Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Vou comprar a minha 1a casa com a minha parceira tenho 32 anos e ela tem 26.

    Recebi uma simulação para crédito habitação da UCI.
    O crédito concedido foi de 254.000€ por 420 prestações(35 anos) com taxa de juro variável para todo o prazo do empréstimo (também tenho uma simulação com taxa fixa por 10 anos e variável por 25 anos, mas esta não me pareceu tão atrativa).

    As minhas prestações para o 1o ano serão de 702,07€ e após o 1o ano variam entre 900€ e 1000€. Penso que este spread está a aumentar demasiado a prestação e sinto que não estou a conseguir a melhor solução do mercado.

    Segunda feira irei falar com o intermediário que está a fazer estas simulações. Mas queria uma opinião imparcial antes de ir falar com esse intermediário.

    A minha grande questão é com o spread que está em 1.4%. Isto não é demasiado?

    Obrigado,
    Pedro
  2.  # 2

    1.4% é mau, há bancos a fazer 1% (e menos até).
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  3.  # 3

    Santander, BCP e BPI oferecem 0,90% com seguro de vida fora do banco (MR no banco).
    Bankinter oferece 0,95% com seguro de vida fora do banco (MR no banco)

    Fale com o Dr. Finanças que eles conseguem reduzir-lhe esses 1.40% para 0.90% ou 0.95% e insista com eles para ficar com os dois seguros fora do banco pois a poupança é significativa e compensa ter spread mais alto para ter os dois seguro fora do banco.

    Faça os seguros vida e MR na Tranquilidade que neste momento é o mais barato (compare com a Prevoir e Real Vida que costumavam ser os mais baratos).
    Concordam com este comentário: barbeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: barbeiro, pedromiranda1
  4.  # 4

    Colocado por: fcouceloFale com o Dr. Finanças que eles conseguem reduzir-lhe esses 1.40% para 0.90% ou 0.95% e

    E os rendimentos não interessam?
    Concordam com este comentário: tiagosp90, DS86
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    E os rendimentos não interessam?


    Mesmo com rendimentos baixos e taxa de esforço no máximo através do Dr. Finanças deve conseguir pelo menos 1% com um dos seguros fora do banco pois Dr. Finanças negoceiam milhões de euros de crédito habitação com os bancos (vários clientes) e não 1 único crédito habitação logo têm muito mais poder negocial nos bancos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  6.  # 6

    Colocado por: pedromiranda1A minha grande questão é com o spread que está em 1.4%. Isto não é demasiado?

    A não ser que consiga ter uma oferta muito boa do Seguro de Vida pelo UCI, os 1,4% parecem-me demasiado para o cenário actual.

    Já tentou pegar nessa simulação do UCI e ir negociar com o seu banco?
    Quase de certeza que lhe conseguem propor uma coisa melhor que os 1,4%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  7.  # 7

    Colocado por: fcoucelopois Dr. Finanças negoceiam milhões de euros de crédito habitação com os bancos (vários clientes) e não 1 único crédito habitação logo têm muito mais poder negocial nos bancos.


    Que tem isso a ver? O Dr. Finanças negoceia vários créditos em simultâneo, mas se quem contrai o crédito não o pagar ou tiver dificuldades em cumprir, o banco não vai chamar os vários créditos em simultâneo para ajudar... Cada crédito é um crédito e vai ser analisado como tal, incluindo rendimentos, taxa de esforço, liquidez, etc etc...

    O Dr. Finanças não faz milagres, apenas ajuda e evita andar de banco em banco e perder tempo à procura da melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  8.  # 8

    Mas quando um banco envia uma simulação para o DrFinanças (e outros serviços semelhantes), sabe logo que vai estar a competir com vários bancos e irá tentar uma boa proposta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  9.  # 9

    Colocado por: lpetingaMas quando um banco envia uma simulação para o DrFinanças (e outros serviços semelhantes), sabe logo que vai estar a competir com vários bancos e irá tentar uma boa proposta.

    Isso é supor que quem compra casa é um anjinho que só vai a um banco...e ás vezes é verdade.
    Concordam com este comentário: tiagosp90
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  10.  # 10

    Colocado por: tiagosp90

    Que tem isso a ver? O Dr. Finanças negoceia vários créditos em simultâneo, mas se quem contrai o crédito não o pagar ou tiver dificuldades em cumprir, o banco não vai chamar os vários créditos em simultâneo para ajudar... Cada crédito é um crédito e vai ser analisado como tal, incluindo rendimentos, taxa de esforço, liquidez, etc etc...

    O Dr. Finanças não faz milagres, apenas ajuda e evita andar de banco em banco e perder tempo à procura da melhor solução.


    Correto. Dr. Finanças vai poupar tempo pois vão apresentar o banco com o melhor spread para o perfil de risco do PedroMiranda.
    No entanto, se o PedroMiranda for diretamente a esse mesmo banco pode provavelmente não consegue esse spread pois o Dr. Finanças está a negociar dezenas de créditos de uma vez e por isso tem mais poder negocial junto dos bancos para os seus clientes.

    Obviamente clientes com; IRS superior a 80k, LTV inferior a 80%, tx esforço inferior a 30% a pedir um CH +150k não têm necessidade de falar com empresas como o Dr. Finanças pois qualquer banco irá fazer tudo para os angariar como clientes mas com o spread de 1.40% que ofereceram ao PedroMiranda depreendo que este não é o caso e por isso lhe sugeri que entre em contacto com o Dr. Finanças (que tb usei quando comprei a minha primeira casa há 12 anos).

    Também reparei que o PedroMiranda está a pedir um prazo de apenas 35 anos o que é um erro pois pode pedir 42 anos (até os 75 anos de idade).
    Recomendo vivamente reduzir ao máximo a prestação que vai pagar todos os meses pois nunca se sabe o dia de amanha.
    Com um spread variável pode fazer amortizações todos os anos e paga apenas 0,5% de imposto nas amortizações o que não é nada.
    Não pense em querer pagar o mais depressa a casa pois o mais certo é vendê-la e comprar outra muitos anos antes de ter liquidado por completo esse crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  11.  # 11

    Spread 1.4% é porque voce é um cliente de alto risco.

    Pagar entre 700-1000€ mensais implicaria que tivessem um rendimento mensal limpo na ordem dos 2500-3000€.

    Se nao é o caso, esta explicado uma das razoes desse spread.
    Concordam com este comentário: pedromiranda1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
  12.  # 12

    Colocado por: fcouceloCom um spread variável pode fazer amortizações todos os anos e paga apenas 0,5% de imposto nas amortizações o que não é nada.

    Só para esclarecer que os 0,5% só são necessários se amortizar mais de 50% do capital em divida, caso contrário, não tem que os pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromiranda1
    • RDM
    • 10 setembro 2021

     # 13

    Colocado por: NostradamusSpread 1.4% é porque voce é um cliente de alto risco.

    Pagar entre 700-1000€ mensais implicaria que tivessem um rendimento mensal limpo na ordem dos 2500-3000€.

    Se nao é o caso, esta explicado uma das razoes desse spread.
    Concordam com este comentário:pedromiranda1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedromiranda1


    E tem ainda uma outra questão, o crédito concedido de 254.000 euros é financiamento a 100% ou entra com 20%?
    Porque se é financiamento a 100% é mais uma das razões para ter um spred de 1.4% quase.
  13.  # 14

    Colocado por: RDM

    E tem ainda uma outra questão, o crédito concedido de 254.000 euros é financiamento a 100% ou entra com 20%?
    Porque se é financiamento a 100% é mais uma das razões para ter um spred de 1.4% quase.


    Banco de Portugal apenas permite financiamento a 100% para imoveis dos bancos e nesses por norma consegue um excelente spread:
    https://www.bportugal.pt/page/limites-ao-racio-ltv-ao-dsti-e-maturidade
  14.  # 15

    Colocado por: vmontalvao
    A não ser que consiga ter uma oferta muito boa do Seguro de Vida pelo UCI, os 1,4% parecem-me demasiado para o cenário actual.

    Já tentou pegar nessa simulação do UCI e ir negociar com o seu banco?
    Quase de certeza que lhe conseguem propor uma coisa melhor que os 1,4%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedromiranda1


    Eu estou a fazer com um intermediário que vai a várias entidades de crédito. Na segunda saberei se o meu banco também foi incluido, mas é o Montepio (tenho a impressão que não terei lá grande sorte)
  15.  # 16

    Colocado por: fcoucelo

    Correto. Dr. Finanças vai poupar tempo pois vão apresentar o banco com o melhor spread para o perfil de risco do PedroMiranda.
    No entanto, se o PedroMiranda for diretamente a esse mesmo banco pode provavelmente não consegue esse spread pois o Dr. Finanças está a negociar dezenas de créditos de uma vez e por isso tem mais poder negocial junto dos bancos para os seus clientes.

    Obviamente clientes com; IRS superior a 80k, LTV inferior a 80%, tx esforço inferior a 30% a pedir um CH +150k não têm necessidade de falar com empresas como o Dr. Finanças pois qualquer banco irá fazer tudo para os angariar como clientes mas com o spread de 1.40% que ofereceram ao PedroMiranda depreendo que este não é o caso e por isso lhe sugeri que entre em contacto com o Dr. Finanças (que tb usei quando comprei a minha primeira casa há 12 anos).

    Também reparei que o PedroMiranda está a pedir um prazo de apenas 35 anos o que é um erro pois pode pedir 42 anos (até os 75 anos de idade).
    Recomendo vivamente reduzir ao máximo a prestação que vai pagar todos os meses pois nunca se sabe o dia de amanha.
    Com um spread variável pode fazer amortizações todos os anos e paga apenas 0,5% de imposto nas amortizações o que não é nada.
    Não pense em querer pagar o mais depressa a casa pois o mais certo é vendê-la e comprar outra muitos anos antes de ter liquidado por completo esse crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedromiranda1



    Obrigado pela resposta. Eu realmente já vi outra simulação com o BPI em que o prazo era de 40 anos com o spread a 1% e prestações mensais mais baixas, mas pagava mais de MTIC (pagaria mais 25mil euros se comparado com a simulação da UCI). Ou seja, nessa simulação pagava mais a longo prazo, mas teria mais facilidade em pagar a curto prazo. Realmente partilho da sua opinião que mais vale ter mais liquidez porque nunca sei o dia de amanhã. E posso sempre vender antes de pagar o crédito por completo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saltao
  16.  # 17

    Colocado por: fcouceloSantander, BCP e BPI oferecem 0,90% com seguro de vida fora do banco (MR no banco).

    No santander só começa a desbloquear algumas opções quando é select (vencimento liquido superior a 2500€/mês e pelo menos 50k em património financeiro).

    Isso dizer que garantidamente o banco faz X ou Y é conversa de encher chouriços.

    Colocado por: fcouceloDr. Finanças negoceiam milhões de euros de crédito habitação com os bancos (vários clientes) e não 1 único crédito habitação logo têm muito mais poder negocial nos bancos.

    Em que medida julga que o DrFinancas (ou qq outra intermediaria de crédito) tem mais poder negocial com o banco? Sabe que o banco paga comissões aos intermediários, certo?

    O que às vezes acontece é nos processos mal amanhados o banco pode descartar o cliente, mas quando vem pelo intermediário já vem mais alinhadinho e dá menos trabalho ao balcão...
  17.  # 18

    Colocado por: NostradamusSpread 1.4% é porque voce é um cliente de alto risco.

    Pagar entre 700-1000€ mensais implicaria que tivessem um rendimento mensal limpo na ordem dos 2500-3000€.

    Se nao é o caso, esta explicado uma das razoes desse spread.
    Concordam com este comentário:pedromiranda1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedromiranda1


    É capaz de ser isso também. É uma questão que posso colocar na 2a feira
    Concordam com este comentário: pguilherme
  18.  # 19


    Obrigado pela resposta. Eu realmente já vi outra simulação com o BPI em que o prazo era de 40 anos com o spread a 1% e prestações mensais mais baixas, mas pagava mais de MTIC (pagaria mais 25mil euros se comparado com a simulação da UCI). Ou seja, nessa simulação pagava mais a longo prazo, mas teria mais facilidade em pagar a curto prazo. Realmente partilho da sua opinião que mais vale ter mais liquidez porque nunca sei o dia de amanhã. E posso sempre vender antes de pagar o crédito por completo.


    Se nessa simulação do BPI tem MTIC superior à da UCI apenas se deve aos seguros e foi por isso que lhe disse que tem de conseguir fazer os seguros fora do banco (Tranquilidade) sendo que o seguro com maior impacto no MTIC será o seguro de vida.
    Estamos a falar de diferenças de valores até 60% inferiores se fizer os seguros fora do banco.
    Para isto vai precisar de uma empresa intermediaria que tenha muito volume de créditos em negociação (mais poder negocial junto dos bancos) e a maior deste género é a Dr. Finanças.
  19.  # 20

    Para 1000€/mensais a uma taxa de esforço de 30%, o vencimento liquido combinado terá de ser 3.333€/mês e sem ter nenhum outro crédito, seja automovel, pessoal, etc.

    Qual o DTI da proposta (taxa de esforço)? Reflecte-se no IRS?
    Qual o LTV?
    Teve com moratórias nos últimos 6 meses~1 ano?
    Os empregadores tiveram alguma linha de apoio, covid ou outra semelhante?
    Têm ambos contratos efectivos de trabalho? Em Portugal?
    Alguma incidência no BdP?
    ...

    Talvez o gestor lhe consiga dar alguma indicação, mas nem sempre é do interesse do banco aprofundar algumas matérias, pelo que poderá ter de fazer uma introspecção...
 
0.0168 seg. NEW