Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    adquiri um Apt.º e pretendo coloca-lo a arrendar

    apesar de tentar fazer a triagem dos inquilinos na perspectiva da capacidade de cumprimento do contrato - no final concluo que arrendar é sempre um risco enorme com mais probabilidades de correr mal do que bem ao contrário dos AL.

    Na verdade seleccionar os inquilinos é sempre uma questao de fé




    Oico tanta história de arrendamentos que correram mal pelo que vos gostaria de pedir ajuda com base na vossa experiencia de que situaçoes podem correr mal nos arrendamentos por forma a eu poder antecipa-los e mitiga-los

    alguem pode me partilhar as vossas mas experiencias nos arrendamentos até 1000 euros e como resolveram essas situaçoes ?



    Ja agora, alguem já fez uma acçao de despejo ? quanto tempo demorou ? quais os custos ? Aqueel fundo que paga rendas ao Senhorio em substituiçao do inquilino funciona ?

    Antecipadamente agradeço os vosos comentários
  2.  # 2

    Faça um arrendamento a médio prazo - 3 a 4 anos.
    Peça um valor abaixo do mercado.
    Exija uma garantia bancária de 6 meses de renda com encargos por sua conta - custa cerca de 3% do valor da renda. O Banco é que vai selecionar o inquilino com dados que o senhorio nunca tem acesso.
    Concordam com este comentário: freewilie, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  3.  # 3

    Obrigado

    Na verdade quem está a tratar do arrendamento é a imobiliária mas o serviço é pessimo e portanto sou eu que estou a tentar solucionar isto


    Faça um arrendamento a médio prazo - 3 a 4 anos - Fiz contrato a 2 anos isto para poder termina-lo a 4 anos caso seja necessário e para baixar 1 ou 2 % no imposto. Isto porque ao fim de 3 anos termina a proibiçao de denunciar a renovaçao do contrato e posso faze-lo no 4.º ano



    Peça um valor abaixo do mercado - é a renda mais baixa na área sendo que o meu objectivo nao é maximizar a renda mas sim garantir que tenho inquilinos que tratam bem a casa e nao sao problemáticos - vivo fora de PT logo nao preciso da casa, só a comprei para nao ter $$$ no banco.



    Exija uma garantia bancária de 6 meses de renda com encargos por sua conta - custa cerca de 3% do valor da renda. O Banco é que vai selecionar o inquilino com dados que o senhorio nunca tem acesso. - por iniciativa própria lá descobri que havia a cauçao e a imobiliária vem me com a conversa que é uma grande confusao e muito dificil convencer os inquilinos a usarem este instrumento.

    seno que nao cauçao bancária tneho uma duvida - isso é um contrato feito entre banco, inquilino e senhorio ? Se o inquilino terminar a cauçao com o banco o banco avisa o senhorio ?

    obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: freewilieseno que nao cauçao bancária tneho uma duvida - isso é um contrato feito entre banco, inquilino e senhorio ? Se o inquilino terminar a cauçao com o banco o banco avisa o senhorio ?

    Só é confusão para as imobiliárias porque não percebem nada do assunto. E a garantia só termina quando acaba o contrato a não ser que o beneficiário (senhorio) prescinda dela.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, freewilie
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  5.  # 5

    Pois sendo assim a garantia bancária torna-se melhor que o fiador
  6.  # 6

    Peça sempre 3 ou mais rendas adiantadas (por exemplo a 1 de Outubro estaria a receber a renda do mês de Janeiro). A caução é muito importante sim (no mínimo 3 meses), assim como fiador (isto se não fizer garantia bancária).
    Depois o contrato que redige é muito importante, convém ser bastante completo (faça uma boa pesquisa na Internet).
    Peça os últimos recibos de vencimento, IRS dos anos anteriores, situação profissional, etc.
    Já alugo há vários anos sem intermediação imobiliária (que sinceramente pela experiência que tive uma vez e com a facilidade em anunciar online só serve para perder dinheiro) e nunca tive problemas.
    Concordam com este comentário: freewilie, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  7.  # 7

    Colocado por: martininaPeça sempre 3 ou mais rendas adiantadas (por exemplo a 1 de Outubro estaria a receber a renda do mês de Janeiro). A caução é muito importante sim (no mínimo 3 meses), assim como fiador (isto se não fizer garantia bancária).
    Depois o contrato que redige é muito importante, convém ser bastante completo (faça uma boa pesquisa na Internet).
    Peça os últimos recibos de vencimento, IRS dos anos anteriores, situação profissional, etc.
    Já alugo há vários anos sem intermediação imobiliária (que sinceramente pela experiência que tive uma vez e com a facilidade em anunciar online só serve para perder dinheiro) e nunca tive problemas.
    Concordam com este comentário:freewilie
    Estas pessoas agradeceram este comentário:freewilie


    Concordo

    Fui burro e assinei contrato de exclusividade por 4 meses - pois foi minha primeira vez mas jamais voltarei a utilizar uma imobiliária.

    Já agora que serviços usam para anunciar os imóveis para arrendamento ?
  8.  # 8

    Colocado por: freewilieJá agora que serviços usam para anunciar os imóveis para arrendamento ?

    Imovirtual, Idealista e Sapo Casas. Este ultimo é o mais fraquito.
  9.  # 9

    Colocado por: Carvai
    Imovirtual, Idealista e Sapo Casas. Este ultimo é o mais fraquito.


    Esses todos e mais OLX.
    No anúncio meta especificamente que não quer contactos de imobiliárias pois se não são uns chatos e mentirosos (dizem que têm um potencial interessado, tudo mentira).
    Refira também as condições de aluguer no texto do anúncio para afastar alguma malta indesejada
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  10.  # 10

    Colocado por: martininaEsses todos e mais OLX.

    Os do Imovirtual vão todos para o OLX, mesmo dono.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  11.  # 11

    Obrigado

    já consegui arrendar via imobiliária (porque já estava obrigado) mas exigi garantia bancária

    mas próxima vou ser eu a arrendar


    Obrigado pelos vossos contributos
  12.  # 12

    Como funciona isso da garantia bancária? Alguem me explica como se fosse muito burro :)
  13.  # 13

    Colocado por: DR1982Como funciona isso da garantia bancária? Alguem me explica como se fosse muito burro :)

    Faça uma busca aqui no forum. Tem um tópico onde explico tudo. Já agora há 3 bancos que fazem sem problemas - BPI, Caixa Agricola e NB. A CGD e o BCP não fazem a particulares. Os outros não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
0.0140 seg. NEW