Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sim , tem wi-fi 2,4 e 5 ghz no interior da casa toda.
    Se abrir jánela tenho boa cobertura também na rua. Se fechar as janelas o wi-fi nem sempre chega lá fora.
    Se wi-fi na rua é uma necessidade, então devem deixar cabo de rede para um AP na rua.
    Eu por acaso não acho piada estar a facilitar o wi-fi aos vizinhos.
  2.  # 2

    Colocado por: callinasfacilitar o wi-fi aos vizinhos.

    Só se lhes der a password 😅
  3.  # 3

    Colocado por: callinasTenho casa com prh, tectos falsos com lá de rocha , e numa casa de 2 pisos e 135 m2 de área chega um AP
    Tenho rede em todos os compartimentos da casa.

    Se calhar o telemóvel passa para dados móveis e nem dá por isso :)
    Tem sinal nas casa de banho todas? E "depois" das casas de banho, também?

    Mesmo que uma barrinha mortiça de sinal até fosse suficiente para o seu caso, as interferências causadas pela canalização, estruturas metálicas, alguns revestimentos, etc, criam uma atenuação que limita ridiculamente a distancia de alcance. Se tiver mais do que um dispositivo ligado, pior. Para ajudar, em casa é costume haver micro ondas, telefone portátil, etc o que é tramado para os 2.4GHz.

    Com um AP, consigo estar em casa, a menos de 10 metros de um Ubiquiti HD e não conseguir sequer fazer o handshake. E em ambientes domésticos, todos se costumam queixar do mesmo... o seu AP deve ser top :)

    Colocado por: RicardoPortoE o ideal hoje em dia é rede mesh

    Um mesh com backhaul cablado, é óptimo.

    Colocado por: rjmpirese tem wifi 5GHz na casa toda?

    Bem visto, em 5GHz a cobertura é menor e sofre mais com as paredes. Mas provavelmente terá o mesmo SSID em ambas as frequências e embora na maior parte dos telemoveis o roaming não seja famoso, às tantas muda para os 2.4 e há-de conseguir um pouco mais de sinal.... se não houverem outras interferências, claro.
  4.  # 4

    Colocado por: pguilherme5GHz a cobertura

    Falei nesta questão devido à necessidade hipotética de aceder a informação presente na rede interna.. filmes, imagens, documentos de formato grande e afins.
    Para mim é essencial, o 2.4GHz não é suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tc82
  5.  # 5

    Mas a cobertura 2.4ghz é melhor que 5ghz.

    Em minha casa tenho um ap no centro da casa e na varanda que nem 10m são em linha reta não apanho rede se fechar a janela, nem 5ghz nem 2.4ghz.

    E tenho o tenho no centro da casa, no tecto dum armário a 2.20m
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpiresFalei nesta questão devido à necessidade hipotética de aceder a informação presente na rede interna.. filmes, imagens, documentos de formato grande e afins.
    Para mim é essencial, o 2.4GHz não é suficiente.

    Nem estava a ir tão longe. Estava a pensar só no telemovel a aceder ao forumdacasa lol.

    2.4Ghz max de 300Mbps, que na prática deve ser metade ou pouco mais. E embora tenha maior alcance que 5GHz, uma coisa é certa, à medida que se aumenta a distância, o throughput cai drasticamente.

    Para filmes com grandes bitrates ou qualquer trabalho que exija largura de banda ou baixa latência, é uma chatice. Transferir ficheiros, trabalhar em ficheiros num NAS ou algo do género, rapidamente se torna num pesadelo.
    E assumindo um único cliente wifi, o que é irrealista. Hoje em dia, é provável que hajam em casa vários computadores, telemóveis, tablets, relógios, balanças, camaras de filmar, máquinas de sous vide, campainhas, cctv, colunas de som, etc...

    Mesmo sem interferências ou atenuações, dividir a largura de banda e tempo de antena por esta gente toda, é o suficiente para tudo se arrastar. Digo eu.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoMas a cobertura 2.4ghz é melhor que 5ghz.

    Em minha casa tenho um ap no centro da casa e na varanda que nem 10m são em linha reta não apanho rede se fechar a janela, nem 5ghz nem 2.4ghz.

    E tenho o tenho no centro da casa, no tecto dum armário a 2.20m

    O problema é a janela. Não há milagres. Eu também se fechar a janela a cobertura passa de 3 riscos para 1.
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpires
    Só se lhes der a password 😅

    Há quem consiga piratear o sinal ou deixar o AP marado. Já tive essa experiência num apartamento.
  9.  # 9

    Colocado por: pguilherme
    Se calhar o telemóvel passa para dados móveis e nem dá por isso :)
    Tem sinal nas casa de banho todas? E "depois" das casas de banho, também?

    Mesmo que uma barrinha mortiça de sinal até fosse suficiente para o seu caso, as interferências causadas pela canalização, estruturas metálicas, alguns revestimentos, etc, criam uma atenuação que limita ridiculamente a distancia de alcance. Se tiver mais do que um dispositivo ligado, pior. Para ajudar, em casa é costume haver micro ondas, telefone portátil, etc o que é tramado para os 2.4GHz.

    Com um AP, consigo estar em casa, a menos de 10 metros de um Ubiquiti HD e não conseguir sequer fazer o handshake. E em ambientes domésticos, todos se costumam queixar do mesmo... o seu AP deve ser top :)


    Um mesh com backhaul cablado, é óptimo.


    Bem visto, em 5GHz a cobertura é menor e sofre mais com as paredes. Mas provavelmente terá o mesmo SSID em ambas as frequências e embora na maior parte dos telemoveis o roaming não seja famoso, às tantas muda para os 2.4 e há-de conseguir um pouco mais de sinal.... se não houverem outras interferências, claro.

    Não.passa.para dados móveis pois nem os tenho activos.
    Por defeito tenho dados móveis desativados.

    A minha casa tem dois pisos , 9x13,5m. O AP está no tecto do piso de cima , é um ubiquit LT e sim, tenho rede nos cantos todos da casa.
    Lá fora também, em alguns sítios. Mas pouquinho.
    Os miúdos andam pela casa com tablet ou tlm Netflix, eu uso portátil vários pontos da casa sem grande problema. Supostamente o seu ubiquit HD será melhor que o meu LT.
    Dos 400 mbit da vidafone o router manda para o tlm menos de 100 MB.
    Quando estou no Netflix tenho taxas de download 2mb/s.
      IMG_20210911_220536.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: callinas
    Há quem consiga piratear o sinal ou deixar o AP marado. Já tive essa experiência num apartamento.

    Tem de aceitar só wpa2.

    As janelas de baixa emissividade são tramadas tb.

    La para fora é um ap outdoor. O flex da ubiquity, por exemplo :)
  11.  # 11

    Porque o flex?
  12.  # 12

    Colocado por: pguilhermetrabalhar em ficheiros num NAS ou algo do género, rapidamente se torna num pesadelo.

    Eu ainda tenho internet do terceiro mundo, mas desde que tenho NAS já não quero ter dados duplicados/triplicados e por aí em diante em vários equipamentos, os 5GHz foram uma benção nesse aspecto.

    Colocado por: callinas
    Há quem consiga piratear o sinal ou deixar o AP marado. Já tive essa experiência num apartamento.

    Talvez fosse um equipamento mais fraco, mas como também já disse o RicardoPorto, eu sou adepto da rede mesh.
  13.  # 13

    Ideias pragmáticas?

    Fazer casa de banho privativa em cada quarto.

    Dois roupeiros da suite principal , uma para cada elemento do casal

    Dois lavatórios na suite principal

    Dispensa grande na cozinha~

    Zona separada para tratamento de roupa para colocar máquinas da roupa (secar e lavar se for o caso) e tábua de engomar, vassouras, esfregonas etc
    Concordam com este comentário: Wilga, Sansoni7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wilga
  14.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoMas a cobertura 2.4ghz é melhor que 5ghz.

    Em minha casa tenho um ap no centro da casa e na varanda que nem 10m são em linha reta não apanho rede se fechar a janela, nem 5ghz nem 2.4ghz.

    E tenho o tenho no centro da casa, no tecto dum armário a 2.20m

    Uma coisa é a cobertura, outra é a velocidade que a ligação atinge.
    Mas lá está, e voltando ao tema central do tópico, o que mais me facilitou a vida foram os tubos vazios que deixei pela casa fora, bendita a hora que me aconselharam isso!
    Na zona da TV também deixei tomada a meio da parede e um tubo vazio para passar os cabos vindos da box e afins.
    Concordam com este comentário: Wilga, Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wilga
  15.  # 15

    Colocado por: ParamonteIdeias pragmáticas?

    Fazer casa de banho privativa em cada quarto.

    Dois roupeiros da suite principal , uma para cada elemento do casal

    Dois lavatórios na suite principal

    Dispensa grande na cozinha~

    Zona separada para tratamento de roupa para colocar máquinas da roupa (secar e lavar se for o caso) e tábua de engomar, vassouras, esfregonas etc

    Já agora mulher a dias para limpar e passar tudo de castigo…
  16.  # 16

    Colocado por: gil.alvesJá agora mulher a dias para limpar e passar tudo de castigo…


    Cada um limpa o seu, daí a vantagem das casas de banho separadas, ninguém pode culpar o outro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shelby
  17.  # 17

    Colocado por: ParamonteIdeias pragmáticas?

    Fazer casa de banho privativa em cada quarto.

    Dois roupeiros da suite principal , uma para cada elemento do casal

    Dois lavatórios na suite principal

    Dispensa grande na cozinha~

    Zona separada para tratamento de roupa para colocar máquinas da roupa (secar e lavar se for o caso) e tábua de engomar, vassouras, esfregonas etc
    Concordam com este comentário:Wilga
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Wilga


    Concordo com todos.

    E acrescentaria um ponto de água na lavandaria (um lavatório mais fundo).


    Quanto a espaço para cablagem faz todo o sentido mas confesso que não sei como definir uma zona exterior para ter o AP protegido das intempéries e devidamente integrado na fachada.

    Alguém acha as luzes com detector de movimento (em corredores ou divisões sem janelas) prático?

    Torneiras eficientes parecem-me justificar algum custo acrescido.

    Onde possível, reaproveitamento de água de furo/poço para as sanitas.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  18.  # 18

    Eu como tenho um anexo na zona da churrasqueira tenho a vida facilitada, tenho um dos equipamentos mesh lá que cobre a zona de estar exterior e a horta ao lado, os restantes dão conta do resto.

    Luzes com deteção de movimento são interessantes, eu gosto de ver quando são apenas luzes de presença junto ao chão, corredores e escadas.

    Reaproveitar águas já não estou muito de acordo na medida que pode trazer mais problemas que benefícios.

    Na lavandaria tem que haver água, isso nem se discute, o problema desses lavatórios fundos são o preço e o espaço de armário que roubam, também tinha idealizado isso mas acabei por colocar um lavatório com duas cubas.

    Já agora.. se a água na sua zona for muito dura, equacione deixar um ponto para instalar um descalcificador, separando as redes de água casa/jardim.
  19.  # 19

    Colocado por: rjmpiresReaproveitar águas já não estou muito de acordo na medida que pode trazer mais problemas que benefícios.
    Podes elaborar mais um pouco :-)
  20.  # 20

    Colocado por: mafgodPodes elaborar mais um pouco :-)

    Areias, águas sujas, problemas na canalização, instalação dupla mais dispendiosa, difícil retorno monetário.
    Isto na minha maneira de ver a questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
 
0.0347 seg. NEW