Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho procurado um apartamento usado e gostei bastante de um dos que já visitei.
    O primeiro contacto foi feito através de uma imobiliária (chamemos-lhe X).
    Aquando da visita , o agente da imobiliária pediu-me para assinar um papel de visita, a pessoa que vende a casa também o assinou.

    Acontece que recentemente verifiquei que uma outra imobiliária (Y) comercializa igualmente o imóvel, mas a um preço mais acessível.

    Tenho duas perguntas:

    - Posso contactar a imobiliária Y para ir visitar o imóvel, uma vez que fica mais em conta?
    - O ideal para mim é tratar da venda directamente com a pessoa que vende a casa, neste caso poupo a comissão da imobiliária. Posso fazê-lo? Não vejo porque não...

    Sei que nos casos em que há exclusividade na venda de um imóvel por parte de uma imobiliária, a pessoa que o coloca à venda tem que pagar na mesma a comissão caso o comprador já tenha visitado a casa através da imobiliária e o compre directamente ao vendedor.
    Será que o mesmo se passa no caso que refiro acima?

    Obrigado desde já pelas vossas respostas.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    O facto que referiu: a pessoa que o coloca à venda tem que pagar na mesma a comissão caso o comprador já tenha visitado a casa através da imobiliária e o compre directamente ao vendedor, também se passa na Imobiliária que fez o jfkpt e o proprietário assinar o papel de visita. Esse papel será usado em tribunal caso o proprietário se recuse a pagar a comissão.

    Assim, é melhor para o proprietário, não lhe vender o imóvel directamente a si.

    Se pode ou não recorrer à Imobiliária Y, isso já não lhe sei responder...

    Cumprimentos
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    Será que alguém me sabe responder o que acontece caso visite duas imobiliárias?
    A imobiliária com a visita mais antiga fica com o negócio?

    Cumprimentos
    • jmvb
    • 24 abril 2008

     # 4

    Pode fazer o negócio através da outra mediadora. Ninguém a pode impedir pois a mediadora X não tem exclusivo e se a tem à venda por 1 preço mais elevado, azar? Para além disso se viesse a haver problema ele recairia em cima do proprietário que paga a comissão e não do comprador. Bom negócio.
  4.  # 5

    jmvb:

    Como não há exclusividade de nenhuma mediadora, é possível efectuar a compra directamente ao proprietário?
    O proprietário terá que pagar uma comissão a uma das mediadores? A qual?

    Obrigado pelos comentários.
    • jmvb
    • 28 abril 2008

     # 6

    Se comprar a casa directamente ao proprietário, a mediadora que a levou a visitar (e se tiver comprovativo desse facto) pode exigir do proprietário o pagamento da comissão. No caso de terem sido 2 as agências a levarem lá o mesmo cliente, a que tem "direito" à comissão será em principio a 1ª. Mas isto é uma questão polémica pois podem ser esgrimidos argumentos de ambas as partes.

    Normalmente as agências não vão investigar se todos os seus clientes que desistiram de comprar ou informam que já compraram foram ou não comprar a casa que eles o levaram a visitar. Não faziam outra coisa. Agora se ficaram suspeitas durante a visita, pode acontecer. Se acontecer é sobre o prop que recai a obrigação de pagar, se a agência conseguir convencer o juiz do seu direito.
  5.  # 7

    Eu ouvi dizer que as imobiliárias tiravam essas informações (que o proprietário tinha vendido o imóvel) nas conservatórias qaundo se fazem os Registos Provisórios.
  6.  # 8

    Anónimo disse:
    Vendi uma casa em setembro sem qualquer intervenção de imobiliaria. Agora uma das imobilarias onde tinha à casa à venda alega que já tinha mostrado o imóvel ao comprador e diz mesmo ter o comprovativo da visita assinado pelo comprador e por uma pessoa da minha familia que tinha a chave de casa para as visitas. O comprador afirma nunca ter visistado a casa, visistou sim outras no mesmo predio e no predio ao lado, através dessa imobilaria, a minha viu o anuncio num site onde eu tb a tinha colocado à venda.
    E agora?
    CC
  7.  # 9

    MANDE A IMOBILIÁRIA BUGIAR. DE facto que base é que ela tem para o accionar ? Uma ficha de visita assinada por quem ? O comprador diz que não visitou a sua casa (pelo que não deve ter assinado esse papel) e o vendedor não mostrou a casa (pois quem hipoteticamente a mostrou não era o proprietário) nem assinou esse papel.

    Haverá falsificação de assinaturas. Who knows? Peça-lhes para mostrar esse tal papel e faça queixa da mediadora ao IMOPPI.

    Cumprimentos
  8.  # 10

    Anónimo disse:
    Bom dia,

    Não sei o que é o IMOPPI mas vou pesquisar. Realmente o que eles merecem é uma queixa. O comprador diz que se há papel a assinatura dele é falsa. Entretanto contratei um advogado porque para pagar o caso vai ter de ir a tribunal, a imobiliária vai ter de provar que tem razão e o juiz vai ter de me dizer que tenho de pagar. De outra maneira nem pensar.

    Cumprimentos
  9.  # 11

    SPSR disse:
    Olá! Só uma dúvida.. Se eu for visitar um imóvel acompanhada por uma pessoa e essa pessoa assinar o comprovativo de visita, sendo que foi um representante do proprietário a mostrar o imóvel e a assinar o respectivo comprovativo, posso eu ir visitar o mesmo imóvel mas desta vez mesmo com o proprietário e legalmente fechar negócio sem que dai advenham sanções para mim ou para o proprietário?

    SR
  10.  # 12

    onde se lê IMOPPI deve-se ler INCI
  11.  # 13

    Boa dia, tenho uma casa à venda nas Laranjeiras e coloquei a casa em 2 agencias. Ambas têm feito um óptimo trabalho de promoção e angariação de potenciais clientes...
    Aquilo que vos queria dizer era o seguinte, algum de vocês gostava de trabalhar, arranjar clientes e depois ninguem vos pagar pelo vosso trabalho? Tenham vergonha na cara, pois aquilo que li aqui de algumas pessoas, além de ser uma fraude, é um autentico roubo, quer por parte dos proprietários que assinam um contrato, quer por parte dos clientes que só pensam em enganar. Tenham vergonha na cara e se solicitarem os serviços de alguém, paguem, pois só assim este pais anda para a frente. Cumprimentos a todos.
  12.  # 14

    Boas,

    Não sendo tão duro como o ruiper27, não posso deixar de concordar com ele.
    Todos gostamos de receber pelo nosso trabalho.
    Não concordam com os valores e\ou condições das agências? Não coloquem lá à venda...

    Cump.
  13.  # 15

    Anónimo disse:
    Não querendo ofender ninguém, mas as imoboliárias fazem-me lembrar os delegados de propaganda médica à porta dos gabinetes médicos. Parecem uns abutres.

    JC
  14.  # 16

    Boas,

    Não tendo mesmo nada a ver com o negócio, continuo sem perceber o "trauma" às imobiliárias.
    Tenho esse sentimento relativamente a coisas que não tenho escolha.
    Agora imobilárias?! Não gostamos de uma? Escolhemos a outra...
    Não gostamos de nenhuma? Não fazemos negócio com elas! Parece-me bem simples.
    Agora usar os serviços deles e depois não querer pagar, a isso já chama outra coisa...

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rutita, Searud
  15.  # 17

    Atenção que a minha mensagem original não era exactamente essa.

    Eu referia que tinha descoberto uma outra imobiliária que fazia um preço 10.000€ mais barato do que a primeira.
    Acho a diferença brutal e também não acho justo ter que negociar com a primeira imobiliária apenas porque começa por A em vez de R. (Contactei-as por ordem alfabética).

    Quando ao negociar directamente com o proprietário, tudo bem, aceito as opiniões aqui explícitas.
  16.  # 18

    Colocado por: jfkptAtenção que a minha mensagem original não era exactamente essa.

    Eu referia que tinha descoberto uma outra imobiliária que fazia um preço 10.000€ mais barato do que a primeira.
    Acho a diferença brutal e também não acho justo ter que negociar com a primeira imobiliária apenas porque começa por A em vez de R. (Contactei-as por ordem alfabética).

    Quando ao negociar directamente com o proprietário, tudo bem, aceito as opiniões aqui explícitas.


    As imobiliárias não fazem preços. Quando assina contrato, o cliente determina o preço de venda e o valor da comissão a pagar à imobiliária. Diferenças dessa ordem são previsivelmente devidas a um de 2 motivos:

    a) O cliente mudou de ideias quanto ao preço entre os contratos com as 2 imobiliárias.

    b) A imobiliária "A" tem uma estratégia de venda que passa por simular um desconto.
  17.  # 19

    Não, nada disso, apenas levam comissões diferentes.
  18.  # 20

    Colocado por: jfkptNão, nada disso, apenas levam comissões diferentes.



    10.000 euros de diferença numa comissão ? Essa é uma diferença demasiado grande.
    Ou então estamos a falar de um imóvel de custo muito elevado, caso em que os 10000 euros são irrelevantes.
 
0.0214 seg. NEW