Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Enchalses são as aberturas nas paredes de alvenaria pelo lado interior para a colocação de portas ou janela e são reforçados pelos barrotes de madeira que fazem o contorno e que estão nas fotografia do post #46,

Esses barrotes destinam-se a reforçar a parede na zona da abertura do zona e eram o sistema de pórtico antes do aparecimento do betão armado (estou a inventar à medida que escrevo).

Sendo as paredes de alvenaria de pedra, as vergas ficariam muito fragéis sendo necessário reforçar com uma viga que apoia nos pilares laterais (Ele não eram parvos para andarem a apoiar vigas de madeira directamente em paredes de alvenaria, os frechais não eram uma mariquice).

Qualquer viga não deveria descarregar directamente na alvenaria

Este pórtico de reforço, era então recoberto com madeira +/- idêntica ao do rodapé.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, lobito
    • lobito
    • 17 abril 2010 editado

# 62

Quando diz que os enchalços parecem estar em mau estado, está-se a referir à janela, não é? Mas a nova viga não vai apoiar ali, portanto ainda não percebi muito bem a sua pergunta (ou preocupação).

Editado:

Esqueça! Fez várias perguntas sobre coisas diferentes, não é? Uma é a viga do tecto, respondi. Outra é os enxalmos dos enchalços, pelo que percebi.

Numa primeira fase (quer dizer, enquanto não se fizer a segunda parte da obra), remenda-se naquele vão uma porta que se vai buscar à porta ao lado, que vai ser entaipada. Mas na versão definitiva o vão será a direito e, como esta parte que está à vista tem 1m de abertura, há espaço para a solução que se escolher. (Será que desta vez percebi?)
  2.  # 63

Isto não será para já, mas à vista da parede exterior sem reboco (que virá a ser uma parede interior da futura sala reconstruída), ficou desde já decidido que vai ficar com a pedra aparente. Deve ser um trabalho de paciência, mas o pedreiro já me explicou como é que tenciona fazer a massa para as juntas (areia, cal, terra e só um bocadinho de cimento para prender)! Além de ser muito bonita, e nem sequer escura mas antes com um tom quente, uma das vantagens desta pedra irrgular é contribuir para resolver um dos problemas de que o meu marido (americano e filho único) se queixa numa (enorme) família portuguesa: toda a gente fala ao mesmo tempo e com uma má acústica não se percebe nada:
      _MG_0951.JPG
  3.  # 64

Ora bem. A coisa está a andar, nada mal até, embora certas coisas tenham causado um choque e até uma desilusão porque não era bem aquilo que tínhamos na cabeça. É o preço que se paga por ter as obras a andar na nossa ausência, de forma a podermos instalarmo-nos no fim do ano...

No meu caso, a maior desilusão foi esta parede acima, que eu queria TAL QUAL aquilo. Estava até convencida de que seria coisa para ser feita depois. Mas como se fechou uma porta e uma janela virou porta nessa parede, obviamente que passou a prioridade. Não é que o trabalho tenha ficado mal feito, longe disso, mas ficou "bonito" em vez de "espectacular" (para mim, claro...). É um facto que não sei como é que se poderia segurar a argamassa original (não faço ideia se se segurava sozinha, mas a minha ideia era tirar o reboco e esperar para ver), mas tenho muita pena que a parede tenha pedido a cor avermelhada que tinha. Ainda não perdi a esperança de fazer a experiência noutra parede...
      IMG_1712.JPG
  4.  # 65

Nesta fotografia desfocada vê-se a porta "provisória" para a nova cozinha. É provisória porque é estreita demais, mas é precisa nesta fase porque a sala para onde dá está com a telha à vista e seria um frio desgraçado se não fosse fechada. Mais tarde, a minha ideia é fazer um vão direito e mais largo, de uns 90cm, que fará passagem entre a cozinha e a sala que vier a fazer na parte "nova".
      IMG_1713.JPG
  5.  # 66

Oara cá está uma parede muito bonita, mesmo. Muito parecida a nivel de acabamento final com a que executei em minha casa :-)

Força com esse restauo.
  6.  # 67

A desilusão do meu marido prende-se com o elevador que, na cabeça dele ficaria um pouco recuado em relação à fachada da casa. Ele já está "noutra", só lhe interessa a casa "nova", e quando olha para o que lá está só vê o que VAI estar ;-)

Mas por causa do (mau estado) da viga, a caixa do elevador ficou a sustentá-la, o que tem a vantagem de se poder, na fase posterior, deitar fora a porcaria da viga mais aquela cobertura/terraço que, como se pode ver, está toda rachada, dando a possibilidade de fazer ali uma coisa muito mais leve e airosa.

Eis o antes e o depois:
      IMG_1344.JPG
      IMG_1689.JPG
  7.  # 68

Já agora, e para quem estiver interessado em elevadores, convém não esquecer que esses dois monstros que se vêem têm de ir para qualquer lado. No nosso caso, acabaram provavelmente no pior sítio possível por um conjunto de coisas: o motor (a caixa preta) normalmente fica no chão mas neste caso eu pedi que ficasse a 1,20m do chão por causa das inundações (se se olhar com atenção, ainda se vê a marca da última atrás das cadeiras); o quadro eléctrico pode-se pendurar em qualquer lado, mas o motor precisava de uma prateleira sólida; na parede por detrás do elevador está uma lareira, que prtetendemos manter; no andar de cima, ainda não está nada decidido definitivamente; na parede em frente, está uma adega cheia de cubas enormes até ao tecto; e telefonaram-me para perguntar onde eu queria aquilo, estava eu num parque de estacionamento a 2500km de distância...

Portanto, por agora é assim. Posteriormente, pode ser que o quadro eléctrico fique embutido na parede em frente.
      _MG_1083.JPG
  8.  # 69

Despeça o marido por uns dias (meses), vai fazer-lhe bem e sempre estorva menos.

O tom avermelhado que se perdeu, pode ser derivado de 2 coisas:
    Sujidade, muito pó branco em cima da pedra. Experimente lavar um pouco e veja o resultado
    Ilusão óptica: Como agora têm muita argamassa à vista, ela esconde um pouco o tom da pedra.
  9.  # 70

Colocado por: PauloCorreiaDespeça o marido por uns dias (meses), vai fazer-lhe bem e sempre estorva menos.

O tom avermelhado que se perdeu, pode ser derivado de 2 coisas:
    Sujidade, muito pó branco em cima da pedra. Experimente lavar um pouco e veja o resultado
    Ilusão óptica: Como agora têm muita argamassa à vista, ela esconde um pouco o tom da pedra.

É verdade que só tinha pensado na argamassa (que antes era praticamente cor de barro) e não na pedra. De qualquer forma, penso que esta nova argamassa tem mais cal (e também algum cimento) do que a original. Os meus alarmes deviam ter começado todos a apitar quando me mostraram o que iam fazer e me disseram aquela frase fatal "Mas depois quando secar fica... etc" ;-)
  10.  # 71

Colocado por: lobitoOs meus alarmes deviam ter começado todos a apitar

Quando alguém nas obras diz: Não se preocupe, fico logo em pânico.
  11.  # 72

Boas

e telefonaram-me para perguntar onde eu queria aquilo, estava eu num parque de estacionamento a 2500km de distância...

E o autor do projecto ou a fiscalização andam onde a fazer o quê?

cumps
    José Cardoso
  12.  # 73

Colocado por: j cardosoBoas

e telefonaram-me para perguntar onde eu queria aquilo, estava eu num parque de estacionamento a 2500km de distância...

E o autor do projecto ou a fiscalização andam onde a fazer o quê?

A telefonar-me para um parque de estacionamento a 2500km de distância...

A desilusão do meu marido prende-se com oelevadorque, na cabeça dele ficaria um pouco recuado em relação à fachada da casa.

Elevador? Não havia forma de "dar a volta" às acessibilidades?

cumps
    José Cardoso

Ná. Isto de uma pessoa se embeiçar por uma casa agrícola com loja, adega e alambique por baixo e quartos por cima, tem os seus custos. Principalmente porque para mim não é uma questão de cumprir a legislação (até porque estou só a fazer uma renovação), mas uma questão de acessibilide pura e dura.
  13.  # 74

Boas

Adega e alambique? Percebo o encantamento :-)

cumps
    José Cardoso
  14.  # 75

E agora, a saga da EDP:

Em Fevereiro, pede-se para a EDP tirar um postalete da fachada e pôr as linhas num poste. Não sei bem quando, mas relativamente rapidamente, vêm uns homens, põem um poste exactamente onde pedimos e tornam lá a pôr as mesmas linhas, velhas e mal isoladas, que ficam a meio metro da casa. Com o bom tempo, pensa-se no telhado e faz-se um pedido à EDP para isolar as linhas (10 de Maio). Vem outro homem (ou o mesmo), olha para as linhas e diz que não podem ser isoladas e que vai demorar uns 15 dias (entretanto os andaimes já estavam mais ou menos aprazados). Eu (que entretanto chego a Portugal) não consigo perceber a lógica daquilo e desloco-me à loja da EDP, onde sou recbida por umas simpáticas meninas fardadas, cada qual com um crachat com o nome ao peito, a quem peço para me dizerem o que é que lá têm no computador delas. Respondem-me que têm dois pedidos, um de Fevereiro outro de Maio. Eu pergunto: "E mais nada? Então e as respostas aos pedidos? E o poste que lá puseram, quem pôs, em que data?". Nada. Insisto, e a menina telefona para a assistência técnica, que confirma que lá foi posto um poste com as linhas antigas e que agora têm de ser mudadas e que vai durar um mês. Refilo, insisto, e a menina escreve lá a minha reclamação que eu exijo que me digam por escrito o que fizeram e tencionam fazer, e porquê. Uma semana depois vem outro homem que ele até nem é daquela zona mas que aquilo não são maneiras de trabalhar, e muda as linhas.

Eu pergunto: porque é que só as meninas da loja têm de dar a cara e o nome, e a "assistência técnica" é anónima e irresponsável?

Espero encontrar um sítio algures no site da EDP onde possa escrever que escusam de pensar que o progresso é ter uma ficha de telefone em cada quarto e uma de televisão na cozinha enquanto não ficar registado quem responde aos pedidos dos clientes, como e em que data.
  15.  # 76

Colocado por: lobitoEu pergunto: porque é que só as meninas da loja têm de dar a cara e o nome, e a "assistência técnica" é anónima e irresponsável?

Chama-se progresso
  16.  # 77

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: lobitoEu pergunto: porque é que só as meninas da loja têm de dar a cara e o nome, e a "assistência técnica" é anónima e irresponsável?

Chama-se progresso

Só leram metade da cartilha.
  17.  # 78

Colocado por: lobitoSó leram metade da cartilha.

A parte que lhes interessa ou a que conseguem ver. Afinal neste país, o importante é parecer
  18.  # 79

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: lobitoSó leram metade da cartilha.

A parte que lhes interessa ou a que conseguem ver. Afinal neste país, o importante é parecer

É. Mas cabe-nos a nós todos chamarmo-los (nos) à pedra. ;-)
  19.  # 80

Olá lobito,
    Acabei de ver a sua casa nas fotos que teve a gentileza de partilhar e fiquei encantado, não apenas com a casa mas também com o modo como fala acerca dela.
    Quero igualmente testemunhar-lhe a minha admiração pelo modo como a vê e interpreta.
    Por favor, continue a ilustrar e a comentar a nova vida que lhe vai dando.

0.0311 seg. NEW