Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Felizmente a minha casa é térrea e só preciso de uma escada 😛
  2.  # 62

Colocado por: mafgodE para no futuro limpar o telhado também. Deixar uma tomada elétrica para ligar o aparelho para limpar o telhado :)

Yah, água e luz na cobertura é top.

Colocado por: CavacoCasaDeixar um ponto de rede na cobertura.

Com que finalidade?
    Dependendo da localização, pode ter local para antena para "amplificador" de sinal de telemóvel, mas a ligação de rede pode ficar no bastidor.

Colocado por: rjmpiresEu deixei um tubo bem largo para passar o que vier no futuro. Para já são só 2 HDMI 2.1

Muito limpinho. Gosto!
    E tem outra tomada atrás do móvel, para o resto?
    Liga a tv por wifi ou não usa disso?
  3.  # 63

Colocado por: rjmpires
    Foi devido aos amigos do alheio que não deixei nenhuma lá

Esses agora vêm com ferramentas a baterias :)

Mas sim, uma tomada no exterior é um pau de dois bicos .

Já agora, tomadas dentro dos quadros elétricos .
      IMG_20210912_113035.jpg
  4.  # 64

Colocado por: callinas
    Esses agora vêm com ferramentas a baterias :)

Mas sim, umatomada no exterior é um pau de dois bicos .

Já agora, tomadas dentro dos quadros elétricos .
      IMG_20210912_113035.jpg

Colocação de uma caixa vazia por baixo do ati para os equipamentos ativos.
    Concordam com este comentário: LMDuarte
  5.  # 65

Colocado por: mafgodBem, eu qd construí a minha em 2011/2012 já fiz isso :) ....

E para no futuro limpar o telhado também. Deixar uma tomada elétrica para ligar o aparelho para limpar o telhado :)

Ok 👍
  6.  # 66

Em edifícios com 4 ou mais andares deixar na cobertura pelo 2 pontos de ancoragem para futuros trabalhos verticais (limpeza, manutenção)
  7.  # 67

Colocado por: pguilhermeMuito limpinho. Gosto!
    E tem outra tomada atrás do móvel, para o resto?
    Liga a tv por wifi ou não usa disso?

Atrás do móvel é idêntico ao do calinas, 3 elétricas, 2 de rede e 2 TV e a outra ponta do tubo vazio.. acho que o ITED 4 já obriga a ser 2 de cada pelo menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  8.  # 68

Tomada de rede no telhado. Por causa sistema FV.
    Tomada de rede na bomba de calor.
    Tomada de rede quadro elétrico . Por causa do FV
    Cabo de rede do quadro elétrico para a cobertura , por causa FV
    Cabo de rede do quadro elétrico para o Ati ou bastidor , Por causa do FV e ou medidores de energia.
    Cabo de rede dos vários quadros parciais para o bastidor.

Cabo de rede para o exterior, para AP no exterior.
    Com sistema de baterias ou injeção zero, é necessário haver comunicação com inversor e o medidor à entrada da casa. Isso pode ser feito por wi-fi, mas sendo por cabo de rede tanto melhor.
    No fim cada um olha para a sua casa e vê o que se aplica.

Cabo solar duplo e cabo de rede, da cobertura ao sítio onde prevê instalar inversor, e do inversor ao quadro de entrada da casa .

Tubo Negativo entre o quadro de entrada da casa e contador de água, se quiser monitorizar o contador de água
  9.  # 69

Colocado por: DjdasaEm edifícios com 4 ou mais andares deixar na cobertura pelo 2 pontos de ancoragem para futuros trabalhos verticais (limpeza, manutenção)

Isso era uma das coisas que se começou a falar de ser obrigatório.
    Os cabos de ancoragem para a linhas de vida.
    Qualquer manutenção no telhado, inspeção de painéis, inspeção de chaminé, antena tdt, etc beneficiam muito da presença de ancoragens.
  10.  # 70

Colocado por: CavacoCasa

Colocação de uma caixa vazia por baixo do ati para os equipamentos ativos.

Ou então fazer bastidor ou ATI maior.
    A quiterios tem um Ati com tamanho intermédio entre Ati e bastidor, já da para albergar alguns equipamentos
  11.  # 71

Colocado por: pguilherme

Com que finalidade?
    Dependendo da localização, pode ter local para antena para "amplificador" de sinal de telemóvel, mas a ligação de rede pode ficar no bastidor.

Ligar inversor solar que fique na cobertura, se optar por essa opção.
    Os meus inversores ligam por wi-fi ao interior da casa ao AP . Mas pode não dar cobertura.
  12.  # 72

Eu tenho em casa circuito UPS. Havendo bateria , podem lá lugar equipamentos, tipo frigorífico, tv, arca, etc

UPS para o aparelho da fibra que entra em casa e router operadora e AP.

Assim há internet mesmo quando falha luz na rede . Por aqui é comum a luz ir muitas vezes abaixo quando está mau tempo, e quando a luz vai a baixa também se perde sinal da operadora de tlm.
  13.  # 73

Colocado por: callinasEu tenho em casa circuito UPS. Havendo bateria , podem lá lugar equipamentos, tipo frigorífico, tv, arca, etc

UPS para o aparelho da fibra que entra em casa e router operadora e AP.

Assim há internet mesmo quando falha luz na rede . Por aqui é comum a luz ir muitas vezes abaixo quando está mau tempo, e quando a luz vai a baixa também se perde sinal da operadora de tlm.

Ainda pensei em fazer uma rede UPS em casa, mas acabei por não investir. Fiquei-me pelas "normais" que já tinha, felizmente aqui a rede elétrica é bem mais estável que onde morava antes.
  14.  # 74

Colocado por: callinasTomada de rede quadro elétrico . Por causa do FV

O controlo do FV fica no quadro de piso ou no bastidor? Julgava que no quadro eléctrico ficariam só os disjuntores e os equipamentos ficariam na zona técnica, na “entrada” dos serviços em casa.
  15.  # 75

Resumindo: na cobertura, ponto de água, de electricidade e de rede! Bem visto

Tudo o que puder ligar por cabo, prefiro. Especialmente equipamentos estacionários.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  16.  # 76

Colocado por: pguilherme
    O controlo do FV fica no quadro de piso ou no bastidor? Julgava que no quadro eléctrico ficariam só os disjuntores e os equipamentos ficariam na zona técnica, na “entrada” dos serviços em casa.

Depende .
    O inversor carregador tem de se conseguir ligar ao quadro da entrada da casa por cabo de rede.
  17.  # 77

Colocado por: callinasPonto de água na cobertura para lavar painéis Fotovoltaicos
    Concordam com este comentário:Djdasa,RicardoPorto

Fiz um projeto de um prédio que fiz isso e o dono de obra até ficou parvo com tal boa ideia ahah
  18.  # 78

Colocado por: RicardoPorto

Fiz um projeto de um prédio que fiz isso e o dono de obra até ficou parvo com tal boa ideia ahah

É sempre bom receber dicas de quem faz a sua vida neste mundo.. por vezes é difícil receber ajuda sincera ou opiniões práticas de borla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  19.  # 79

Na cozinha é também é boa ideia colocar a MLL no armário logo junto à banca, evita pingos espalhados pela cozinha
  20.  # 80

Colocado por: gil.alvesUma ideia pragmática…
    Quando gostarem de um proposta de arquitectura para a vossa casa que esteja minimamente completa (com fogao, pia, camas, etc).
    Encontrei um sítio vazio e descampado onde possam desenhar no chão com medidas reais. Giz, um pau na terra, qq coisa… e imaginem-se a movimentar nos espaços.
    Vai ajudar-vos melhor que “VR” e 3Ds….

Abr.

O ideal mesmo
    É desenhar a casa no proprio terreno entao, isso sim

0.0336 seg. NEW