Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: callinasPorque o flex?

Pq é para outdoors. O formato e dispersão de sinal também se adequam melhor a uma montagem lá fora, onde não há tectos.

Colocado por: rjmpiresEu ainda tenho internet do terceiro mundo, mas desde que tenho NAS já não quero ter dados duplicados/triplicados e por aí em diante em vários equipamentos, os 5GHz foram uma benção nesse aspecto.

O mesmo aqui. Para não falar que os discos SSD podem dar o pifo, os portáteis e os telemóveis podem desaparecer, cair, etc e perder a informação não é uma situação atractiva.

Colocado por: WilgaQuanto a espaço para cablagem faz todo o sentido mas confesso que não sei como definir uma zona exterior para ter o AP protegido das intempéries e devidamente integrado na fachada.

Protger um AP, mesmo que seja outdoors, é bom. Mas não sendo possível, pode perfeitamente estar exposto aos elementos.
    Pode estar integrado na fachada (estilo CCTV) ou não.

Colocado por: WilgaAlguém acha as luzes com detector de movimento (em corredores ou divisões sem janelas) prático?

Pessoalmente detesto dentro de casa ter que esperar pela detecção do movimento e depois ter de esperar pelo temporizador para desligar, especialmente em corredores. Estes também fazem ambiente e não se quer a a mesma quantidade de luz, dia ou noite, sempre que alguém se mexe. É muito rude.
    Com leds, pode perfeitamente ter um tipo de iluminação "constante", seja em rodapé, sanca, pontos de luz na parede, etc.

Se o problema for para desligar a luz numa despensa ou assim, talvez optasse por um sensor de porta, estilo roupeiros/gavetas.

Colocado por: ParamonteDois lavatórios na suite principal

Costumam usar os lavatórios em simultâneo?
    Embora seja algo super comum não costumo tirar partido disto. Talvez a utilidade brilhe quando ambos os elementos se levantam e se despacham à mesma hora, com a mesma sequência de rotina.
    De manhã trato de quase tudo no duche e durante o dia é raro usar essa WC.

Outra ideia pragmática: usar a gaveta debaixo do "fogão" não para guardar talheres de mesa, mas sim para utensílios de confecção (colheres de pau, pinças, espátulas, pegas, etc)
    Concordam com este comentário: rjmpires
  2.  # 42

Colocado por: pguilhermeOutra ideia pragmática: usar a gaveta debaixo do "fogão" não para guardar talheres de mesa, mas sim para utensílios de confecção (colheres de pau, pinças, espátulas, pegas, etc)

Irrita-me ir a casa dos meus pais cozinhar e depois andarem a chatear-me porque me tenho de desviar para tirarem os talheres e porem a mesa 😅
    Concordam com este comentário: pguilherme, Ana_Dado
  3.  # 43

Colocado por: rjmpires

Na zona da TV também deixei tomada a meio da parede e um tubo vazio para passar os cabos vindos da box e afins.
    Concordam com este comentário:Wilga
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Wilga

Essa aí acho que é da minha autoria , e já vem de 2015-2016, talvez
  4.  # 44

Colocado por: rjmpiresIrrita-me ir a casa dos meus pais cozinhar e depois andarem a chatear-me porque me tenho de desviar para tirarem os talheres e porem a mesa 😅

Eheh, yah.
    É uma ideia muito pouco prática, que por alguma razão é muito frequente. Até há muitas cozinhas modernas onde montam estas gavetas já com divisórias embutidas para os conjuntos de faqueiro.

Colocado por: callinasEssa aí acho que é da minha autoria , e já vem de 2015-2016, talvez

É uma boa ideia, é natural que se difunda :)
  5.  # 45

Um erro que cometi foi não deixar nenhuma tomada elétrica num dos lados do quintal.. pensei que não ia precisar, mas de vez em quando lá tenho de desenrolar a extensão.
    Concordam com este comentário: Wilga
  6.  # 46

Colocado por: rjmpiresUm erro que cometi foi não deixar nenhuma tomada elétrica num dos lados do quintal.. pensei que não ia precisar, mas de vez em quando lá tenho de desenrolar a extensão.

Eu deixei duas do lado de fora dão muito jeito , efetivamente.

Mas também dá jeito aos ladrões para ligarem uma rebarbadora
    Convém deixar o circuito ligado a um disjuntor que se possa desligar .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  7.  # 47

Dupla tomada de energia e rede na tomada de tv.
    Já disse atrás.
    Um cabo de energia da para duas tomadas.
    No tubo do cabo de rede cabem confortavemente 2 cabos de rede.
    Tem o custo adicional da aparelhagem.
    Concordam com este comentário: Beto1980
      16314379712305770649670809965684.jpg
  8.  # 48

Ponto de água na cobertura para lavar painéis Fotovoltaicos
    Concordam com este comentário: Djdasa, RicardoPorto, Beto1980, ForcePT, Zé Meirinho, Sansoni7, Dias12
  9.  # 49

Colocado por: callinasDupla tomada de energia e rede na tomada de tv.

Tendo o router no bastidor, aqui colocaria 2 pontos de rede: um para a box e outro para uma smart tv (ou chromecast, apple tv e cenas assim).

Por outro lado, qual o motivo para 2 tomadas?
    Também vejo sempre isso, embora acabe por passar uma extensão para "dentro do móvel" e ligo lá a tv, barra de som, box, carregador usb, para ficar tudo mais escondido.
    A nivel de corrente, é tudo fraquinho...

Colocado por: callinasMas também dá jeito aos ladrões para ligar uma rebarbadora

Também pode estar acoplada a um interruptor dentro de casa (ou automatizar).
  10.  # 50

Colocado por: callinasPonto de água na cobertura para lavar painéis Fotovoltaicos

Bolas! Que boa ideia e não tenho prevista.
    Bom... será ajustado em obra :)
  11.  # 51

Sensores de movimento não gosto. Sou da opinião que se queres luz acesa, acendes, e depois apagas. Porque a luz vai acender muitas vezes sem que sintas necessidade de ligar o interruptor, lá se vai a teórica poupança

Mas havendo que seja algo assim .
      16314383712562232799258255498553.jpg
  12.  # 52

Colocado por: callinasPonto de água na cobertura para lavar painéis Fotovoltaicos

Não está mal pensado..
  13.  # 53

Colocado por: Wilga

Não está mal pensado..

A sério que nunca tinha pensado nisso?

A casa é no seu todo um espaço técnico, como tal todos os espaços onde irá existir pontos técnicos precisam de água, electricidade perto.

Deixar um ponto de rede na cobertura.
  14.  # 54

Colocado por: callinas
    Eu deixei duas do lado de fora dão muito jeito , efetivamente.

Mas também dá jeito aos ladrões para ligarem uma rebarbadora
    Convém deixar o circuito ligado a um disjuntor que se possa desligar .

Foi devido aos amigos do alheio que não deixei nenhuma lá, se me tivesse lembrado dessa do disjuntor tinha metido, boa dica 👌🏻

No lado do jardim principal até tenho demais.
  15.  # 55

Colocado por: rjmpires
    Foi devido aos amigos do alheio que não deixei nenhuma lá, se me tivesse lembrado dessa do disjuntor tinha metido, boa dica 👌🏻

No lado do jardim principal até tenho demais.

Eu na minha reconstrução vou deixar umas 10 no exterior, com dois circuitos independentes.

Outra dica:
    Deixar já previsto os pontos para o circuito CCTV tal como o local na casa para deixar toda aparelhagem técnica.
  16.  # 56

Colocado por: callinasDupla tomada de energia e rede na tomada de tv.
    Já disse atrás.
    Um cabo de energia da para duas tomadas.
    No tubo do cabo de rede cabem confortavemente 2 cabos de rede.
    Tem o custo adicional da aparelhagem.
      16314379712305770649670809965684.jpg

Eu deixei um tubo bem largo para passar o que vier no futuro. Para já são só 2 HDMI 2.1
      IMG_20210220_124319.jpg
  17.  # 57

Colocado por: CavacoCasa

Eu na minha reconstrução vou deixar umas 10 no exterior, com dois circuitos independentes.

Outra dica:
    Deixar já previsto os pontos para o circuito CCTV tal como o local na casa para deixar toda aparelhagem técnica.
    Concordam com este comentário:rjmpires

E para quem quer automatizar estores, luzes, motores e afins.. não meta caixas elétricas pouco fundas.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  18.  # 58

Colocado por: CavacoCasa

A sério que nunca tinha pensado nisso?

Deixar um ponto de rede na cobertura.

Neste exemplo confesso que não. Que seria suficiente usar um balde.
  19.  # 59

Colocado por: callinasSensores de movimento não gosto. Sou da opinião que se queres luz acesa, acendes, e depois apagas. Porque a luz vai acender muitas vezes sem que sintas necessidade de ligar o interruptor, lá se vai a teórica poupança

Mas havendo que seja algo assim .
      16314383712562232799258255498553.jpg

A meu entender apenas na despensa se torna mais útil (mãos ocupadas).
  20.  # 60

Colocado por: callinas
    Essa aí acho que é da minha autoria , e já vem de 2015-2016, talvez
    Bem, eu qd construí a minha em 2011/2012 já fiz isso :) ....

E para no futuro limpar o telhado também. Deixar uma tomada elétrica para ligar o aparelho para limpar o telhado :)

0.0273 seg. NEW