Iniciar sessão ou registar-se
    • 1348
    • 27 janeiro 2010

# 41

Isto parece-me a história de quem está a fazer casa nova e quer o chão em madeira, mas depois não quer qualquer defeito na madeira (nós). Pelo pouco que sei de madeira há sempre alguns nós, e isso é que torna na minha opinião o chão mais bonito, mais natural, nada comparado com flutuante "sintético".

Em relação ao antigo, não será preferivel até ter os tais "remates" num sobrado, com ripas tb em madeira do que uma laje toda branquinha em betão? A minha avó tinha uma casa com sobrado em que a trave que segurava o tecto do r/chão e o chão do 1º andar, já com alguns 100 anos e não tinha bicho. Que pena que eu tenho de ter sido tudo deitado a baixo e agora, ter uma "linda" laje.....
  1.  # 42

Não se é obrigado a apreciar o género, mas há que pelo menos respeitar quem goste. Quem me dera ter um „Sr. António“ ou „Sr. Joaquim“ da aldeia interior que me trata com carinho e que com brio e amor trabalha a madeira que cede nas suas mãos obedecendo à sua velhice e experiência. Dá gosto vê-lo a trabalhar e que pena tenho que não faça obras em Lisboa. (E faz customer care, porque leva uvas para oferecer ao dono da obra!)
    Isto na cidade, meus caros, paga-se a peso de ouro! Usar o material que a natureza nos dá, e recorrer à sabedoria antiga.
    Pior ainda quando se fala em recicalgem e recuperações tanto em voga no desenvolvimento sustentável, que eu sou sincera ao dizer que nem ligo muito, mas, se por um lado, perdemos os artistas de antigamente e por outro ainda não chegámos ás preocupações ecológicas, estamos no meio dos dois. Onde estamos?

Qual o superior interesse que nos move?
  2.  # 43

Colocado por: CMartinPode ser, Lobito, mas então seria melhor certificar-se antes de se propor uma solução como sendo a melhor? (Quando o que está em causa pode ser a destruição de algo que pode valer muito mais em termos históricos/sentimentais do que alguma vez poderia-se supor?). Customer care à mesma (acho eu).Dar-se ao trabalho por mim.

O problema, penso eu, é que a vasta maioria está genuinamente convencida de que a solução moderna é melhor. Não é por falta de cuidado ou interesse, mas... não está na cara que é melhor um material completamente impermeável do que um material poroso? Um material rígido do que um material flexível? E, de um modo mais geral, o progresso não caminha para o futuro, as soluções de agora não são melhores do que as de antes, as pessoas de agra não sabem mais do que as antigas?

O que de um modo geral escapa à maioria das pessoas é que, frequentemente, as soluções modernas são simplesmente mais "eficazes" (mais rápidas, mais baratas, mais fáceis de executar), mas não está dito que o resultado final tenha maior qualidade. Deviam ouvir o meu marido a falar de transistores e vávulas e da qualidade das gravações (e reprodução de som) que se fazem agora em comparação com o que se fazia nos anos 50.
    • lobito
    • 17 abril 2010 editado

# 44

Depois de uma excelente estadia na Pátria, literalmente entre os pingos da chuva (chegámos com o bom tempo e partimos quando a coisa se estragou), venho dar notícias da minha obra. Claro que ao passar as fotografias para o computador me apercebi de que devia ter tirado muitas outras mas paciência, é o que há.

Vou começar por pôr aqui o que mais me fascinou, as paredes descascadas: pedras, pedrinhas e pedrugulhos nas paredes exteriores e tabique de telha nas paredes interiores (nem sabia que tal coisa existia).
      paredeexterior1.JPG
      paredeexterior2.JPG
      paredeinterior.JPG
    • lobito
    • 17 abril 2010 editado

# 45

Outra coisa que achei fascinante foi ver os fundilhos a uma janela que vai passar a porta (por agora por causa do frio, mas numa segunda fase será muito provavelmente um vão aberto entre a cozinha e a sala):
      _MG_0950.JPG
      IMG_0961.JPG
      IMG_0963.JPG
    • lobito
    • 17 abril 2010 editado

# 46

E já que estamos na cozinha, ei-la à espera da viga que vai substituir a única parede que foi abaixo:
      _MG_0942.JPG
      _MG_0943.JPG
      _MG_0944.JPG
  3.  # 47

Boas

Gosto dessas escoras "high-tech" das últimas fotos (à atenção do zedasilva).
    Boa sorte com a obra

cumps
    José Cardoso
    • lobito
    • 17 abril 2010 editado

# 48

Colocado por: j cardosoBoas

Gosto dessas escoras "high-tech" das últimas fotos (à atenção do zedasilva).
    Boa sorte com a obra

cumps
    José Cardoso

Ah, eu ia acrescentar as ferramentas do métier... Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal (mas devo dizer que noutros sítios mais sensíveis há escoras muito mais up to date... embora algumas vezes tenha pensado no zedasilva!).
      prumo.JPG
  4.  # 49

Outra coisa que foi abaixo, sem merecer reparos do zedasilva com certeza, foi um tabique de madeira na loja, deixando este lindíssimo espaço:
      ipsilon.JPG
  5.  # 50

e essas vigas novos são ser apoiadas como?
    São de madeira ou em ferro?
    E esse barrotes os enchalses parecem-me em mau estado. Estão? e se sim, vai substitui-los?
    • lobito
    • 17 abril 2010 editado

# 51

Acho que vai ser apoiada por um lado na parede exterior e por outro numa parede de tijolo que foi feita de propósito (só agora que lhe estou a responder é que percebi porque é que ela foi feita, mas devo ser eu que sou burra porque o meu marido viu logo o encaixe para a viga). De madeira.

O que é que são os enchalses, os topos? A entrega? Não sei, ainda não chegámos lá. Mas falou-se de fazer um meio ypsilon naquele sítio, ou até um de cada lado. Isto na loja porque a adega ainda está cheia de tralha, mas é provável que se passe o mesmo. A porta entre uma divisão e outra só será desentaipada quando isso tudo for seguro, por exemplo.

Sei que há alguns barrotes vão ter de ser substituídos, por exemplo os dois últimos:
      _MG_0923.JPG
  6.  # 52

Colocado por: j cardosoGosto dessas escoras "high-tech" das últimas fotos (à atenção do zedasilva)

Ó J. Cardoso,

Até parece que não leu a filosofia subjacente a este tipo de «obra» de recuperação!!
    Re-leia:
    Colocado por: lobitoNão é por falta de cuidado ou interesse, mas... não está na cara que é melhor um material completamente impermeável do que um material poroso? Um material rígido do que um material flexível? E, de um modo mais geral, o progresso não caminha para o futuro, as soluções de agora não são melhores do que as de antes, as pessoas de agra não sabem mais do que as antigas?

:-))
  7.  # 53

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: j cardosoGosto dessas escoras "high-tech" das últimas fotos (à atenção do zedasilva)

Ó J. Cardoso,

Até parece que não leu a filosofia subjacente a este tipo de «obra» de recuperação!!
    Re-leia:
    Colocado por: lobitoNão é por falta de cuidado ou interesse, mas... não está na cara que é melhor um material completamente impermeável do que um material poroso? Um material rígido do que um material flexível? E, de um modo mais geral, o progresso não caminha para o futuro, as soluções de agora não são melhores do que as de antes, as pessoas de agra não sabem mais do que as antigas?

:-))

Não se preocupe, que o elevador não vai ser feito de adobe ;-)
  8.  # 54

Boas

Ó J. Cardoso,

Deviam ouvir o meu marido a falar de transistores e vávulas e da qualidade das gravações (e reprodução de som) que se fazem agora em comparação com o que se fazia nos anos 50.

Nunca pensei ser capaz de dizer isto, mas parece-me que desta vez a salvação vem mesmo dos USA. Go yankee, keep an eye on her.

E esse barrotes os enchalses parecem-me em mau estado. Estão? e se sim, vai substitui-los?

Não queria dar parte de ignorante mas tem de ser: o que são enchalses?

Ah, eu ia acrescentar as ferramentas do métier...

Gosto disto, e não é só saudosismo.

cumps
    José Cardoso
  9.  # 55

Colocado por: j cardosoNão queria dar parte de ignorante mas tem de ser: o que são enchalses?

Enchalços?
  10.  # 56

Boas

Enchalços?

Acho que deve ser uma vergonha para mim, mas não conheço nenhuma das duas. Vou retirar-me para lamber as feridas :-(

cumps
    José Cardoso
  11.  # 57

Enchalços?

Acho que deve ser uma vergonha para mim, mas não conheço nenhuma das duas. Vou retirar-me para lamber as feridas :-(

cumps
    José Cardoso

Deixe lá, somos dois, mas também somos dois a saber o que é uma sertã, que eles se calhar não sabem.
  12.  # 58

Boas

mas também somos dois a saber o que é uma sertã, que eles se calhar não sabem.

Com a certeza que uma sertã contribui muito mais para a minha felicidade que um enchalse, ou enchalço ...

cumps
    José Cardoso
    • lobito
    • 17 abril 2010 editado

# 59

mas também somos dois a saber o que é uma sertã, que eles se calhar não sabem.

Com a certeza que uma sertã contribui muito mais para a minha felicidade que um enchalse, ou enchalço ...

cumps
    José Cardoso

Diz o google o seguinte:

"Este termo designa na representação em planta de um vão de porta ou janela, o espaço vazio compreendido entre a espessura das paredes (entre os umbrais das portas ou janelas), correspondente ao vão."

E que os tectos dos enchalços ou encalços se chamam sófitos.

http://www.cm-lagos.com/balcaovirtual/optab01/perguntas/vperguntas.asp?id=397

E agora não sei o que é que o Paulo Cardoso queria dizer.
  13.  # 60

Colocado por: j cardoso

Ah, eu ia acrescentar as ferramentas do métier...

Gosto disto, e não é só saudosismo.

cumps
    José Cardoso

Uma das fotografias que eu lamento não ter tirado (mas vou ver se alguém tira antes de o buraco ser tapado por um Quitérios qualquer) é a perfeição do recorte para o quadro eléctrico feito naquela parede de tabique, visto do lado estucado.

0.0299 seg. NEW