Iniciar sessão ou registar-se
    • RMDR
    • 3 novembro 2021
    Colocado por: Vítor MagalhãesPergunta sincera, para efeitos estatísticos:
    Quem construiu, está a construir, ou está em fase de estudo/projeto, quais as razões que levaram a tomar essa opção (construir casa própria)?

[ ] Necessidade de mais espaço/a família cresceu, piscina, churrasqueira, garagem, etc...;
    [ ] Necessidade de mais privacidade por diversos motivos (problemas com vizinhança/exposição;
    [ ] Necessidade de mais conforto (térmico/acústico/outro);
    [ ] Necessidade de mudar por motivos profissionais/pessoais/proximidade;
    [ ] Outro motivo______________________________________________.

Possuir terreno enorme doado que está "ao abandono" com custos anuais para o limpar + reinvestir valor de venda de 2ª habitação (apartamento) em 2020 + espaço exterior mais favorável

Também estou com o meu projeto supenso e licença para levantar até Set/2022. Sinto que avançar nestes contextos atuais é lançar-me para um abismo sem ver o fundo...
    Concordam com este comentário: VCG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • Dav82
    • 3 novembro 2021 editado
    Colocado por: pguilhermeJá estava definido previamente... como assim?

Já tinha o empreiteiro definido, já tinha o ferro comprado, betonagens todas marcadas, empresa para desaterro escolhida etc. Tentei andar sempre 2 passos á frente.

Colocado por: pguilhermeAinda assim, com todo o processo tão bem oleado, 5 meses para CP deve ter doido

Estes 5 meses aconteceram devido ao muito trabalho do empreiteiro tive que esperar por ele e fazer pressing todas as semanas, porque a Cp permite arrancar com a obra 30 dias depois de submetidos os projetos.
  1. Colocado por: RMDRreinvestir valor de venda de 2ª habitação

Está a falar no sentido lato da palavra e não em termos fiscais, certo?
    • RMDR
    • 3 novembro 2021
    Colocado por: NTORION
    Está a falar no sentido lato da palavra e não em termos fiscais, certo?

Mais ou menos...quando eu digo 2ª habitação era no sentido da "outra casa" porque efetivamente (e fiscalmente) era primeira habitação só que "semi-alugada" a uma amiga...
    Isto da fiscalidade também daria que falar caso fosse habitação secundária...
    O dinheiro da venda (que seria destinado à construção supensa) já está a render para ver se minimizo/igualo o aumento geral dos custos de construção...lá para 2022 decide-se...o terreno também não foge, por isso resta aguardar...
    Concordam com este comentário: NTORION, FilipeOliveira
  2. Colocado por: Dav82Já tinha o empreiteiro definido, já tinha o ferro comprado, betonagens todas marcadas, empresa para desaterro escolhida etc. Tentei andar sempre 2 passos á frente.

Estava a falar antes/durante o projecto. Não comprou o ferro antes de fazer o projecto, certo?

Colocado por: Dav82Estes 5 meses aconteceram devido ao muito trabalho do empreiteiro tive que esperar por ele e fazer pressing todas as semanas, porque a Cp permite arrancar com a obra 30 dias depois de submetidos os projetos.

Ah, ok. Faz mais sentido. Assim levantou a licença quando podia arrancar e não o contrário (esperar pela licença para poder arrancar).
    5 meses, já é mais razoável, mas continua a ser top!
    • Dav82
    Colocado por: pguilhermeEstava a falar antes/durante o projecto. Não comprou o ferro antes de fazer o projecto, certo?

Isso não, essas compras decorreram logo após o empreiteiro ter aceite a minha proposta, avancei logo com a compra do ferro porque naquela data também já subia de preço todas as semanas paguei e foi separado, quando foi preciso foi só ligar e mandar vir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  3. Colocado por: pguilhermeAssim levantou a licença quando podia arrancar e não o contrário

Tem de ser assim, senão começa logo a contar o prazo para a construção...
  4. Colocado por: NTORIONTem de ser assim, senão começa logo a contar o prazo para a construção...

Em Odivelas, por exemplo, paga-se um valor muito elevado por cada mês da licença de construção.
    É importante não estar a pagar a obra estar parada.

Diria que estimula (muito) a construção com métodos mais rápidos e uma logística optimizada...
  5. Tem aqui a fórmula da parte mensal do custo da licença em Odivelas.

Por exemplo, para 300m2 de total de construção, são quase 130€ por cada mês "adicional" de licença.
  6. Colocado por: NTORIONTem de ser assim, senão começa logo a contar o prazo para a construção...

Ah sim, claro.

Como não é preciso de esperar um mês entre levantar a licença e o empreiteiro arrancar, induziu-me em erro: que a CP tivesse demorado aquele tempo todo (o que era estranho) e depois de a ter, o empreiteiro estava logo disponível (o que tb era estranho).

Assim faz todo o sentido.
  7. Onde e que guarda agora o ferro ?
  8. Colocado por: ricardo.rodriguessão quase 130€ por cada mês "adicional" de licença.

Em Loures, são 700€.
  9. Colocado por: RUIOLI
    Em Loures, são 700€.

Parece aquela triu...

As taxas todas, para licença de construção, em Odivelas de 300m2, em 12 meses, são cerca de 3.000€.

Só esses 700 mensais, em Loures vai logo para 8.400€. Perde-se logo a vontade de construir. É mais que o IMT e IS e escritura de um terreno de 100.000€

(é muito coerente como direito constitucional à habitação)
  10. Colocado por: ricardo.rodriguesPor exemplo, para 300m2 de total de construção, são quase 130€ por cada mês "adicional" de licença.

Colocado por: RUIOLIEm Loures, são 700€.

130€ secalhar é o valor mensal normal... Agora 700 é 1 verdadeiro abuso...

Mas aqui não há câmaras melhores ou piores, não paga de uma coisa paga-se de outra.
  11. Por 700€... já inclui fiscal e coordenador de segurança em obra:(
    • Dav82
    Colocado por: RUIOLI

Em Loures, são 700€.

O mais giro disso é que 18 meses custou me 900€ 😂😂 1 mês custa quase tanto como 18 por isso mais vale pedir logo a mais e sobrar do que faltar!
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  12. Colocado por: ricardo.rodriguesSó esses 700 mensais, em Loures vai logo para 8.400€. Perde-se logo a vontade de construir.

Calma, os 700€ são os meses suplementares, o técnico da CML alertou logo que era melhor pedir 18 meses.

Para os 18 meses não chegou a 1000€, desconto de 80% por estar em ARU, até havia mais um desconto de cartão jovem que infelizmente já não conseguir ir a tempo de aproveitar :)
  13. A minha e Odivelas tou a contar com alguns 4mil lol... Isto é mesmo só rir para não chorar.
  14. Em Odivelas por uma cópia A3 sem ser autenticada paga-se cerca de 9€ sacam o mais que podem.
  15. Colocado por: JotaPA minha e Odivelas tou a contar com alguns 4mil lol... Isto é mesmo só rir para não chorar.

Zona de Ricos😁

0.0280 seg. NEW