Iniciar sessão ou registar-se
    • Salp
    • 16 setembro 2021

     # 1

    Boa noite,

    No passado dia 8 as minhas filhas (menores) foram
    Impedidas de entrar no prédio por parte do administrador do condomínio, chegando mesmo a verbalizar a sua intenção de impedir a sua entrada no prédio e por pouco não as entalou com a porta.
    Dada a circunstância apresentei queixa na PSP. Que
    Me informou que eu deveria solicitar uma reuniao
    De condomínio para expor a situação, na reunião o
    administrador não compareceu e só apareceram 4
    Condonimos que nem sequer se disposeram a ouvir
    O que eu tinha a dizer.
    Que meios legais devo seguir, pois a meu ver este
    Senhor não pode continuar na administração.
    Não sei que motivo o levou a ser agressivo com
    As miudas (8 e 17 anos). Mas já não é a primeira
    vez que a minha família é alvo da ignorância deste senhor.
    Agradeço a quem me puder ajudar
  1.  # 2

    Eu contava-lhe uma historia daquelas engraçadas, a PSP aparecia num instante :)
    • size
    • 16 setembro 2021

     # 3

    Inacreditável, a ser verdade.

    E então, de certo que teve que questionar o administrador sobre tal atitude. Qual foi a justificação dada ?
  2.  # 4

    Mas avançou ou não com queixa na PSP?
    Isso não é assunto de reunião de condóminos
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    • Salp
    • 17 setembro 2021

     # 5

    O sr em questão no dia a seguir a este incidente desapareceu do mapa, ao que parece foi de férias então não tive oportunidade de o questionar.
    Este senhor tem a mania que manda no prédio assim como na rua...
    Apresentei queixa sim na PSP, e foi a mesma que me indicou que a situação fosse exposta na reunião de condonimos visto o sr ser o administrador e não ter um comportamento adequado às funções que está a exercer.
  3.  # 6

    Colocado por: SalpO sr em questão no dia a seguir a este incidente desapareceu do mapa, ao que parece foi de férias então não tive oportunidade de o questionar.
    Este senhor tem a mania que manda no prédio assim como na rua...
    Apresentei queixa sim na PSP, e foi a mesma que me indicou que a situação fosse exposta na reunião de condonimos visto o sr ser o administrador e não ter um comportamento adequado às funções que está a exercer.

    Voluntarie-se para ser o proximo administrador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salp
  4.  # 7

    Cara Salp,

    Apresentei queixa sim na PSP, e foi a mesma que me indicou que a situação fosse exposta na reunião de condonimos visto o sr ser o administrador e não ter um comportamento adequado às funções que está a exercer.


    Falta aqui alguma informação. O Sr. PSP com quem falou na esquadra escreveu a sua queixa e a Salp assinou, depois de se identificar, que é o procedimento habitual?

    Essa resposta do Sr. PSP não faz o menor sentido e só é explicável - estou a especular - se o dito estiver a ver se a "despacha" e é uma queixa menos que têm que investigar.

    Tanto a ameaça como a ofensa à integridade física são crimes que dependem de queixa. Repare que, se fizer queixa pessoalmente, tem direito a que lhe entreguem um comprovativo.

    No seu caso não voltava à esquadra, utilizava o portal de queixa electrónica e, pelo menos, denunciava ameaças, identificava o ameaçante e, se não teve testemunhas escreva isso mesmo para mais tarde o dito não a vir acusar de denúncia caluniosa.
    Uma pessoa que é ameaçada e não tem testemunhas não tem que andar a investigar, esse é o trabalho da polícia.
    Escreva que foi à esquadra, NÂO mencione o "conselho" do Sr. guarda (assembleia do condomínio) mesmo que tenha testemunhas; não lhe ia adiantar nada.

    https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT

    Fica logo com um comprovativo e passa o caso para quem tem que a responsabilidade da "segurança pública."

    O condomínio não tem nada a ver com o imbecil que ameaçou as suas filhas, é entre si, ele e a PSP.
    Faça as queixas todas que quiser e lhe parecerem oportunas. Se quiser fazer pessoalmente vá acompanhada e peça um comprovativo.
    Se lhe vierem com a história do condomínio não se indigne nem perca a cabeça, diga calmamente que falou com um advogado e este disse que o condomínio não tem nada a ver, é com a PSP, mesmo.

    Não questione o administrador nem lhe peça explicações - se ele vier falar consigo pegue no tm. e chame a polícia imediatamente - veja qual é o tel. fixo da Esquadra da sua área e grave no tm. Com uma pessoa que tem esse comportamento não há conversa possível, só vale a pena assustar o indivíduo.

    Ensine as suas filhas a gritarem a plenos pulmões se o indivíduo se lhes dirigir mesmo que não seja violento ou ameaçante, é simples e muito eficaz - deixa logo de se aproximar.

    Vai encontrar, sempre, na vida gente desta - só pode ir resolvendo cada problema e prevenindo o que puder prevenir.
    Concordam com este comentário: BoraBora, Dom, Salp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salp
    • size
    • 17 setembro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: Salp
    O sr em questão no dia a seguir a este incidente desapareceu do mapa, ao que parece foi de férias então não tive oportunidade de o questionar.
    Este senhor tem a mania que manda no prédio assim como na rua...

    A ser verdade o que acima reporta, o senhor em questão, importunou, abusivamente, as suas filhas menores, pretendendo impedir a sua entrada no prédio, e, por isso, na qualidade de pai cuidador, tem o direito de o questionar sobre a razão objectiva da acção que teve sobre as suas filhas. Não na qualidade de ele ser o administrador do prédio, mas sim, por ser ele o autor do delito.

    Apresentei queixa sim na PSP, e foi a mesma que me indicou que a situação fosse exposta na reunião de condonimos visto o sr ser o administrador e não ter um comportamento adequado às funções que está a exercer.


    Ocorrência inacreditável.
    Esse agente que o atendeu e lhe prestou tal aconselhamento, não passa de um agente troglodita.
    O expediente que o cidadão, seu vizinho, praticou com as suas filhas, não recai sobre a observância ou alçada de uma assembleia de condóminos do prédio, mas sim sobre, precisamente a alçada da PSP, que tem a obrigação de garantir os direitos dos cidadãos e, consequentemente, aceitar e formalizar as queixas que lhe são apresentadas.
    Insista com a queixa...
    Concordam com este comentário: Salp
    • FFAD
    • 17 setembro 2021

     # 9

    história aparenta estar incompleta, ninguém impede ninguém de entrar sem nenhuma razão ou historial de ocorrências...
  5.  # 10

    isso não é tema de condomínio, ele abordou e ameaçou menores de idade
    Concordam com este comentário: dalmonio, Salp
    • Salp
    • 17 setembro 2021 editado

     # 11

    Foi feita queixa sim no portal da queixa visto que na esquadra estava sem sistema.
    Há realmente um histórico de conflito mas foi há 4 anos atrás, na altura eu fui abordada pelo mesmo que me questionou porque é que eu não tinha pago o condomínio ( esse assunto já estava a ser com o administrador desse ano) como eu não lhe dei justificação porque achei que não o tinha que fazer uma vez que na altura a administração do prédio não estava com ele. Fui ameaçada e insultada. Na altura fui burra em não ter apresentado queixa. Mas desta vez não cai no mesmo erro.

    Então não há mais nada que eu possa fazer?
    Tenho que aguardar pelo desenrolar do processo na PSP?

    Sou sincera temo que este sr apanhe a miúda mais velha na escada e lhe volte a fazer mal

    Editado pela Moderação:
    Anexos eliminados por conterem dados pessoais.
    • Salp
    • 17 setembro 2021

     # 12

    Entretanto o sr já chegou de férias
  6.  # 13

    Colocado por: SalpEntretanto o sr já chegou de férias

    E entretanto já tem pago o condomínio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salp
  7.  # 14

    Foi feita queixa sim no portal da queixa visto que na esquadra estava sem sistema.


    Este Portal?
    Portal da Queixa - Do problema à solução!https://portaldaqueixa.com

    Cara, o Portal envia, vamos lá saber para onde...depende de como a sua queixa estava escrita.
    Depois, se não for encontrada uma queixa registada, esquecem.

    Ou foi neste?
    https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT

    O site da queixa electrónica (acima) pode usar sempre que precisar, não tem limite de uso.
    E sim, tem que esperar que a contactem. Não me consta que demorem muito.

    O "sistema" não convence ninguém, podiam, e deviam, ter pegado no computador, off line ou na máquina de escrever e printar um comprovativo.
    Não vale a pena fazer - de momento - queixa à IGAI, não ganha nada com isso.

    Na altura fui burra em não ter apresentado queixa.


    Pois foi mas já passou. Pode fazer todas as queixas que sejam razoáveis, vai-me desculpar mas acho que ainda não registou nenhuma...

    Então não há mais nada que eu possa fazer?


    Não lhe consigo dar melhores sugestões do que as que deixei no outro post.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salp
    • Salp
    • 17 setembro 2021

     # 15

    Óbvio que sim, mas não é essa aqui a questão. Mesmo que eu não tivesse pago, o comportamento dele é inadmissível.
    Eu tenho por hábito conversar com as pessoas, não insulta las ou agredir las.

    Já agora aproveito para colocar outra questão, eu posso solicitar que me seja facultado o NIB do condomínio para proceder ao pagamento da mensalidade, certo? (carta Registada com aviso de recepção)
    Caso ele se recuse a passar o NIB ou a receber a minha carta como devo proceder?

    Aqui ainda se entrega o dinheiro em mão
    • Salp
    • 17 setembro 2021

     # 16

    Colocado por: Damiana Maria

    Este Portal?
    Portal da Queixa - Do problema à solução!https://portaldaqueixa.com

    Cara, o Portal envia, vamos lá saber para onde...depende de como a sua queixa estava escrita.
    Depois, se não for encontrada uma queixa registada, esquecem.

    Ou foi neste?
    https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT

    O site da queixa electrónica (acima) pode usar sempre que precisar, não tem limite de uso.
    E sim, tem que esperar que a contactem. Não me consta que demorem muito.

    O "sistema" não convence ninguém, podiam, e deviam, ter pegado no computador, off line ou na máquina de escrever e printar um comprovativo.
    Não vale a pena fazer - de momento - queixa à IGAI, não ganha nada com isso.



    Pois foi mas já passou. Pode fazer todas as queixas que sejam razoáveis, vai-me desculpar mas acho que ainda não registou nenhuma...



    Não lhe consigo dar melhores sugestões do que as que deixei no outro post.




    Registei no portal da queixaselectrónicas.mai. Gov
  8.  # 17

    Registei no portal da queixaselectrónicas.mai. Gov


    Muito bem. Agora aguarde, tudo o resto está explicado no próprio site.

    Caso ele se recuse a passar o NIB ou a receber a minha carta como devo proceder?
    Aqui ainda se entrega o dinheiro em mão.


    Para fazer um depósito bancário não precisa NIB, vá a um balcão do Banco onde o condomínio tenha conta e identifique o beneficiário do depósito: costuma ser "Condomínio ou administração do Condomínio Rua.... numero do prédio... localidade e código postal..."

    O Banco localiza, mesmo que não seja o mesmo Balcão, paga, fica com o recibo do depósito. Recorde que para fazer um depósito tem que se identificar, agora é norma.
    Evite contactos para evitar ser provocada.
  9.  # 18

    Colocado por: SalpAqui ainda se entrega o dinheiro em mão


    E entrega-lhe um recibo, ao menos?
  10.  # 19

    A sua situação vai ser investigada pela Policia adstrita à sua localidade - GNR ou PSP, vai ser comunicada ao Ministério Público que serve a sua localidade. Tem 6 meses para apresentar queixa a contar da data do episódio (por vezes as queixas eletronicas dão raia).
    • Salp
    • 18 setembro 2021

     # 20

    Colocado por: Damiana Maria

    Muito bem. Agora aguarde, tudo o resto está explicado no próprio site.



    Para fazer um depósito bancário não precisa NIB, vá a um balcão do Banco onde o condomínio tenha conta e identifique o beneficiário do depósito: costuma ser "Condomínio ou administração do Condomínio Rua.... numero do prédio... localidade e código postal..."

    O Banco localiza, mesmo que não seja o mesmo Balcão, paga, fica com o recibo do depósito. Recorde que para fazer um depósito tem que se identificar, agora é norma.
    Evite contactos para evitar ser provocada.





    A minha intenção é mesmo evitar contacto
    Algum assunto a ser tratado carta registada com aviso de recepção
 
0.0233 seg. NEW