado por: zedasilvaEm todos vai assim para obra pois nenhum dos técnico reconheceu que alguma coisa deveria ser feita em fase de projeto


    Depois a fiscalização de 500€ nada vê. O empreiteiro nem imagina e faz como está na arquitectura porque ninguém vai ver a térmica. Os projectistas nao compatibilizaram projectos... e fica o Dono de Obra com uma parede feita como está em projecto, mas cheia de problemas, ou seja, com o menino nas mãos.

    Depois, no fim, só o empreiteiro é que faz porcaria e não percebe nada de obras... será?
    Concordam com este comentário: zedasilva, jamaral.57
 
0.0242 seg. NEW