Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde!


    Sou um membro novo aqui no forum, mas vou acompanhando for "fora", a troca de informações, considerando bastante importante, principalmente, numa fase em que vou iniciar um investimento para o resto da minha vida, a construção de uma moradia.
    Tinha algumas questões, acho que pertinentes, que gostava da vossa opinião.
    Estou num dilema atualmente, não sei o que fazer,em principio estou a pensar colocar capoto de 8 cm, com tijolo termico de 25 espessura, não colocando caixa de Ar.

    Há necessidade de colocar Caixa de Ar, é um investimento obrigatório, para evitar possiveis condensações interiores e para uma melhor qualidade termica no interior?

    A moradia é Terrea e tem de Area Util a volta de 200 m2


    Fico aguardar as vossas opiniões


    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: RuicamposEstou num dilema atualmente, não sei o que fazer,em principio estou a pensar colocar capoto de 8 cm, com tijolo termico de 25 espessura, não colocando caixa de Ar.
    não é você que se devia preocupar com isso. mas quando tiver os seus técnicos deverá falar sobre isso.

    dito isso.. as paredes duplas com isolamento pelo interior tem problemas com pontes térmicas que não são fáceis de resolver. todos os sistemas construtivos têm os seus pros e contras.. mas sinceramente na fase onde se encontra é muito mais pertinente pensar sobre o programa que quer/precisa do que pensar sobre o sistema construtivo. deixe isso para os técnicos
  3.  # 3

    É o Rui que vai projetar ou construir? Tem que ver essas questões com os técnicos que contratar.
    para além desta resposta a outra resposta mais acertada vai ser que ambas são boas soluções desde que bem pensadas e melhor executadas. Entretanto pode pesquisar por termos como "ETICS" e "Parede Dupla".
  4.  # 4

    Se quer acabamento pintado ETICS e nao pense mais nisso, se quer outro acabamento terá de pensar noutra solução
  5.  # 5

    A casa irá iniciar no próximo mês!

    Tenho de decidir esses questões, se levar caixa de Ar, teria de optar por bloco de 20...
  6.  # 6

    Colocado por: RuicamposA casa irá iniciar no próximo mês!

    Tenho de decidir esses questões, se levar caixa de Ar, teria de optar por bloco de 20...
    se vai começar daqui a um mês tem de seguir o que está no projecto! essas questões não são agora que se colocam.. é durante a elaboração do projecto ou pensa que isto é tudo igual e altera um método construtivo quando quer só porque sim?

    alterar isso agora altera pormenores construtivos.. térmica etc etc... nao entendo a lógica do que está a propor. para que andou a pagar projectos se não servem de nada?
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosse vai começar daqui a um mês tem de seguir o que está no projecto! essas questões não são agora que se colocam.. é durante a elaboração do projecto ou pensa que isto é tudo igual e altera um método construtivo quando quer só porque sim?

    alterar isso agora altera pormenores construtivos.. térmica etc etc... nao entendo a lógica do que está a propor. para que andou a pagar projectos se não servem de nada?
    Até parece que era o primeiro Antony
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemosse vai começar daqui a um mês tem de seguir o que está no projecto! essas questões não são agora que se colocam.. é durante a elaboração do projecto ou pensa que isto é tudo igual e altera um método construtivo quando quer só porque sim?

    alterar isso agora altera pormenores construtivos.. térmica etc etc... nao entendo a lógica do que está a propor. para que andou a pagar projectos se não servem de nada?


    provavelmente quer pagar mais pelos projetos de alterações.
  9.  # 9

    Vamos nos focar na minha questão, e não em pormenores técnicos, que em nada vai esclarecer a minha questão!

    Há necessidade de colocação da caixa de Ar? Acham que é um elemento imprescindível para evitar condensações em paredes interiores? Na parte interior, vou rebocar as paredes...

    Já percebi que em termos de pontes térmicas, se a caixa de ar, não for bem colocada, poderei ter problemas....

    Agradecia ajuda, relativamente ao questionado
    Concordam com este comentário: Name
    • eu
    • 15 setembro 2021

     # 10

    Colocado por: RuicamposHá necessidade de colocação da caixa de Ar? Acham que é um elemento imprescindível para evitar condensações em paredes interiores?


    Não, claro que não.
    Concordam com este comentário: Iko
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: Ruicampose não em pormenores técnicos


    pormenores....

    se vai iniciar a casa, que é que esta orçamentado?

    Esse pormenor tecnico como lhe chama, é importante, as soluções só sao validas quando avaliadas como um todo e com um objectivo.

    O pormenor, se nao tiver bem projectado, e não for executado de acordo, tanto faz ser caixa de ar, etics, fachada ventilada, betão, madeira, plastico ou lama. Mas pronto, é o seu investimento.

    Eu ligava ao pormenor técnico. Mas isso sou eu.

    Depois, ninguem aqui lhe saberá responder, depende de uma serie de factores, desde a exposiçao ao clima aos sombreamentos à orientação etc.. a pergunta dos 5 milhoes (Desculpa Pedro,não podes ser só tu a fazer esta pergunta) - Que lhe dizem os seus tecnicos?

    Colocado por: RuicamposJá percebi que em termos de pontes térmicas, se a caixa de ar, não for bem colocada, poderei ter problemas....


    ???
  10.  # 12

    Colocado por: RuicamposVamos nos focar na minha questão, e não em pormenores técnicos, que em nada vai esclarecer a minha questão!

    Há necessidade de colocação da caixa de Ar? Acham que é um elemento imprescindível para evitar condensações em paredes interiores? Na parte interior, vou rebocar as paredes...

    Já percebi que em termos de pontes térmicas, se a caixa de ar, não for bem colocada, poderei ter problemas....

    Agradecia ajuda, relativamente ao questionado
    Concordam com este comentário:Name


    o que é importante para evitar as condensações é o isolamento, ou o isolamento que o capoto permite, ou o isolamento que a caixa de ar, com xps na respectiva caixa de ar, permite.

    a caixa de ar sem nada dentro, de pouco serve.

    o isolamento feito com caixa de ar, se for mal feito, é mais dado a pontes térmicas, de pouco serve o xps dentro da caixa de ar, se depois os pilares vão de parede a parede. é necessário tb contornar os pilares com xps para que o isolamento seja bem feito.
  11.  # 13

    Isto é o que está definido no projeto!
      Sem Título5.png
  12.  # 14

    Colocado por: RuicamposIsto é o que está definido no projeto!

    No projeto de estruturas, que dimensão têm os pilares?
  13.  # 15

    Bom dia!



    Colocado por: zedasilva
    No projeto de estruturas, que dimensão têm os pilares?




    São de 20
  14.  # 16

    Colocado por: RuicamposSão de 20

    Nesse caso, a solução tem que ter isso em conta.
    A solução proposta não é uma má solução, o que o leva a equacionar a possibilidade de trocar por outra?
  15.  # 17

    Bom dia

    Colocado por: zedasilva
    Nesse caso, a solução tem que ter isso em conta.
    A solução proposta não é uma má solução, o que o leva a equacionar a possibilidade de trocar por outra?



    Estou a ponderar projetar as paredes (gesso cartonado), e têm informado que tem uma maior probalidade de as paredes rachar... Visto que que fica em contato com a parede....
  16.  # 18

    Colocado por: RuicamposEstou a ponderar projetar as paredes (gesso cartonado)

    Projetar ou aplicar gesso cartonado?
    São soluções diferentes. Projetar é por norma um barramento com gesso, gesso cartonado é a aplicação de placas.
    As fissuras (rachas) nas paredes interiores, por norma tem outras causas que não o material em si. São por norma resultantes de esforços ou movimentos a que as paredes estão sujeitas.
    Esses esforços ou movimentos devem ser minimizados. Se assim não for, independentemente dos materiais de revestimento pode correr os risco de ter sempre fissuras ou até patologias mais graves.
    Este e outros "pormaiores" devem ser cautelados numa visão global e não em soluções avulso implementadas aqui ou acolá.
    Podem até correr bem mas podem revelar-se verdadeiros fracassos e pior ainda, podem ser geradoras de problemas ou patologias
  17.  # 19

    1ª preocupação que deve ter para evitar ter fissuras nas paredes, verificar muito bem a base de assentamento das fundações.
    Esta é por norma uma das primeiras falhas das nossas obras.
    Os empreiteiros, pelas mais diversas razões, não alertam que os terrenos não têm a consistência que era esperada.
    Os Diretores técnicos e os diretores de fiscalização assobiam para o lado pois iniciar uma obra e começar logo a arranjar problemas não fica bem no curriculum
  18.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Projetar ou aplicar gesso cartonado?
    São soluções diferentes. Projetar é por norma um barramento com gesso, gesso cartonado é a aplicação de placas.
    As fissuras (rachas) nas paredes interiores, por norma tem outras causas que não o material em si. São por norma resultantes de esforços ou movimentos a que as paredes estão sujeitas.
    Esses esforços ou movimentos devem ser minimizados. Se assim não for, independentemente dos materiais de revestimento pode correr os risco de ter sempre fissuras ou até patologias mais graves.
    Este e outros "pormaiores" devem ser cautelados numa visão global e não em soluções avulso implementadas aqui ou acolá.
    Podem até correr bem mas podem revelar-se verdadeiros fracassos e pior ainda, podem ser geradoras de problemas ou patologias



    Peço desculpa, pelo lapso, sim gesso projetado!
 
0.0217 seg. NEW