Iniciar sessão ou registar-se
  1. [X] Necessidade de mais espaço/a família cresceu,
    [X] Necessidade de mais privacidade por diversos motivos (problemas com vizinhança/exposição;
    [X] Necessidade de mais conforto (térmico/acústico/outro);
    [ ] Necessidade de mudar por motivos profissionais/pessoais/proximidade;
    [X] Outro motivo farto de viver em casa da Sogra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisms, Vítor Magalhães
  2. Construir dificilmente será uma necessidade de primeira ordem. Normalmente é quando se quer fazer um upgrade, dar um passo acima em qualidade e conforto.
    Mas se os orçamentos rebentam as carteiras, a malta deixa-se estar ou compra já feito, seja novo ou usado.
    Mesmo novos, tenho encontrado moradias e apartamentos com valores acessíveis. Ou melhor: muitíssimo mais acessíveis que a construção chave-na-mão.
  3. Colocado por: pguilhermeaumento de custo dos materiais e/ou à falta de mão de obra :)
    Isto tambem nao deixa de ser verdade!
    Ate porque se a madeira subiu 10, o carpinteiro aproveita e leva + 20 ao empreiteiro E o empreiteiro por sua vez leva mais 40 ao DO :)
    Concordam com este comentário: pguilherme, luisms
  4. Eu ja algum tempo que anda pregar o que está acontecer! Lembro-me em inícios de 2020 dizer aos colegas que isto era tempo das "vacas gordas" mas que iria mudar e disseram que não percebia nada do assunto! Da forma como estavam as coisas bastavam um dos acontecimentos económicos de relevo para a coisa dar-se e foi o que aconteceu...covid e o navio de carga atolado no canal de Suez!
  5. Colocado por: pguilhermemuitíssimo mais acessíveis que a construção chave-na-mão.
    Qualidade equivalente ?
  6. Colocado por: DR1982Qualidade equivalente ?

Claro que não.

Mas se o problema da malta são os euros, podem viver bem em casas novas sem os luxos que têm procurado na auto-construção, sejam as caixilharias minimalistas a ocupar vãos inteiros, PRH com arrefecimento e ventilo convectores, soalho madeira nobre, piscinas aquecidas, etc.

O problema é que na construção de hoje, retiram-se esses luxos e isso mal afecta o preço do chave-na-mão.
  7. Colocado por: pguilhermesejam as caixilharias minimalistas a ocupar vãos inteiros, PRH com arrefecimento e ventilo convectores, soalho madeira nobre, piscinas aquecidas, etc.
    Mas acho que cada vez mais esses luxos estarão apenas acessíveis a alguns, e não serão muitos infelizmente.

Colocado por: pguilhermeO problema é que na construção de hoje, retiram-se esses luxos e isso mal afecta o preço do chave-na-mão.

Se isso acontecer é porque alguma coisa esta mal, muito mal.
  8. Acresce mencionar que a malta quando constrói para si, dificilmente tem como objectivo poupar dinheiro ao cortar com a fatia do promotor. Normalmente pensam é em usar o mesmo orçamento para subir de patamar.

A comparação entre auto-contrução e comprar a promotor nunca foi com base de uma igualdade de todas as especificações do imóvel. Senão onde estava a margem do promotor?
    Ainda assim, a margem do promotor pode ser algo atenuada pelo facto de conseguir construir em escala...
  9. Colocado por: DR1982Se isso acontecer é porque alguma coisa esta mal, muito mal.

Então nem está mal, muito mal.... está pior que péssimo :)

Colocado por: DR1982Mas acho que cada vez mais esses luxos estarão apenas acessíveis a alguns, e não serão muitos infelizmente.

Pois, mas se vamos retirar essas características bem como grande cortes nas áreas.... qual o apelo da auto-construção? Alto risco financeiro, passarem vários anos até se poder mudar para a casa nova, ganhar cabelos brancos?

Se isso tudo valer a pena para ter uma casa pequena e sem luxos, mas ter "aquela forma", ou poder controlar exactamente que tipo de isolamento ou impermeabilização será aplicada, vai de cada um.
    Mas acredito que muita gente simplesmente desista da ideia de construir.
  10. Colocado por: pguilhermePois, mas se vamos retirar essas características bem como grande cortes nas áreas.... qual o apelo da auto-construção? Alto risco financeiro, passarem vários anos até se poder mudar para a casa nova, ganhar cabelos brancos?

Se isso tudo valer a pena para ter uma casa pequena e sem luxos, mas ter "aquela forma", ou poder controlar exactamente que tipo de isolamento ou impermeabilização será aplicada, vai de cada um.
    Mas acredito que muita gente simplesmente desista da ideia de construir.
    Nisso só posso falar por mim, apesar do mais certo ser nao ter nenhum desses luxos, vale sempre a pena a construção.
    Quanto mais nao seja por ser perfeitamente adaptada as nossas vivências em termos de planta e pela qualidade de construção (que nao se vê)
  11. Estou a gerir uma obra para arrancar no fim do ano e já tenho comprado e pago nos fornecedores, lajes aligeiradas, ferro e blocos e tijolos desde fim setembro.

Caso contrário tinha muita pena do meu cliente que já ia ter que pagar mais uns 7.000, mas por sugestão minha e do empreiteiro tomou-se está decisão.

Havendo disponibilidade os materiais são depósitos a prazo atualmente..
  12. Colocado por: Beto1980JotaP,
    Já como está o teu licenciamento?

Aguardo pelo trabalho do riscos. Arquitectura aprovada na camara. Coisa que sempre falei com o riscos, é que não há pressas. Além disso ele só pegou nisto depois de alinhavarmos detalhes básicos no início deste mês.
    Concordam com este comentário: Beto1980
    • RUIOLI
    • 29 outubro 2021 editado
    Fiquei espantado com este gráfico, afinal não há assim tanta construção de fogos novos comparativamente com o passado...

Fonte: INE, POR DATA adaptado por João Correia Gomes (Ph.D., Mestre em Construção, Engenheiro Civil)
    Concordam com este comentário: eu
  13. Colocado por: JotaPCoisa que sempre falei com o riscos, é que não há pressas.

És o oposto de mim 😜
  14. Colocado por: RUIOLIFiquei espantado com este gráfico, afinal não há assim tanta construção de fogos novos comparativamente com o passado...

Fonte: INE, POR DATA adaptado por João Correia Gomes (Ph.D., Mestre em Construção, Engenheiro Civil)

Traduzindo isso para linguagem do povo, o que significa fogos novos? Desculpe lá a minha ignorância
    • eu
    • 29 outubro 2021
    Colocado por: DjdasaTraduzindo isso para linguagem do povo, o que significa fogos novos? Desculpe lá a minha ignorância

"Fogos" são habitações.

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/fogo-habitacao-origem/7588
    • RUIOLI
    • 29 outubro 2021 editado

Não é isto :)
    Concordam com este comentário: eu
  15. Olá forenses,
    Vendi a casa de família em Junho de 2020, em Dezembro de 2019 quando a coloquei à venda com a perspetiva de autoconstrucao o valor máximo que tinha na cabeça eram 200 k, nada impossível,vamos fazer uma casa até 200 m2 de area bruta, sem terraços, varandas 1, sem cave, arquitetura muito básica (um caixote, portanto), mas tinha de ter piscina e um bom espaço exterior, quase 2 anos depois, tudo mudou, os 200 k são hoje 250/270 k, sem luxos, piscina nem pensar e a decisão a muito custo, foi aguardar.
    Fiquei de alguma forma pasmado por ler neste tópico que muitos futuros DO estão seriamente num impasse de espera, será que isto vai melhorar?
    A ideia para há é esperar pelo Verão de 2022, muitas variantes estão neste momento para equacionar a autoconstrucao, nomeadamente a potencial subida dos juros, o custo das matérias primas e algum aproveitamento para carregar nas margens de segurança por parte dos construtores.
    Enfim, que melhores dias venham, senão não faço a mínima ideia do passo seguinte.
  16. Colocado por: Pereira82Olá a todos,

Estou a construir, iniciei em novembro de 2020. Em novembro de 2019 tinha tudo aprovado e não levantei o alvará, por motivos de orçamento. Casa de revista, cobertura plana, enormes vãos em vidro, etc, o que vocês sabem. Também me deixou receio na térmica, segurar temperaturas nestas casas requer também outros custos..
    Mas mais por motivo orçamental, embrulhei o projecto e bota no lixo. Fiz outro, atrasei 1 ano. Reduzi a casa, alterei a estética exterior, menos vãos, telhado de telha, etc.

Cá ando, não é chave na mão, tudo muito controlado e vai andando, devo conseguir terminar a moradia e se calhar alguns arranjos exteriores ficam para depois, tranquilo.

Agora a mensagem real que eu queria partilhar, que não é regra, mas... amigos que tenho acompanhado, compraram lotes e agora chegaram os orçamentos, já meteram o lote à venda, uns decidiram esperar, têm casa e não vão fazer nada.
    De momento de umas potenciais 3 ou 4 obras, ninguém vai avançar.

Mas também ninguém quer dar uma passo atrás como eu dei, ou repensar algo, cortar algo...

Se fosse iniciar agora a obra, ia-me custar mais, tenho noção, ia ser mais complicado. Isto está a ficar de extremos e acho que quando se acabar este "boom" restam as remodelações e umas coisitas..

O empreiteiro é meu amigo pessoal, vamos trocando impressões neste tema à vezes.

Deixo estas palavras apenas em jeito de partilha, desânimo com o rumo do país e também votos de boa sorte aos novos donos de obra, espero que todos encontrem o caminho em harmonia.
    Concordam com este comentário:Dav82,Beto1980,Olim,Montijo21
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeOliveira,Vítor Magalhães,JotaP,NTORION,RUIOLI,AlexRibeiro,Beto1980

Pois... tbm decidi aguardar, tenho o projeto prontinho para dar entrada por CP mas vou aguardar até ao verão
  17. Colocado por: DR1982Muitos pensaram em construir porque tinham apartamentos ou mesmo casas e como o mercado imobiliário valorizou, toca a vender com lucro e construir.
    Conheço alguns casos desses, mas esqueceram-se que a construção tambem subiu.
    Espero que nao fiquem sem pau nem bola
    Concordam com este comentário:VCG

É verdade, confesso que foi essa a minha jogada, pois tenho noção que mesmo hoje, ainda compensa construir, pois o preço das usadas, com uma térmica insuficiente, completamente datada, a precisar de melhorias, ficaria uns 100 k acima da autoconstrucao, fora isso, pagar imt de 300k é diferente de pagar imt se um terreno de 50 k.
    os meus planos eram para gastar 200 k, vou aguardar a ver se é possivel concretizar, senão, logo se vê

0.2934 seg. NEW