Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho aqui pedir ajuda no fórum para uma remodelação em casa que me tem dado muitas dores de cabeça.

    Tenho um lambrim em azulejo que odeio, com umas cores que não se enquadravam em nada, e decidi pintar o mesmo. Resultado, ficou pior do que o estava, com um aspeto terrível de casa de banho antiga, mesmo muito mal.

    Pretendo resolver de uma vez por todas esta situação e dar até um pouco de paz à minha cabeça :D

    A minha ideia agora, para corrigir de vez, era colocar pladur (gesso cartonado) a toda a altura, até porque a parede acima do lambrim existente é tartaruguinha e pretendia uma parede toda lisa, branquinha e uniforme.
    Acham que vou ter problemas com o pladur?

    Já alguém colocou pladur (gesso cartonado) numa parede “terminada”??

    Gosto de fazer as coisas para que fiquem com bom aspeto, mas também que fiquem essencialmente funcionais e que não tenha que me preocupar mais com isso, dai a minha questão do pladur.

    Obrigada!!
  2.  # 2

    Bom dia Tânia_Almeida, pode resolver de duas formas, seja com a colocação de gesso cartonado (colado directamente ao suporte com "ISOCOL" ou aparafusado em perfil "omega"), seja com o barramento integral da parede (tanto em cima do azulejo pintado como da tinta rugosa).

    1) - Gesso cartonado colado directamente com ISOCOL ou fixado em cima de OMEGAS.

    2) - Barramento integral com Extraplás Laranja e/ou FINEX SYSTEMS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia_Almeida
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta.
    Na sua opinião qual o mais resistente a longo prazo?
    Não é uma zona húmida nem tenho problemas com infiltrações.
    Pensei no gesso cartonado porque a casa está habitada e ninguém gosta de andar em obras :D e seria uma coisa mais rápida e com menos pó..pelo menos é a ideia que tenho.
  4.  # 4

    Não.. tem que dar massas nas juntas e lixar e pintar na mesma.

    Menos pó é a opção 1.

    A opção 2 obriga a lixar a parede toda e faz muito mais pó.

    Mas vai fazer você?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia_Almeida
  5.  # 5

    É arrancar o lambrim, barrar e pintar.
  6.  # 6

    Colocado por: Tânia_AlmeidaObrigada pela resposta.
    Na sua opinião qual o mais resistente a longo prazo?
    Não é uma zona húmida nem tenho problemas com infiltrações.
    Pensei no gesso cartonado porque a casa está habitada e ninguém gosta de andar em obras :D e seria uma coisa mais rápida e com menos pó..pelo menos é a ideia que tenho.


    Em termos de resistência (à pressão) será a opção de barramento pois não terá ocos no tardoz. Em termos de resistência a impactos idem. Em termos de tempo de execução são ambas as soluções muito semelhantes, a solução com gesso cartonada é uma solução semi-seca (obriga a tempos de espera na secagem das juntas e barramento integral da placa).
    Fazendo as coisas bem feitas ambas as soluções necessitam de ser lixadas na totalidade da superfície.
    A solução de gesso cartonado irá "roubar" uns 3 cms de espaço, a solução de barramento não chegará a 1 cm.
    A solução de barramento será a menos onerosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia_Almeida
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoNão.. tem que dar massas nas juntas e lixar e pintar na mesma.

    Menos pó é a opção 1.

    A opção 2 obriga a lixar a parede toda e faz muito mais pó.

    Mas vai fazer você?



    Não, vou contratar esses serviços, mas antes gostaria de obter a opinião de colocar gesso cartonado numa parede que já tem outro revestimento e acabamento. Pensei em colocar placas de 6 mm, para não "engrossar" muito a parede.
  8.  # 8

    E como é que vai ficar o remate das placas de gesso com as guarnições das portas?
  9.  # 9

    Na minha opinião as placas de 6mm para superfícies lisas é um erro. O que vai poupar em termos de espaço é irrisório (6,5mm) e as placas são por norma mais caras e necessitam de mais pontos de fixação para não abaularem.
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaE como é que vai ficar o remate das placas de gesso com as guarnições das portas?

    Com uma alheta, fica um rebaixo em torno da guarnição, por exemplo 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia_Almeida
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Em termos de resistência (à pressão) será a opção de barramento pois não terá ocos no tardoz. Em termos de resistência a impactos idem. Em termos de tempo de execução são ambas as soluções muito semelhantes, a solução com gesso cartonada é uma solução semi-seca (obriga a tempos de espera na secagem das juntas e barramento integral da placa).
    Fazendo as coisas bem feitas ambas as soluções necessitam de ser lixadas na totalidade da superfície.
    A solução de gesso cartonado irá "roubar" uns 3 cms de espaço, a solução de barramento não chegará a 1 cm.
    A solução de barramento será a menos onerosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tânia_Almeida



    Eu estava a pensar colocar placas de gesso cartonado de 6mm, mesmo para não roubar muito espaço, para engrossar pouco e para não ficar com outro problema na zona das guarnições das portas..
    é preciso lixar toda a placa de gesso? Ou so nas juntas?
  12.  # 12

    Senão é você a fazer o trabalho faça o barramento.

    Arrancar o lambril e barra tudo integralmente e não fica aí com um corte e cose manhoso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia_Almeida
  13.  # 13

    Não há necessidade de arrancar o azulejo da parede (lambrim). Pode barrar por cima. Veja a massa "FINEX SYSTEMS" que mencionei em cima, outros fabricantes tem soluções semelhantes.
    Normalmente o que o pessoal faz é dar um barramento de cimento cola especial por cima de tudo e depois dar uma pasta fina de estanho para acabamento.
    Concordam com este comentário: Tânia_Almeida, RicardoPorto
  14.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoSenão é você a fazer o trabalho faça o barramento.

    Arrancar o lambril e barra tudo integralmente e não fica aí com um corte e cose manhoso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tânia_Almeida


    Mas o impacto que é arrancar o lambrim é muito grande.. aquilo ainda tem uma area considerável, cerca de 50 m2 de lambrim, sendo que me apanha uma escadaria toda em madeira (que renovei há cerca de 3 anos), e a probabilidade de estragar os materiais à volta é grande..
    Só se pensar em barrar a parede toda, na zona do lambrim e na parte de cima que tem efeito tartaruguinha..
  15.  # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesNão há necessidade de arrancar o azulejo da parede (lambrim). Pode barrar por cima. Veja a massa "FINEX SYSTEMS" que mencionei em cima, outros fabricantes tem soluções semelhantes.
    Normalmente o que o pessoal faz é dar um barramento de cimento cola especial por cima de tudo e depois dar uma pasta fina de estanho para acabamento.
    Concordam com este comentário:Tânia_Almeida


    Barrar a parede toda na sua opinião será o melhor?
    Não era a minha ideia, confesso, para poupar trabalho e menos "lixeira", mas se será o mais resistente irá passar mesmo pela solução.
    Sabe-me indicar de este trabalho demora muito a fazer?
  16.  # 16

    Não, 1 semana fica pronto com 1 homem

    Eu digo arrancar o lambril porque muitas vezes tem um dente
    Concordam com este comentário: Tânia_Almeida
  17.  # 17

    O tempo que demora a fazer (barramento) depende da área, das mãos do artista e do numero de pessoas a fazer a obra. Havendo disponibilidade pode-se fazer em torno de uma semana. Terá que pedir orçamentos e prazos de execução a profissionais da sua zona.
    Concordam com este comentário: Tânia_Almeida
  18.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoNão, 1 semana fica pronto com 1 homem

    Eu digo arrancar o lambril porque muitas vezes tem um dente
    Concordam com este comentário:Tânia_Almeida


    Sim, tem um dente, sendo que tem até uma moldura em madeira entre os dois materiais.
    queria uma parede lisa, direitinha, sem o tal "dente"..
  19.  # 19

    Foto de como está atualmente..
    Não me julguem, pf, está terrível, eu sei.. já nem posso olhar para aquilo..E a cor não era aquela que tinha em mente na altura que decidi pintar, mas quanto mais secava mais escuro ficava..
      20210503_080424.jpg
  20.  # 20

    Outra hipotese eh aplicar papel de parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia_Almeida
 
0.0199 seg. NEW