Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 9 setembro 2021

# 1

Colocado por: Ruipsm
    Vivi 28 anos em moradia depois casei e fomos para apartamento. 6 anos depois vendemos o apartamento e começamos a aventura de construir. Para quem está habituado a moradias não é fácil hibituarmo nos a um apartamento
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Pois eu vivi 23 anos numa morada, depois mudei-me para um apartamento e nunca mais quis viver numa moradia.
    Ja quis mudar de apartamento mas nunca para uma moradia.
  1.  # 2

Colocado por: AMVP
    Pois eu vivi 23 anos numa morada, depois mudei-me para um apartamento e nunca mais quis viver numa moradia.

Não quer explicar a razão? Não é frequente este tipo de opinião.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  2.  # 3

Se quiserem optimizar mais, o ideal é dar de entrada o mínimo possível (dependendo da avaliação do banco isso pode significar apenas 10% do valor de escritura acho), continuarem com um fundo de emergência para 6 meses , e com o restante que pouparem tentar em colocar em algo que renda valores acima dos juros do crédito habitação.

Caso a Euribor aumente, com o valor que pouparam podem abater e diminuir o desconforto caso o aumento da Euribor seja significativo.
    • FFAD
    • 9 setembro 2021

# 4

Colocado por: Vítor Magalhães

Partilho desta opinião.

A moradia e principio tem muito mais manutenção, jardim, etc. Eu que viajo muito, não me sentia completamente seguro em deixar a mulher e os filhos sozinhos numa moradia isolada, o apartamento apenas tem um ponto de entrada (porta blindada). São só alguns.
    • AMVP
    • 9 setembro 2021

# 5

Nao? Pois eu conheco varias pessoas.
    Agora se o referencial é o Forum da casa acredito que nao o seja pois as pessoas que aqui colocam mais questoes Encontram-se a construir moradias, nao vem aqui ninguem que esteja a construir predios.
    Quanto as minha razoes nao me I Porto nada desde que me diga pq prefere uma moradia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 6

Colocado por: AMVPPois eu vivi 23 anos numa morada, depois mudei-me para um apartamento e nunca mais quis viver numa moradia.

Eu cresci e vivi até aos 30 numa moradia de aldeia, com quintal, jardim, currais, etc. Quando me mudei para um apartamento foi um alívio: muito menos manutenção, jardim sempre asseado, muito menos área e trabalho para limpar, etc. Tenho sorte, a vizinhança é toda porreira, o prédio é calmo, foi uma boa mudança.

No entanto, agora nos 40, já me imagino bem numa moradia: não uma moradia de aldeia, mas uma moradia numa zona habitacional (se pudesse ser na minha urbanização actual era impecável) com a casa, garagem e uma pequena área aberta à frente. Quintais para cultivar não quero, mas um pouco de privacidade adicional era bem vinda. Provavelmente não vai acontecer :-)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 7

Colocado por: AMVP
    Nao? Pois eu conheco varias pessoas.
    Agora se o referencial é o Forum da casa acredito que nao o seja pois as pessoas que aqui colocam mais questoes Encontram-se a construir moradias, nao vem aqui ninguem que esteja a construir predios.
    Quanto as minha razoes nao me I Porto nada desde que me diga pq prefere uma moradia.

Está enganada, o meu referencial não é o fórum da casa, é o fórum da vida e da experiência.

Eu prefiro sempre uma moradia porque tenho menos paredes para partilhar com vizinhos e seus feitos.
    Uma moradia não tem necessariamente de ser implantada num terreno com 5000 m2 e a manutenção que isso implica. Mas lá está, preferia de longe ter que andar com uma roçadora na mão de 2 em 2 meses mesmo que não fosse cultivar nada, do que ter que gramar com o vizinho a bater com a gilete no lavatório do apartamento ao lado, o barulho do cão a esgravatar na porta para sair, ou levar com o fumo do grelhador na varanda, passe a generalização.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Nostradamus
  5.  # 8

Colocado por: Bruno.AlvesTenho sorte, a vizinhança é toda porreira,
    isso é uma lotaria.. mas também o é numa aldeia ou numa qq vivenda
  6.  # 9

Está enganada, o meu referencial não é o fórum da casa, é o fórum da vida e da experiência.

Eu prefiro sempre uma moradia porque tenho menos paredes para partilhar com vizinhos e seus feitos.
    Uma moradia não tem necessariamente de ser implantada num terreno com 5000 m2 e a manutenção que isso implica. Mas lá está, preferia de longe ter que andar com uma roçadora na mão de 2 em 2 meses mesmo que não fosse cultivar nada, do que ter que gramar com o vizinho a bater com a gilete no lavatório do apartamento ao lado, o barulho do cão a esgravatar na porta para sair, ou levar com o fumo do grelhador na varanda, passe a generalização.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

No meu círculo tbm são mais as pessoas que querem vivenda do que apartamento... mas secalhar é porque vivemos todos em apartamento. Eu espero daqui a 4 5 anos passar para vivenda :)

Concordo em pleno consigo Vitor
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 10

para nao falar de ter espaço para animais de estimação e uma horta ou pequeno pomar... claro que há quem nao tenha interesse nessas coisas.. somos todos diferentes e ainda bem que assim o é
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
  8.  # 11

Obviamente que terá de ser uma vivenda/moradia adaptada às nossas necessidades e não um palacete com 300m2, 4 suites, etc... e no final, vai ser usufruída 90% dos dias por 2 pessoas...
    • AMVP
    • 9 setembro 2021

# 12

Colocado por: Bruno.AlvesNo entanto, agora nos 40, já me imagino bem numa moradia: não uma moradia de aldeia, mas uma moradia numa zona habitacional (se pudesse ser na minha urbanização actual era impecável) com a casa, garagem e uma pequena área aberta à frente. Quintais para cultivar não quero, mas um pouco de privacidade adicional era bem vinda.

EU sempre vivi mum ambiente mais urbano, nunca tive essa vivencia. Sempre pai e mae a trabalhar fora de casa e amas e colegios e escolas.
    • AMVP
    • 9 setembro 2021

# 13

Concordam com este comentário:desofiapedro

Temos vidas e experiencias diferentes entao. Mas eu nao disse que era o seu referencial, coloquei um *se*.
    EU raramente ouco os meus vizinhos. Nao tenho barulho nenhum de caes nem fumos de ninguem. COmo lhe disse ja mudei de apartamento mas nunca pensei em viver numa moradia.
    Mas nao me disse pq gosta de moradias
    EU seria incapaz de viver numa moradia mum terreo de 5.000 m2.
    •  
      RRoxx
    • 9 setembro 2021 editado

# 14

Eu sinceramente é-me indiferente a moradia ou o apartamento. Cresci numa aldeia numa moradia com um quintalzinho. Entretanto, por oportunidade, comprei outra com mais terreno.

A vida avançou e agora nos 30's tenho é vivo num apartamento há cerca de 3 anos e não me faz diferença. Antes já vivia em apartamento alugado há uns anos (5?)

Se me perguntarem qual prefiro... Nesta fase, prefiro o apartamento, pela vida que levo pelo não ter de me preocupar com certas coisas, desde a segurança a manutenção do exterior etc. Mas mais tarde concerteza vou despachar o apartamento e voltar a moradia, uma das ou outra que adquira. E no campo, longe de Lisboa, que detesto cidade.
  9.  # 15

Colocado por: AMVPMas nao me disse pq gosta de moradias

Porque gosto de ter mais liberdade e espaço ao ar livre, a minha ideia de apartamentos, e obviamente sem querer ofender ninguém, é que são prateleiras para empilhar pessoas, números cujo único propósito é produzir. Vejo os apartamentos como dormitórios. Eu sei que é uma visão triste e redutora, mas é aquilo que me vem à cabeça sempre que penso nisso.
    Concordam com este comentário: lmcaet, desofiapedro
  10.  # 16

Porque gosto de ter mais liberdade e espaço ao ar livre, a minha ideia de apartamentos, e obviamente sem querer ofender ninguém, é que são prateleiras para empilhar pessoas, números cujo único propósito é produzir. Vejo os apartamentos como dormitórios. Eu sei que é uma visão triste e redutora, mas é aquilo que me vem à cabeça sempre que penso nisso.

Nunca viveu num?
  11.  # 17

Não estão a sair um pouco do tópico? O user apenas queria saber se para valor X e com rendimentos Y, se era boa ou má ideia :)
    •  
      Mk Pt
    • 9 setembro 2021 editado

# 18

A grande maioria das pessoas prefere moradia do que um apartamento. E é muito fácil perceber porquê, as vantagens em termos de maior privacidade, muito menor probabilidade de haver ruidos incómodos, o não pagamento de condominio, não necessitar de autorizações dos vizinhos para fazer algo no exterior da casa, não aturar vizinhos em reuniões de condomínio, etc etc.

Para grande parte das pessoas viver em apartamento ou, melhor, viver num qualquer tipo de condomínio, só se justificava em países tipo Brasil, em que a segurança seja uma questão de extrema importância.
    Num país como Portugal, em que a violência é pouca ou nenhuma, a segurança não é questão suficiente para compensar todas as desvantagens de viver em condomínio/apartamento para a grande maioria.

Dito isto, claro que haverá quem prefira viver em apartamento, há sempre as excepções.
    Também há sempre quem prefira viver no meio da confusão de uma cidade do que num lugar mais calmo, mesmo tendo oportunidade de viver com condições comparáveis em ambos os locais.
    Ainda bem que não gostamos todos do amarelo. A variedade é importante.

Ainda assim a maioria das pessoas é relativamente realista em termos de vantagens e desvantagens, sabe que que viver numa moradia/fora de um condomínio tem imensas vantagens e que a questão de tratar do terreno é uma não questão, não quer tratar do jardim, compra casa com terreno pequeno e pavimenta a maioria/tudo, por isso, se puderem, a maioria prefere mesmo a moradia.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  12.  # 19

Colocado por: rjmsilva

Nunca viveu num?

Vivi, em Rio Tinto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  13.  # 20

Boa noite a todos,

Em relação às sugestões de aquisição de terreno, nesta fase não nos é possível esperar mais 2 ou 3 anos para avançar com a nossa vida.

E ir para os concelhos referidos, não nos é possível por motivos profissionais e até familiares.

Em relação a viver em apartamentos, cada caso é um caso. Vivo numa moradia grande que requer muita manutenção e esforço financeiro para tal. Se não quero gastar 180k num apartamento, quanto mais gastar 300k numa moradia e arcar com as despesas que ela trará (aqui só existem moradias acima de 250k,sendo que as de 250k precisam de obras).

0.0213 seg. NEW