Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Colocado por: TroinoMy bet- 2022 - primeiro semestre ou então segundo semestre na pior das hipóteses.

Devia criar-se um tópico fixo com estas previsões.
  2.  # 682

Colocado por: Troino

Spot On!

Resta a quem esteja prestes a construir que coloque em pausa tudo.

Só com alguma estabilidade e acerto de preços é que podemos estar todos descansados, e os próximos meses são tudo menos estabilidade.

My bet- 2022 - primeiro semestre ou então segundo semestre na pior das hipóteses.

Mal será do empreiteiro que não tenha já trabalho suficiente até ao fim de 2022.
    Em algum momento há-de travar, e se em 2021 se atingiu um valor X em obras, basta em 2022 ser de X-1% para existir essa travagem, e se for em valores razoáveis até poderá ser benéfico para todos.
  3.  # 683

Eu duvido que os preços baixem, dificilmente isso acontece, as tabelas de preços aumentam de ano pra ano, nunca mais se volta a tomar café a 50centimos
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • AMVP
    • 14 outubro 2021

# 684

Eu sei que um quadro eletrico custa mais em Portugal do que em franca, esquecam o iva pq as empresas nao o suportam e como tal estou a referir - me a precis sem iva. Como sei isto? Pq ha empresas em franca desesperadas com falta de material, mas portugal tb torna-se uma opcao dificil pq o custo do quadro ja é superior e ainda tem de pagar para o transportar. Nota :nao é apenas um quadro eletrico, é em quantidade.
  4.  # 685

Colocado por: AMVPEu sei que um quadro eletrico custa mais em Portugal do que em franca, esquecam o iva pq as empresas nao o suportam e como tal estou a referir - me a precis sem iva. Como sei isto? Pq ha empresas em franca desesperadas com falta de material, mas portugal tb torna-se uma opcao dificil pq o custo do quadro ja é superior e ainda tem de pagar para o transportar. Nota :nao é apenas um quadro eletrico, é em quantidade.
    Entao mas se no supermercado as coisas ja sao mais caras em Portugal que em França, ja nada me admira
    • AMVP
    • 14 outubro 2021

# 686

5.  # 687

Colocado por: DR1982Eu duvido que os preços baixem, dificilmente isso acontece, as tabelas de preços aumentam de ano pra ano, nunca mais se volta a tomar café a 50centimos

Certo. Porque este crescimento é natural, equilibrado e sustentável, certo?

Quem são os compradores deste mercado?
    Se forem os nacionais, será que os salários aumentam equiparavelmente "de ano para ano"?
    E quando, por incapacidade financeira, deixarem de haver tantos compradores, o que acontecerá?
    Se a causa do custo elevado forem os materiais, far-se-ão casas mais pequenas, com menos luxos ou com materiais locais (se não tiverem muita exportação).
    Se a causa do custo elevado forem as margens dos empreiteiros será que não baixarão? Vai tudo para o estrangeiro, empresários e tudo?
  6.  # 688

Colocado por: DR1982Eu duvido que os preços baixem, dificilmente isso acontece, as tabelas de preços aumentam de ano pra ano, nunca mais se volta a tomar café a 50centimos

Da maneira que as coisas estão instáveis, é melhor não se arriscar palpites... nós já vimos isso a acontecer no passado, muitos dos sinais que apareceram antes de rebentar a bolha também estão agora presentes, outros fatores estão mais controlados... é uma gestão à vista, dia a dia
    Concordam com este comentário: pguilherme
  7.  # 689

Colocado por: pguilherme
    Certo. Porque este crescimento é natural, equilibrado e sustentável, certo?

Quem são os compradores deste mercado?
    Se forem os nacionais, será que os salários aumentam equiparavelmente "de ano para ano"?
    E quando, por incapacidade financeira, deixarem de haver tantos compradores, o que acontecerá?
    Se a causa do custo elevado forem os materiais, far-se-ão casas mais pequenas, com menos luxos ou com materiais locais (se não tiverem muita exportação).
    Se a causa do custo elevado forem as margens dos empreiteiros será que não baixarão? Vai tudo para o estrangeiro, empresários e tudo?
    Mesmo que este aumento seja pelo aumento das margens de lucro, acredito que antes dos empreiteiros baixar as margens de lucro, as pessoas “baixam” as casas
  8.  # 690

Colocado por: AMVPestes tb vão continuar com falta de produtos

Na construção isto vai obrigar a elevada capacidade de gestão ao momento, ter 2 ou 3 hipóteses trabalhadas e avançar com a mais favorável em termos de disponibilidade/ preço. No meu caso, já me fartei de alterar as soluções iniciais face ao que estava previsto em projeto.

Fiquei pior em termos de qualidade e preço? Penso que não... simplesmente são soluções menos óbvias/ correntes.

Com contratos chave na mão, não há tanta margem para esta gestão ao momento.
  9.  # 691

Colocado por: DR1982as pessoas “baixam” as casas

Exato, de 200 m2 para 0 m2. Já há muita gente a abortar projetos de construção, temos visto alguns a aparecerem por aqui.
    • AMVP
    • 14 outubro 2021

# 692

Quanto a area das remodelacoes, e so de um caso que conheco, de facto ja so aceita trabalhos la para o verao do ano que vem, pq? Pq nao encontra mao de obra, uns pq aparecem num dia e nunca mais aparecem, outros como ha falta de mao de obra pedem valores que depois nao lhe permitem vender aos clientes finais. Solucao, é trabalhar com os que tem e nao aceitar mais obras. Mas reparem que ha limite no valor a cobrar aos clientes, pois caso contrario tb adia trabalho pq nao encontra clientes.
  10.  # 693

Colocado por: RUIOLI

Da maneira que as coisas estão instáveis, é melhor não se arriscar palpites... nós já vimos isso a acontecer no passado, muitos dos sinais que apareceram antes de rebentar a bolha também estão agora presentes, outros fatores estão mais controlados... é uma gestão à vista, dia a dia
    Concordam com este comentário:pguilherme
    Da maneira que as coisas estão, cada vez mais se justifica usar a cabeça ao planear a construção, nada de soluções fora do comum, ou entao ser o DO a ocupar-se delas.
    Adjudicação direta das especialidades
    Prever vários cenários possíveis e planear a construção consoante o grau de importância.
    Estamos em tempo de ter sempre os pés firmes
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • DR1982
    • 14 outubro 2021 editado

# 694

Exato, de 200 m2 para 0 m2. Já há muita gente a abortar projetos de construção, temos visto alguns a aparecerem por aqui.
    Nao creio que seja necessário abortar, basta repensar a coisa.
    Muitos acredito que tenham suspendido a coisa à espera de melhores dias, estão a espera que os preços de ha uns anos voltem
    • AMVP
    • 15 outubro 2021

# 695

Pela reducao dos impostos é que a construcao nao vai baixa, embora na minha opiniao o ministro ate tem razao mesmo que baixassem os impostos os precos iriam manter-se, é sempre assim.

https://eco.sapo.pt/2021/10/15/pedro-nuno-santos-descarta-baixar-impostos-na-construcao-para-reduzir-precos-das-casas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmatos
  11.  # 696

Colocado por: AMVPtem razao mesmo que baixassem os impostos os precos iriam manter-se, é sempre assim.
    É o mesmo com a matéria prima, mesmo que baixem os custos o fornecedor nao vai baixar preços, ou mesmo que baixe o aplicador nao o faz ao DO.
    Pra cima vai facil, para baixo so se forem obrigados por falta de trabalho, mas nao estou a ver isso acontecer num futuro próximo!
    Acredito que daqui a uns tempos quando o impacto da pandemia deixar de se fazer sentir, quando houverem stocks e produções normalizados os preços estabilizem
  12.  # 697

ontem estive no leroy merlin (no geral e no da construção) e não vi falta de material nenhum
  13.  # 698

O número de posts sobre "começar a aventura" é muito mais limitado agora se compararmos com os números de, digamos, Março. Eram quase diários.

Os ordenados não esticam e a linha da taxa de esforço mexe-se com a subida média dos preços. Haverá menos procura para empreitadas novas, ainda que temporariamente, e isso significará o que todos sabem: menos obras. Quebras de preço? São outros 500s..
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  14.  # 699

Colocado por: marco1ontem estive no leroy merlin (no geral e no da construção) e não vi falta de material nenhum
    Posso estar enganado mas os profissionais nao compram no leroy, leroy é para
    Bricoleiros de fim de semana, do que tenho comparado tem sempre preços demasiado altos comparado com casas da especialidade
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
  15.  # 700

Ohhh gente, isto só cai quando interessar que caia. Algo que não vai acontecer nos próximos anos. Quem manda na construção, neste momento, está a colher os frutos do que semeou na altura da crise onde andaram a comprar ao desbarato, terrenos, quintas, casas senhoriais, etc, etc, etc.
    Agora está na altura de reconstruir e construir.
    E já agora, quem pensa que uma queda abrupta na construção será bom para o DO está redondamente enganado.
    Mas esperemos para ver…
    Concordam com este comentário: luisms

0.2812 seg. NEW