Colocado por: pguilhermeaumento de custo dos materiais e/ou à falta de mão de obra :)Isto tambem nao deixa de ser verdade!
Colocado por: pguilhermemuitíssimo mais acessíveis que a construção chave-na-mão.Qualidade equivalente ?
Colocado por: DR1982Qualidade equivalente ?
Colocado por: pguilhermesejam as caixilharias minimalistas a ocupar vãos inteiros, PRH com arrefecimento e ventilo convectores, soalho madeira nobre, piscinas aquecidas, etc.Mas acho que cada vez mais esses luxos estarão apenas acessíveis a alguns, e não serão muitos infelizmente.
Colocado por: pguilhermeO problema é que na construção de hoje, retiram-se esses luxos e isso mal afecta o preço do chave-na-mão.
Colocado por: DR1982Se isso acontecer é porque alguma coisa esta mal, muito mal.
Colocado por: DR1982Mas acho que cada vez mais esses luxos estarão apenas acessíveis a alguns, e não serão muitos infelizmente.
Colocado por: pguilhermePois, mas se vamos retirar essas características bem como grande cortes nas áreas.... qual o apelo da auto-construção? Alto risco financeiro, passarem vários anos até se poder mudar para a casa nova, ganhar cabelos brancos?Nisso só posso falar por mim, apesar do mais certo ser nao ter nenhum desses luxos, vale sempre a pena a construção.
Se isso tudo valer a pena para ter uma casa pequena e sem luxos, mas ter "aquela forma", ou poder controlar exactamente que tipo de isolamento ou impermeabilização será aplicada, vai de cada um.
Mas acredito que muita gente simplesmente desista da ideia de construir.
Colocado por: Beto1980JotaP,
Já como está o teu licenciamento?
Colocado por: JotaPCoisa que sempre falei com o riscos, é que não há pressas.
Colocado por: RUIOLIFiquei espantado com este gráfico, afinal não há assim tanta construção de fogos novos comparativamente com o passado...
Fonte: INE, POR DATA adaptado por João Correia Gomes (Ph.D., Mestre em Construção, Engenheiro Civil)
Colocado por: DjdasaTraduzindo isso para linguagem do povo, o que significa fogos novos? Desculpe lá a minha ignorância
Colocado por: Pereira82Olá a todos,
Estou a construir, iniciei em novembro de 2020. Em novembro de 2019 tinha tudo aprovado e não levantei o alvará, por motivos de orçamento. Casa de revista, cobertura plana, enormes vãos em vidro, etc, o que vocês sabem. Também me deixou receio na térmica, segurar temperaturas nestas casas requer também outros custos..
Mas mais por motivo orçamental, embrulhei o projecto e bota no lixo. Fiz outro, atrasei 1 ano. Reduzi a casa, alterei a estética exterior, menos vãos, telhado de telha, etc.
Cá ando, não é chave na mão, tudo muito controlado e vai andando, devo conseguir terminar a moradia e se calhar alguns arranjos exteriores ficam para depois, tranquilo.
Agora a mensagem real que eu queria partilhar, que não é regra, mas... amigos que tenho acompanhado, compraram lotes e agora chegaram os orçamentos, já meteram o lote à venda, uns decidiram esperar, têm casa e não vão fazer nada.
De momento de umas potenciais 3 ou 4 obras, ninguém vai avançar.
Mas também ninguém quer dar uma passo atrás como eu dei, ou repensar algo, cortar algo...
Se fosse iniciar agora a obra, ia-me custar mais, tenho noção, ia ser mais complicado. Isto está a ficar de extremos e acho que quando se acabar este "boom" restam as remodelações e umas coisitas..
O empreiteiro é meu amigo pessoal, vamos trocando impressões neste tema à vezes.
Deixo estas palavras apenas em jeito de partilha, desânimo com o rumo do país e também votos de boa sorte aos novos donos de obra, espero que todos encontrem o caminho em harmonia.
Colocado por: DR1982Muitos pensaram em construir porque tinham apartamentos ou mesmo casas e como o mercado imobiliário valorizou, toca a vender com lucro e construir.
Conheço alguns casos desses, mas esqueceram-se que a construção tambem subiu.
Espero que nao fiquem sem pau nem bola