Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Estou a comprar um imóvel que actualmente está com licença de serviços, e preciso que façam alteração para habilitação para que possa fazer a escritura. O imóvel em questão já teve licença habitação entretando foi alterado para serviços, tendo eu em minha posse todos esses documentos.
    Mas na câmara estão pedir para eu fazer um processo licenciamento todo de novo como se estivesse fazer casa de raiz, tento eles até me passado as plantas certificadas. O imóvel nunca sofreu alterações, tem wc a cozinha tudo como de origem. A única coisa que irei fazer são obras de remodelação onde até já me passaram as licenças para as fazer. Será mesmo necessário fazer o processo todo de novo, não seria só atualizar?

    (Espero que seja este o local indicado para a minha dúvida)

    Obrigado
    Cláudio Santos
  2.  # 2

    Se a câmara o diz é porque é assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Csantos1908
  3.  # 3

    Colocado por: Csantos1908A única coisa que irei fazer são obras de remodelação onde até já me passaram as licenças para as fazer.

    Isso não é bem assim, não faça obra nenhuma enquanto não tiver a licença na mão.
    Tem que contratar um arquiteto para tratar disso.
  4.  # 4

    Sabia que ia alterar o uso e mesmo assim se meteu a fazer obras ? Mas se o imóvel ainda não e seu como é q lhe passaram a licença ?? Será um processo de alteração de uso que para habitação será quase o mesmo trabalho q para uma nova casa com excepção de algumas especialidades. tera q apresentar telas finais e as alterações
  5.  # 5

    Eu já dei início às obras, porque quando decidi ficar com o imóvel liguei para a câmera departamento urbanismo pedi plantas certificadas e licenças onde foi dito que estava tudo ok, fiz o pedido porque não enviam na hora (e tudo isto tratado por telefone e e-mail porque devido a covid não havia atendimento presencial) na mesma altura pedi licença para obras que foi enviada poucos dias depois. Quando umas semanas mais tarde ligam da câmara a informar que tinham plantas disponíveis para envio mas a licença de habitação não tinham porque actualmente estava como serviços por isso tinha fazer processo de novo. Entretanto parei as obras. E consegui licença de obras e dei inicio porque estou comprar o imóvel a uma pessoa conhecida e acordamos pedir a licença em nome do actual proprietário. Tanto eu como a pessoa que me está a vender ligou para a câmara e disseram que estava tudo ok. Obrigado pelas dicas, terei mesmo fazer projeto.
  6.  # 6

    Migo: não há licença de obras sem projetos. Está a trocar tudo e a fazer uma grande confusão. Meteu a pata na poça.
  7.  # 7

    Eu quando decidi comprar imóvel supostamente não precisava de projetos nenhuns... pedi só as plantas e licença de habitação a câmara porque me pediram no banco para o empréstimo. As obras que eu ia fazer era e é só remodelação canalização, chão, isolar paredes pladur nada de mais. E comecei a fazê-las porque era para ir adiantando enquanto tratava do processo de compra.
  8.  # 8

    E quando o banco for aí, vê uma casa em obras e não lhe empresta o dinheiro
  9.  # 9

    Colocado por: Csantos1908Eu já dei início às obras, porque quando decidi ficar com o imóvel liguei para a câmera departamento urbanismo pedi plantas certificadas e licenças onde foi dito que estava tudo ok, fiz o pedido porque não enviam na hora (e tudo isto tratado por telefone e e-mail porque devido a covid não havia atendimento presencial) na mesma altura pedi licença para obras que foi enviada poucos dias depois. Quando umas semanas mais tarde ligam da câmara a informar que tinham plantas disponíveis para envio mas a licença de habitação não tinham porque actualmente estava como serviços por isso tinha fazer processo de novo. Entretanto parei as obras. E consegui licença de obras e dei inicio porque estou comprar o imóvel a uma pessoa conhecida e acordamos pedir a licença em nome do actual proprietário. Tanto eu como a pessoa que me está a vender ligou para a câmara e disseram que estava tudo ok. Obrigado pelas dicas, terei mesmo fazer projeto.

    Você vive em que país?
  10.  # 10

    Tem que fazer consoante as regras da câmara municipal.
    Se for uma fracção num prédio tem que pedir autorização ao condomínio e todos têm que aprovar a alteração.
    Depois é contratar um arquitecto e ainda fazer o licenciamento ser aprovado.

    O problema principal creio que é precisar do banco para comprar como crédito habitação. Se pagasse a pronto era outra história...
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoE quando o banco for aí, vê uma casa em obras e não lhe empresta o dinheiro
    o banco já lá foi ver a casa, já deu o ok e fazem empréstimo.
  12.  # 12

    Colocado por: Picareta
    Você vive em que país?
    Porque?
  13.  # 13

    Colocado por: PalhavaTem que fazer consoante as regras da câmara municipal.
    Se for uma fracção num prédio tem que pedir autorização ao condomínio e todos têm que aprovar a alteração.
    Depois é contratar um arquitecto e ainda fazer o licenciamento ser aprovado.

    O problema principal creio que é precisar do banco para comprar como crédito habitação. Se pagasse a pronto era outra história...
    É uma moradia. Irei contactar um arquiteto para resolver tudo. No banco está tudo tratado. Obrigado
  14.  # 14

    Menos mal em termos burocráticos ser uma moradia.
    O ideal era ter uma"amiga" na conservatória e finanças que alterasse o texto do registo...

    No entanto os regulamentos à data da primeira afectação atribuída podem já não ser os mesmos em vigor actualmente.


    Que tudo lhe corra bem.
 
0.0133 seg. NEW