Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Gostaria de saber se é possível comprar casa desde o estrangeiro, otorgando poderes a um familiar de confiança para fazer a transacção em meu nome em Portugal.
    Pesquisei na internet e não encontrei nada que me desse a resposta.

    A ideia é que a casa ficasse em meu nome desde o primeiro momento.

    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Sim constitui alguém seu procurador para esse fim.

    Vá a um consulado na sua área

    https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/procuracoes
  3.  # 3

    Se tiver residência fiscal noutro país e necessite de recorrer a crédito habitação vai ser considerado como segunda habitação. Nesse caso as percentagens do empréstimo são diferentes.
    A compra em si, com uma procuração abrangente consegue fazer tudo á distância com alguém da sua confiança
  4.  # 4

    Colocado por: FabioCaseiroSe tiver residência fiscal noutro país e necessite de recorrer a crédito habitação vai ser considerado como segunda habitação. Nesse caso as percentagens do empréstimo são diferentes.

    Por acaso andei a ver em alguns bancos, e têm ofertas para estrangeiros e portugueses no estrangeiro, e sinceramente, não vi diferenças nas taxas de juros. Deve ser para atrair investimento de fora.
  5.  # 5

    Colocado por: vmontalvao
    Por acaso andei a ver em alguns bancos, e têm ofertas para estrangeiros e portugueses no estrangeiro, e sinceramente, não vi diferenças nas taxas de juros. Deve ser para atrair investimento de fora.


    As taxas são em tudo iguais, a diferença está no montante que é emprestado. Para HPP são os 80% da avaliação e para segunda habitação o valor que emprestam é inferior, ou seja, tem de entrar com mais capital próprio. Só confirmando que não me recordo qual o valor ao certo
  6.  # 6

    Colocado por: FabioCaseiro

    As taxas são em tudo iguais, a diferença está no montante que é emprestado. Para HPP são os 80% da avaliação e para segunda habitação o valor que emprestam é inferior, ou seja, tem de entrar com mais capital próprio. Só confirmando que não me recordo qual o valor ao certo


    Para HPP (para já) vão aos 90%
  7.  # 7

    Colocado por: JPJDLV

    Para HPP (para já) vão aos 90%


    O problema é esse mesmo, se está no estrangeiro não será HPP a não ser que tenha família a residir em Portugal
  8.  # 8

    Colocado por: JPJDLV

    Para HPP (para já) vão aos 90%



    Segundo me disse um funcionário de um banco está previsto efectuarem alterações no CH em breve. Segundo ele o valor máximo financiável vai passar a ser 80% e o limite máximo do crédito de 40 anos, independentemente da idade. Para já ainda não encontrei nada escrito sobre isso nem ouvi nada.... não sei se será verdade....
  9.  # 9

    Obrigado pelas vossas respostas. Neste caso seria para pagar a pronto, não recorreria a Credito Habitação. Entendo então que é possível fazer uma procuração!
  10.  # 10

    Alguém terá o template desta procuração?
  11.  # 11

    Colocado por: palmstrokeAlguém terá o template desta procuração?


    Qualquer solicitadora terá um template geral que depois é modificado de acordo com aquilo que o cliente pretende. Ter muita atenção e ser o mais específico possível na informação da casa que pretende comprar que os bancos são muito picuinhas com estes documentos
  12.  # 12

    Olá de novo. Estou interessado neste leilão:
    https://www.e-leiloes.pt/info.aspx?lo=LO832912021

    Enviei um email ao solicitador e respondeu-me o seguinte:
    informo V. Exa. que concretizando-se a venda por leilão eletrónico, não será necessária a sua deslocação a Portugal, podendo realizar o depósito do preço, pagamento de impostos e demais custos associados, à distância.

    Alguém pode corroborar esta informação?
    Porque actualmente não tenho nenhum representante, e tudo o que posso fazer é efectivamente à distancia.
  13.  # 13

    Está registado no e-leiloes?
    É que para licitar tem de estar inscrito.
    Tem senha de acesso ao portal das finanças para pagar os impostos devidos?
    Se tem essas condições claro que pode comprar.
  14.  # 14

    Vivo fora e comprei em Portugal recentemente. Não invente, arranje um advogado que trate das coisas com uma procuração e zele pelos seus interesses. Deve custar uns €500-€1000 e é bem gasto.
  15.  # 15

    Colocado por: dp_olivVivo fora e comprei em Portugal recentemente. Não invente, arranje um advogado que trate das coisas com uma procuração e zele pelos seus interesses. Deve custar uns €500-€1000 e é bem gasto.


    Olá dp-oliv, a compra que fez foi em mercado normal ou leilão? Pode detalhar um pouco o que o advogado fez por sí? Como pagou? E nunca precisou vir a Portugal?
  16.  # 16

    Colocado por: palmstroke

    Olá dp-oliv, a compra que fez foi em mercado normal ou leilão? Pode detalhar um pouco o que o advogado fez por sí? Como pagou? E nunca precisou vir a Portugal?


    Foi uma compra normal nao foi leilao. Foi sem visitar o sitio e só por fotos e aqueles sistemas de realidade virtual que algumas imobiliarias usam agora.
    Leilao já seria um risco demasiado grande para o meu estomago.

    A advogada em questao, tratou de confirmar o estado do imovel em termos de dividas e legalidades como direitos de passagem (tem 2hectares). Aconselhou-me na altura de dar o sinal e fez sugestoes para alteracoes de CPCV que achou mais adequadas.

    No dia da escritura, foi ao ao banco onde se fez a escritura e tratou de tudo com o procurador. Nao podia ser ela porque alguem tinha que autenticar a procuracao.
    Ela foi 5 estrelas e tendo em conta o que ouvi de outras pessoas que a usaram, é uma pessoa com muita experiencia na area da compra e venda de imóveis.
    Para um cromo (eu) que nunca tinha comprado em Portugal, tinha imobiliaria, banco, vendedor que eram um fundo de investimento e chatos como o c.... foi ótimo ter uma pessoa de confianca a quem pude fazer perguntas e pedir conselhos.
    Aconselho vivamente ter alguem de confianca que o ajude, dorme mais descansado.

    Ah pagar, enviei dinheiro á advogada para pagar despesas mas o maior foi depositar na conta e o banco tirou de lá.
    No seu caso se é a pronto, pede um cheque visado ao banco e apresenta esse como pagamento ou faz transferencia.
    • BJo
    • 4 outubro 2021

     # 17

    Colocado por: palmstrokeOlá de novo. Estou interessado neste leilão:
    https://www.e-leiloes.pt/info.aspx?lo=LO832912021

    Enviei um email ao solicitador e respondeu-me o seguinte:
    informo V. Exa. que concretizando-se a venda por leilão eletrónico, não será necessária a sua deslocação a Portugal, podendo realizar o depósito do preço, pagamento de impostos e demais custos associados, à distância.

    Alguém pode corroborar esta informação?
    Porque actualmente não tenho nenhum representante, e tudo o que posso fazer é efectivamente à distancia.






    Olá


    Espero que já tenha a resposta desejada mas aqui vai uma outra dika:


    Vivo e trabalho fora de Portugal e como tal, também comprei 2 imóveis através do E-leiloes.


    Registei-me, licitei e ganhei. Não foi necessário ter um representante ou advogado em Portugal, as transferencias foram feitas todas online e como também o pagamento dos impostos das financas.


    Tenho uma conta corrente e uma morada para correspondencias em Portugal isso foi essencial.


    Se tiveres uma outra dúvida quanto ao assunto, nao hesite! Boa sorte.
  17.  # 18

    Não sou ninguém para dar conselhos.
    Estando em Portugal já comprei dois imóveis sem ver o interior.
    Era para demolir pelo que não tinha grande interesse a não ser no terreno em si.
    Mas mesmo estando in loco há problemas, fará estando longe.

    Uma regra em tudo é ver muito bem antes de comprar.


    E no e-leiloes muitas casas têm ocupantes.
    Uma dor de cabeça para desocupar os imóveis.
  18.  # 19

    Este apartamento está situado num predio onde vive um familiar meu, e sei que está desocupado.

    Infelizmente desisti do leilão porque:
    1. consegui falar com o condomínio que já tinha entrado no apartamento e me comentou que necessita cozinha e piso novo. sendo assim por 51k para Alcobaça está caro, considerando que não tem garagem e é apenas 1 dormitório.
    2. pelo que entendi do protocolo de registro no e-leiloes, tenho de certificar-me num solicitador e enviar por correio fisico, o qual já não consigo fazer porque já não estou em Portugal. :(
  19.  # 20

    Se tiver o CC e um leitor de cartões, poderá registar-se remotamente.
 
0.0235 seg. NEW