Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: mmarinhoBom dia.
    Em Maio do ano passado contratei uma empresa para reparar o telhado do condomínio que tinha muitas infiltrações e a água estava a entrar na casa dos últimos andares.
    Foram substituídas as telhas por telhas novas e colocado ripado novo.
    Desde a reparação que existem pequenas infiltrações, visto que se formavam pequenas poças em alguns locais.
    Ontem houve um grande temporal e vento e começou a entrar muita água por vários pontos.
    Informei a empresa da situação e mandaram cá um homem.
    O que o homem disse foi que não encontrou telhas partidas ou mal encaixadas.
    Que junto aos rufos e caleiras não havia entrada de água.
    o telhado tinha pouca inclinação, que como houve temporal e caiu chuva de forma anormal e houve muito vento, o vento empurrava a água para trás e era isso que causava a entrada da água.

    Eu respondi que eu queria um telhado para quando chovesse, não era para quando está sol.
    Para mim que nada percebo, o trabalho parece estar bem feito, mas acontece que a água entra.
    Não sei o que se passa.
    A explicação dada faz sentido?
    É normal isto acontecer?
    O que posso fazer para resolver esta situação?

    Foto1

    Foto2


    Na minha opinião o RRoxx tem razão naquilo que diz, não necessariamente de levar à letra de que o DO tem que perceber o problema, mas sim que o serviço que foi contratado foi feito e bem feito. Obviamente que o empreiteiro até poderia ter sugerido a colocação de subtelha uma vez que já estaria a mexer no ripado, mas se foi contratado para trocar telhas e ripas, seria isso que teria que fazer. Depois o mmarinho refere que o colaborador do empreiteiro que lá foi vistoriar que não encontrou defeitos no serviço feito, mas que o telhado teria inclinação insuficiente e o vento causaria a entrada de água.

    A questão é, será que foi chamada uma equipa para diagnosticar patologias e proceder às devidas reparações, ou foi chamada uma equipa para trocar telhas e substituir vigas e que o problema ficaria resolvido? Só o mmarinho é que poderá responder, tudo o resto serão suposições nossas.

    Edit: Entretanto o mmarinho respondeu enquanto eu respondia e acrescentou dados novos. Mantenho a minha opinião.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      Dom
    • 15 setembro 2021

     # 22

    Colocado por: RRoxx

    Não, quando vai ao médico ele diz-lhe o que está mal e como resolver. O mal é partir do Princípio, como já aqui anda a ser debatido há anos, que os empreiteiros sabem o que fazem. E o Médico tem formação e aptidão legal e técnica para o fazer.

    O mecanico até é mais parecido já que também são trafulhas. Qual é a formação do empreiteiro para receitar a solução? Aposto que é a de fazer assim há muitos anos. Existem milhares de técnicos no país, muitos deles trabalham nas empresas que comercializam os sistemas. Mas nós Continuamos a ir ao sr. Manuel que faz umas obras para receitar soluções que muitas vezes são complexas e exigem ponderação.

    Eu cá levo o meu carro à oficina da marca, quero que dure. Apesar de saber que não é uma garantia 100%, sei que pelo menos o departamento técnico deles funciona. É. Mais barato? Não.

    Acho estranho não continuarmos a ir as nossas avós para pedir a receita para a dor que temos nos rins.



    Sim,. Ou auxiliar-se de quem seja. Principalmente em problemas bicudos. Há uns dias apareceu aí um rapaz que estava a arranjar a casa da avó... Viram o tópico? (nivelar chão de madeira ou o que era).

    Mas,. Mais uma vez, em Portugal não é garantia de nada, já que nada funciona neste país, muito menos a construção não licenciada.

    Edit: não estou obviamente a pôr em causa a qualidade do trabalho que quem fez, fez. Provavelmente o senhor também não se lembrou ou não sabia. Quem contratou também não se lembrou ou não sabia.

    Agora gastou-se o dinheiro é continua o problema. Vale a pena ou é melhor pedir uma opinião técnica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dom

    Percebo o ponto de vista. É pena que as coisas funcionem assim.
    Quanto ao tópico do nivelamento do chão em madeira, vi e até me parece um melhor exemplo para o que indicou em cima.
  2.  # 23

    Colocado por: Vítor MagalhãesA questão é, será que foi chamada uma equipa para diagnosticar patologias e proceder às devidas reparações, ou foi chamada uma equipa para trocar telhas e substituir vigas e que o problema ficaria resolvido? Só o mmarinho é que poderá responder, tudo o resto serão suposições nossas.


    Percebo a questão.
    De facto não contactei nenhuma equipa especializada para ver o problema.
    Fiei-me na opinião dos empreiteiros e avancei.
    É evidente que se temos um problema o que queremos é que o mesmo fique resolvido e confiámos na experiência dos outros.
    Eu só queria ter o telhado arranjado. Se me tivessem dito que assim daquela forma o serviço não ia ficar bem feito e ia continuar a meter água é evidente que não tinha avançado com a obra.
    Outra coisa que me faz espécie é a insistência na sub-telha.
    Se a sub-telha é que faz o telhado então para que serve a telha?
    A telha neste caso deixa de ter um papel funcional e passa a ter um papel meramente decorativo.
    Não percebo nada disto mas não me parece lógico.
  3.  # 24

    Colocado por: mmarinhoSe a sub-telha é que faz o telhado então para que serve a telha?

    A telha para que faça a sua função de impermeabilização deve ser assente mediante determinadas regras. Uma das mais importante é talvez a inclinação em função da zona onde vai ser aplicada.
    A sub tela é para colmatar a falha ou quebra dessas regras
  4.  # 25

    Colocado por: zedasilvaA telha para que faça a sua função de impermeabilização deve ser assente mediante determinadas regras. Uma das mais importante é talvez a inclinação em função da zona onde vai ser aplicada.
    A sub tela é para colmatar a falha ou quebra dessas regras

    Faz sentido.
  5.  # 26

    A subtelha por si só não tem 30 ou 40 anos de garantia como tem a telha cerâmica ao estar exposta aos elementos, a subtelha não foi concebida para estar exposta e isso já diz tudo sobre a sua função.
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2021 editado

     # 27

    Colocado por: mmarinhoDe facto não contactei nenhuma equipa especializada para ver o problema.
    Fiei-me na opinião dos empreiteiros e avancei.
    É evidente que se temos um problema o que queremos é que o mesmo fique resolvido e confiámos na experiência dos outros.
    Eu só queria ter o telhado arranjado. Se me tivessem dito que assim daquela forma o serviço não ia ficar bem feito e ia continuar a meter água é evidente que não tinha avançado com a obra.
    Outra coisa que me faz espécie é a insistência na sub-telha.
    Se a sub-telha é que faz o telhado então para que serve a telha?
    A telha neste caso deixa de ter um papel funcional e passa a ter um papel meramente decorativo.


    Não se martirize que nao vale a pena, ninguem nasce ensinado. Infelizmente a sua nao morre solteira.

    Relativamente à subtelha, não é suposto que tenha água, ´ela serve para o caso excepcional. entenda-a como o cinto das calças. As calças por si já nao devem cair, mas o cinto é o garante. E obedece as regras que o vitor indicou, ainda que dependa da subtelha...

    Olhando agora ás fotos, que nao tinha posto, ou eu nao tinha visto, parece-me muita agua no mesmo sitio. Mas sem ver ao vivo nao me posso pronunciar, as inclinações nas fotos sao enganadoras, como tudo o resto.
  6.  # 28

    Pelas fotos o telhado parece ter inclinação de 30% ou próximo disso, que costuma ser mais que suficiente... Estranho.
    Deixe o link google maps a ver se consigo perceber melhor o edifício.
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2021

     # 29

    tambem me pareceu que a inclinação não é assim tao má, mas nao sabemos a exposição. e é estranho ser so ali. a água tocada a vento baba as telhas todas...
  7.  # 30

    Colocado por: VarejoteSubtelha? Deve ter é pouca inclinação, já existem telhados há muito tempo, sem subtelha todos metiam água certamente, tenho um telhado com telha à vista como esse da foto, caíram estas chuvadas e vento e não entrou água nenhuma.
    Concordam com este comentário:marco1

    Como foi aqui descrito, num dia de vento forte, não tenha a menor dúvidas que metem água.
  8.  # 31

    Colocado por: nortenho66
    Como foi aqui descrito, num dia de vento forte, não tenha a menor dúvidas que metem água.


    Mesmo sem subtelha, com chuva e vento forte, telhado com pouca inclinação, certamente que vai entrar mais água que um que tenha mais inclinação.
  9.  # 32

    Digam o que disserem, se um telhado for bem feito com a inclinação preconizada pelo fabricante, nao entra agua nenhuma.

    Em varias garagens, adegas, e barracos construidos com a típica telha lusa, nos diversos temporais que ja levei nos últimos na zona do litoral, nao houve um único ano com agua a entrar.

    Mesmo que o utilizador corrija com subtelha agora, o problema vai continuar la; inclinaçao incorecta, encaixe partido, etc
  10.  # 33

    Colocado por: NostradamusDigam o que disserem, se um telhado for bem feito com a inclinação preconizada pelo fabricante, nao entra agua nenhuma

    Não entra água numa situação normal, num dia de vento forte e chuva é ir lá ver se não entra.
    Colocado por: NostradamusMesmo que o utilizador corrija com subtelha agora, o problema vai continuar la; inclinaçao incorecta, encaixe partido, etc

    Se a água for drenada pela subtelha que problema é que continua lá?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 34

    Por muito bem feito que seja o telhado com a inclinação correta e tal, podem ter a certeza que se o vento for forte vai entrar alguma água, pode é não ser suficiente para criar infiltração. Quando estiverem nesses locais onde tem o telhado à vista que supostamente não entra água nenhuma, verifiquem se não tem babados no tardoz da telha...
    Concordam com este comentário: nortenho66
  12.  # 35

    Colocado por: nortenho66Não entra água numa situação normal, num dia de vento forte e chuva é ir lá ver se não entra.


    Colocado por: Nostradamusnos diversos temporais que ja levei nos últimos (anos) na zona do litoral, nao houve um único ano com agua a entrar.


    Foram so daqueles temporais que arrancaram com arvores na orla costeira e deixaram a zona do baixo mondego 1 semana sem luz.

    Coisa pouca.
  13.  # 36

    Colocado por: nortenho66Se a água for drenada pela subtelha que problema é que continua lá?


    O problema é:

    Colocado por: Nostradamusinclinaçao incorecta, encaixe partido, etc


    Esta a arremendar com a subtelha. Ha que corrigir na base.
  14.  # 37

    Nostradamus, a questão primordial é que um telhado cerâmico por si só não é estanque, é um sistema de encaixe com um vedação básica por gravidade. A subtelha, desde que bem executada, colmata esta situação e permite uma pendente menor sem comprometer a estanquidade que se pretende.
    Concordam com este comentário: nortenho66, Nostradamus
  15.  # 38

    Mas eu concordo com isso.

    A questao aqui é que se o user apenas corrigir com a subtelha, sem perceber o que correu mal na telha, o problema vai la continuar. E todos os invernos vai escorrer agua para a subtelha o que nao é normal.

    Nas garagens nao pus e nao me arrepndo minimamente. Nunca meteu agua. Respeitamos as inclinações e esta porreiro.
  16.  # 39

    Colocado por: nortenho66
    Não entra água numa situação normal, num dia de vento forte e chuva é ir lá ver se não entra.

    Se a água for drenada pela subtelha que problema é que continua lá?


    Colocado por: Vítor MagalhãesPor muito bem feito que seja o telhado com a inclinação correta e tal, podem ter a certeza que se o vento for forte vai entrar alguma água, pode é não ser suficiente para criar infiltração. Quando estiverem nesses locais onde tem o telhado à vista que supostamente não entra água nenhuma, verifiquem se não tem babados no tardoz da telha...
    Concordam com este comentário:nortenho66

    Uma coisa é entrar alguma água, agora fazer poças e criar infiltrações não é a definição de alguma água..
    No meu sótão se lá for num dia de chuva e vendaval vê-se que caíram algumas pingas, mas nem chega para molhar nada, quanto mais fazer infiltrações.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Nostradamus, RRoxx
  17.  # 40

    Devem ter escolhido o mais barato, agora tem de voltar a gastar.
    O que vale é que existe muito dinheiro
 
0.0248 seg. NEW