Colocado por: NTORION
Não estranhe Rui, é mesmo assim, principalmente se esse empreiteiro trabalha muito para empresas, dá-lhe muito jeito ter clientes particulares, as razões encontrei pelo menos 2, a primeira é sempre a oportunidade de diversificar os clientes (pelo passa a palavra), a segunda que para mim é a mais óbvia, fazer algumas obras e receber dinheiro 'limpo', isto é 1 facto.
Quanto a quem quer construir agora, não tenho dúvidas, façam por subempreitadas. Cada vez compensa mais.
Colocado por: AMVPtb quem opta por ali viver
Colocado por: NBA
Muitas vezes que não tem outra alternativa.
Colocado por: Chris_Ftudo o que há a pagar é só no início?
Colocado por: Chris_F1. Por quanto acham que andam actualmente as construções? (Sendo que 1000/M2 bruto é coisa do passado)
2. Que tipo de construção alterou menos o preço? (Estou a referir-me ao aumento do ferro, por exemplo, que poderá alterar mais a construção em betão que a em alvenaria...?)
3. Qual seria o site fidedigno para consultar os preços das matérias-primas?
Colocado por: Chris_F4. Qual é o normal que um empreiteiro necessita para dar início à obra (pergunto porque a grande maioria do capital vai ser financiado)?
Colocado por: Chris_F87.000 de capitais próprios que se ia usar para comprar um terreno de 60.000 e deixar os 27.000 para imprevistos
Colocado por: pguilherme
De qualquer forma, ninguém parece exigir menos do que 30% com a adjudicação.
Se acha este valor aceitável é outra conversa e, nesse caso, o resultado provavelmente passará por procurar outra solução, pois raros serão aqueles que, nesta fase, aceitem uma adjudicação com 10%.
Projectos, taxas e taxinhas, fiscalização, custos bancários, etc, estão numa rubrica orçamental à parte?
Colocado por: FilipeOliveiraComeçou a ver as dores de cabeça que eu passei, decidiu comprar uma casa. Não tem vãos grandes, não tem piso radiante, não tem cobertura invertida nem fachadas forradas a ripados de madeira. Mas vai lá passar o natal.
Colocado por: FilipeOliveiraPorque fica mais caro, dá mais trabalho, e toneladas de preocupação e cabelos brancos.
Colocado por: Chris_F- dificilmente seria exactamente ao nosso gosto;
Colocado por: DR1982Quando se comparam coisas diferentes, normalmente nunca é muito justo.
Colocado por: FilipeOliveiraJá agora @Chris_F, as pessoas quando falam dos valores por metro quadrado dados pelos empreiteiros têm que ter em conta que é:
- Sem IVA
- Sem arranjos exteriores
- Sem muros e/ou portões
E no caso das casas já feitas, o preço do m2 inclui isso tudo e o terreno.
Colocado por: pguilhermeEntão queria comparar coisas iguais? Às vezes escreve com cada disparate...Disparate porque você decide que é ? Poupe-me.
Colocado por: pguilhermeÉ precisamente por ser diferente que é importante comparar e ponderar os prós e contras.
Colocado por: DR1982Disparate porque você decide que é ? Poupe-me.
Colocado por: DR1982Para si talvez, para mim não. Para Mim mais caro é quando comparamos duas coisas iguais e uma delas custa mais dinheiro.
Colocado por: pguilherme
??
Perdeu-se?
E convenientemente ignorou 99% do argumento de FilipeOliveira e apenas considerou o custo monetário.
Será que não sabe o que é uma comparação?
Releia com calma o que foi escrito.
Colocado por: DR1982
O que eu entendi do comentário, da primeira parte pelo menos, é que o FilipeOliveira estava a dizer que uma casa nova já construída, mais barata que uma construir.
Colocado por: FilipeOliveiraUma ja feita, mas nova?
Não, o que quis dizer é que a ideia de que construir fica mais barato, nos dias de hoje, a mim parece-me uma ilusão.
E se colocarmos o custo em pé de igualdade com uma já feita. Resta-nos comparar as vantagens e desvatagens de uma:
Na já feita, poupa tempo trabalho e dores de cabeça, mas limita-se ao que tem.
Na que vai construir, pode personalizar a gosto, mas é preciso ter sorte paciência e abdicar de viver na casa 1,5 anos face a comprar já pronta a habitar.