Iniciar sessão ou registar-se
    • DS86
    • 15 outubro 2021

# 701

Colocado por: Joao DiasE já agora, quem pensa que uma queda abrupta na construção será bom para o DO está redondamente enganado.

Completamente de acordo.
    A queda abrupta da construção leva à queda de outros sectores que irá aumentar o desemprego, a falta de confiança na economia....

E quando tudo isto acontece o que vemos não é semelhante a 2009, 2010, 2011. As pessoas não aproveitam para construir mas pelo contrário.

Algumas empresas/particulares com muito capital podem aproveitar para aquisições ao desbarato, mas na generalidade é mau para a maioria dos porutugeses.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Bruno@FC, azwsedcrfv
  1.  # 702

Colocado por: DR1982É o mesmo com a matéria prima, mesmo que baixem os custos o fornecedor nao vai baixar preços, ou mesmo que baixe o aplicador nao o faz ao DO.

Os preços não baixam pelo custo. Baixam pelo mercado.
    Quando o mercado começar a desinchar os empreiteiros irão baixar as margens ou então perderão clientela para os empreiteiros que o fizerem.

Não acredito que "a bolhe rebente" e que venha uma tragédia de um dia para o outro (embora os casos da Evergrande e outras assim dão que pensar), mas acredito que as margens irão começar a reduzir.

Face ao custo dos materiais e todos os outros factores económicos, dificilmente teremos os mesmos preços de há uns anos atrás.
    Mas os preços que vemos *hoje* irão baixar... só pode. A esmagadora maioria da população não tem condições financeiras para sustentar isto.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Nostradamus, PedroeLara
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dc
    • AMVP
    • 15 outubro 2021

# 703

Colocado por: pguilhermeA esmagadora maioria da população não tem condições financeiras para sustentar isto.

Se calhar a "maioria" da população tem de se deslocar para zonas mais baratas e/ou casas mais pequenas. Não faço ideia mas é um facto que a capacidade financeira tem limites, mesmo para o nível de endividamento bancário.
    • AMVP
    • 15 outubro 2021

# 704

Há uma coisa que pode fazer baixar os preços nos grandes centros, que é a violência e a degradação social. Veremos se alguém para a degradação. Eu já sei que alguém vem aqui dizer que o país não é só Lisboa mas como eu só falo do que vejo e como vivo por aqui nada a fazer.
    A Baixa de Lisboa voltou a ter pessoas, turistas mas na quarta feira passada às 19:00 o ambiente pareceu-me bastante degradado, fizemos uma revisão em baixa nos turistas, que já não eram muito TOP. Sinceramente, houve momentos em que tive receito de estar na rua, e eu nem o costumo sentir.
    Espero que alguém faça algo a tempo senão... suspeito que aí sim baixa o imobiliário e as receitas de turismo.
    • DR1982
    • 15 outubro 2021 editado

# 705

Colocado por: pguilherme
    Mas os preços que vemos *hoje* irão baixar... só pode. A esmagadora maioria da população não tem condições financeiras para sustentar isto.
    Creio que os preços de *hoje* de que fala sejam com base nos orcamentos que tem obtido, mas se assim for, como certamente sabe o seu projeto nao é algo barato, imagino que tenha a coisa projetada ao mínimo detalhe e isso logo a partida descarta muitas empresas. O seu projeto nao pode ser feito por um empreiteirozito, que normalmente tem sempre preços bem mais baixos.

Ainda nos dias de hoje, é facil pelo menos aqui na minha zona encontrar-se casas entre os 200/250k com cerca de 200/250m2, preço final de venda, casas tudo incluído prontas a entregar ao cliente.
    Nas ultimas que vejo ser colocadas a venda em projeto, noto que os valores finais se mantêm, 200/250k mas a área começa a ser menor.
    Acredito que em breve mesmo por aqui ja comecem a pedir 200/250k por casas de 100/120m2, por isso ainda nao vai faltar trabalho aos construtores tao cedo, antes disso as pessoas ainda vão “contentar-se” com casas mais pequenas pelo mesmo valor que se pagava à anos atras por casas maiores.
  2.  # 706

Colocado por: DR1982Posso estar enganado mas os profissionais nao compram no leroy, leroy é para
    Bricoleiros de fim de semana, do que tenho comparado tem sempre preços demasiado altos comparado com casas da especialidade
    Concordam com este comentário:Joao Dias

no sector construção não me pareceram meros bricoleiros, é evidente que a malta que lá estava tambem não pareciam executantes de obras grandes, mas que havia muito material havia.
    mesmo no sector geral não vi falta de tudo o que é acessórios.
  3.  # 707

Colocado por: marco1

no sector construção não me pareceram meros bricoleiros, é evidente que a malta que lá estava tambem não pareciam executantes de obras grandes, mas que havia muito material havia.
    mesmo no sector geral não vi falta de tudo o que é acessórios.

Porque muitos dos “profissionais” que lá vê trabalham completamente ao negro e muitas vezes têm o DO por trás a pagar a conta e a ser faturado.
    Nenhum profissional de topo compra no Leroy por sistema.
    Eu vou lá muitas vezes mas é para “desenrasques”.
    Concordam com este comentário: DR1982
  4.  # 708

Se antes da pandemia já se carregava ( especulava) no preço então estes ultimos meses á conta do "sopro" ( duvido que tenha sido uma ventania para durar) da escassez da produção, foi um ver se te avias.
  5.  # 709

Colocado por: Joao Dias
    Porque muitos dos “profissionais” que lá vê trabalham completamente ao negro e muitas vezes têm o DO por trás a pagar a conta e a ser faturado.
    Nenhum profissional de topo compra no Leroy por sistema.
    Eu vou lá muitas vezes mas é para “desenrasques”.
    Concordam com este comentário:DR1982
    Tenho a mesma ideia, que que os profissionais que vao ao leroy sao os que fazem uns biscates, quem trabalha com o dinheiro do dia praticamente
  6.  # 710

João Dias

a realidade e o ambito geral da construção não pode ser visto apenas no ambito da sua atividade ou forma de trabalhar.
    portanto dizer nenhum é estar a empolar
  7.  # 711

Colocado por: AMVPSe calhar a "maioria" da população tem de se deslocar para zonas mais baratas e/ou casas mais pequenas. Não faço ideia mas é um facto que a capacidade financeira tem limites, mesmo para o nível de endividamento bancário.

Segundo a Pordata, 85% dos agregados levam menos de 2500€ brutos ao final do mês, que se devem traduzir em cerca de 2000€ limpos. Isto é uma média nacional.
    A 30% de esforço para *todos* os créditos (incluindo automóvel, pessoal e habitação) só podem gastar entre 600 a 700€.

Seria giro fazer uma simulação para crédito habitação com este limite, ver quanto o banco concede e depois simular compra de terreno e projectos. O que será que dá para construir com o que sobra, aos preços de hoje?
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  8.  # 712

Colocado por: DR1982o seu projeto nao é algo barato

Porque diz isso? Só porque está detalhado e isso assusta os empreiteiros?
  9.  # 713

Colocado por: pguilhermesó podem gastar entre 600 a 700€.
    Grosso modo nao podem ir alem de 250k
  10.  # 714

Colocado por: DR1982Grosso modo nao podem ir alem de 250k

Agora subtrair terreno, projectos, taxas, etc. Quanto dá para a construção, sem esquecer o IVA?
  11.  # 715

Colocado por: marco1João Dias

a realidade e o ambito geral da construção não pode ser visto apenas no ambito da sua atividade ou forma de trabalhar.
    portanto dizer nenhum é estar a empolar

Marco, não é questão de estar a empolar e nem sequer me estava a referir á minha profissão. Estava a falar da construção em geral. O Marco não se esqueça que no Leroy paga-se a pronto. Está tudo dito.
  12.  # 716

Porque diz isso? Só porque está detalhado e isso assusta os empreiteiros?
    Também, e porque acredito ie o nivel de acabamentos e equipamentos seja elevado, assim como uma série de boas práticas e por aí fora. O empreiteiro que devo contratar, provavelmente declinava uma obra dessas imeditamente só pelo medo da coisa :)
  13.  # 717

Agora subtrair terreno, projectos, taxas, etc. Quanto dá para a construção, sem esquecer o IVA?
    Normalmente o terreno é comprado com capital próprio, mas mesmo que nao seja, aqui pela zona diria que com menos de 50k compra terrenos, projetos e licenças, sobram 200k para a casa própriamente dita, ou seja neste momento ainda constroi, aqui, cerca de 200m2 de uma casa simples
  14.  # 718

Colocado por: DR1982Também, e porque acredito ie o nivel de acabamentos e equipamentos seja elevado, assim como uma série de boas práticas e por aí fora. O empreiteiro que devo contratar, provavelmente declinava uma obra dessas imeditamente só pelo medo da coisa :)

coitado do arquiteto Miguel :)) vai-se ver grego com a execução da sua casa.
  15.  # 719

Colocado por: DR1982sobram 200k para a casa própriamente dita, ou seja neste momento ainda constroi, aqui, cerca de 200m2 de uma casa simples

Posso perguntar qual é a zona? Isso preço final já com iva?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmatos
  16.  # 720

Colocado por: marco1

coitado do arquiteto Miguel :)) vai-se ver grego com a execução da sua casa.
    O que eu quero para minha casa é que nao sejam utilizadas soluções muito fora do normal, o meu orçamento nao permite grandes voos

0.2213 seg. NEW