Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Como já tinha postado aqui este fds vieram limpar uma área de sótão que vou usar exclusivamente para arrumação.

O chão é uma placa de betão, e as paredes são de tijolo-abobadilha à vista, inclinadas (são na verdade o tecto da casa). Não pretendo acabemento, mas gotava de pintar chão e paredes c\ a mesma tinta só para fazer a aglutinação das particulas do cimento e tijolo, para não leventar aquele pó q o betão sempre deita.

Que produto posso aplicar. Os operários que fizeram a limpeza disseram que qualquer tinta acetinada servia. Mas não haverá um produto "mais forte"? Tipo que até esteja preaparado para ser pisado?

Obrigado
    •  
      MRui
    • 19 dezembro 2009 editado

# 2

Colocado por: ParamonteMas não haverá um produto "mais forte"?

Veja se esta lhe agrada. É boa, mas também é cara.
  2.  # 3

Não o aconselho a aplicar tinta acetinada!A tinta acetinada não tem resistência para ser pisada e mais tarde ou mais cedo vai acabar por sair,alem de ser uma tinta já cara.Há produtos especificos para isso,uns mais caros do que outros. Vá-se informar a uma loja de tintas e opte pelo mais barato visto que voçê vai aplicar o produto num sitio onde provavelmente vai haver pouca circulação.
    • naar
    • 19 dezembro 2009

# 4

Colocado por: MRui
    Colocado por: ParamonteMas não haverá um produto "mais forte"?

Veja seestalhe agrada. É boa, mas também é cara.

Para mim era mesmo esta!

Não se esqueça de aspirar tudo muito bem e seguir as instruções da lata!
    • FCC
    • 20 dezembro 2009

# 5

Colocado por: Paramonte... mas gotava de pintar chão e paredes c\ a mesma tinta só para fazer a aglutinação das particulas do cimento e tijolo, para não leventar aquele pó q o betão sempre deita.

Não é conveniente utilizar a mesma tinta nas paredes e no pavimento. Para as paredes pode utilizar tinta plástica para o pavimento convém ser própria para pavimentos. Para o pavimento pode ser uma tinta de 2 componentes. Para além da Dyrup(mencionada anteriormente nos posts), quase todas as outras marcas comercializam tinta para pavimentos.
    Já agora veja esta tinta epoxidica para pavimentos que, poderá ter interesse.
  3.  # 6

Obrigado a todos pelas vossas infornações.
    Estive a ver as referências das tintas e qualquer delas faria um bom trabalho, julgo eu.
    Mas tenho duas condicionantes:
    1. O local é muito pouco arejado, e para qualquer das tintas isso seria um problema real. Tratam-se de cerca de 100 m2 à volta da casa, com tecto muito inclinado, não é possivel andar de pé, sem janelas apenas os postigos que dão para o sótão. Terá que ser uma tinta à base de água, por causa dos gases.

2. Apesar da limpeza ainda há bastante material desagregado, e pó que não vai der possivel tirar.

Estou inclinado para uma tinta acetinada à bases de água...ou será melhor deixar como está?
    Aqui vão fotos:
      sotao_1.jpg
      sotao_2.jpg
  4.  # 7

A minha companheira sugere que Você revista tudo com um produto tipo membrana, eventualmente projectado (há uns da BASF, muito bons, mas nada baratos).

Eu sugiro a solução mais barata possível: pintava tudo, paredes e chão, com tinta de água branca e barata. Para o que é, 2 demão devem chegar.
    Como suponho que irá arrumar as tralhas dentro de caixas plásticas, não vejo para quê gastar mais dinheiro.
  5.  # 8

A robbialac tem uma tinta propia para pavimentos com as caracteristicas que voçê mencionou.
    Eu aconselho que faça primeiro um calculo de quantos litros vai preçisar, porque apesar de ser bem mais barata que os esmaltes epoxi que já foram aqui referidos,não deixa de ser cara á mesma. O preço de tabela dum balde de 4l ronda os 62€+IVA depois tem o desconto que é entre 30% a 40%,é só fazer as contas e ver se recompensa.
    A tinta é esta:

ACABAMENTO PARA PAVIMENTOS
    058-
    DESCRIÇÃO Tinta aquosa de acabamento semi-fosco baseada numa emulsão estireno-acrílica e
    pigmentada com dióxido de titânio e cargas inertes.
    UTILIZAÇÃO Especialmente indicada para a pintura de superfícies horizontais e verticais, no interior e
    no exterior.
    Ideal para a pintura de pavimentos de cimento e de betão sujeitos a atrito médio, tais
    como: garagens, arrecadações, escadas, caves, pátios, salões de exposição, passeios.
    PROPRIEDADES * Excelente adesão
    * Boa resistência à água e a fluídos dos automóveis
    * Boa resistência à acção dos raios UV
    * Lacagem e enchimento bons
    * Fácil aplicação.
    * Secagem rápida.
    * Ausência de cheiro.
    * Lavável.
    * Não inflamável.
    COR(ES) Milhares de cores médias e fortes disponíveis através do Sistema de Tintagem Super
    Colorizer (bases 3000 e 5000). Entre os diversos catálogos disponíveis recomendamos a
    consulta do "Catálogo Geral de Cores para Interior" e do "Catálogo Geral de Cores para
    Exterior".
    CARACTERÍSTICA(S)
    FÍSICA(S)
    Brilho: Semi-Fosco
    Densidade: 1.270 + 0.03 (a)
    Viscosidade: 72 - 77 KU/25ºC
    Ponto de inflamação: > 100ºC
    COV's: Valor limite da UE para este produto (subcat. A/i): 140 g/l (2010). Este produto
    contém no máx. 139 g/l COV
    PREPARAÇÃO
    DO SUBSTRATO
    Pintura de Raiz
    Limpeza - Na limpeza de pavimentos de cimento utilizar a Solução de Limpeza para
    Pavimentos, 013-0165 (consultar a respectiva ITC). Nas restantes superfícies,
    desengordurar com Robbilava, 013-0055.
    Em paredes, aplicar directamente sobre o betão ou reboco, devendo estes encontrarem-se
    firmes e isentos de impurezas ou materiais facilmente destacáveis.
    Repintura:
    Nas repinturas, deve fazer-se uma avaliação cuidada das superfícies para acautelar a
    eventual existência de contaminação ou de incompatibilidade com a tinta aplicada.
    Recomendações especiais: As superfícies devem estar bem limpas, isentas de humidade
    e isentas de gorduras ou outras impurezas.
    APLICAÇÃO Ferramentas: Trincha ou rolo de esmalte.
    Diluição e n.º de demãos: 2 demãos sendo a 1ª diluída com 10%, em volume, com água
    e a 2ª sem diluição. No caso de pavimentos pouco porosos a 1ª demão deve ser diluída
    até 25%, em volume, com água.

Tempo de secagem:
    Ao tacto: 30 minutos.
    Para demãos seguintes: 4 horas.
    Para transitar: 24 horas, em zonas bem ventiladas e a temperaturas da ordem dos 20ºC.
    Lavagem da ferramenta: Com água.
    RENDIMENTO 8 a 10 m2/litro/demão.
    FORMATO(S) 3/4 e 4 litros.
  6.  # 9

Caro NLS_Marques

Bom input, mas pode dizer-me se essa tinta tem cheiro?

O preço é que me parece bem puxadito, mas poderia usá-la apenas para o chão-
  7.  # 10

Se é para arrumos uma tinta qualquer barata, se é para utilização humana, tinta membrana ou tinta especifica de marca...no que mostra acho um desperdicio usar membrana ou tipo, fica caro.
  8.  # 11

Colocado por: ParamonteCaro NLS_Marques

Bom input, mas pode dizer-me se essa tinta tem cheiro?

O preço é que me parece bem puxadito, mas poderia usá-la apenas para o chão-

Tem o cheiro de uma tinta aquosa normal.
    Eu no seu lugar nas paredes e tectos iria usar uma tinta plastica das mais baratas em branco,no chão podia vir á aplicar essa em cinzento,ou talvez noutra cor.
    Mas primeiro iria fazer o calculo de quantos litros ia precisar,fazer as contas de quanto ia gastar em €. Se acha-se que ia sair muito caro pintava só as paredes e os tectos,não vejo grande utilidade em pintar o chão com tinta plastica era preferivel aplicar uma demão de verniz para betão,sempre é bem mais resistente ,porque tinta plastica mais tarde ou mais cedo ao ser pisada vai comecar a largar particulas,e é isso que você não quer.
  9.  # 12

caro NLS_Marques

Esse verniz para betão, pode dar-me uma referência?
  10.  # 13

Estive a ver a ficha técnica do verniz para betão da dirup e julgo que a base é aquosa portanto sem cheiro e atenção q isso é importante pois não quero que o aplicador fique sujeito a gases tóxicos, alguem me pode verificar se isso se confirma?
    ver : http://www.dyrup.pt/Consumidor/Exterior/Paredes/Acabamento/Verniz_para_bet_o.aspx
  11.  # 14

Preciso pintar os degraus de uma escada em betão, acabada de concluír. Alguém me pode dar referências de tintas apropriadas?
    EPL

0.0203 seg. NEW