Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Tenho uma pequena moradia de dois pavimentos muito antiga, circa 1800, paredes muito espessas construídas com uma mistura de pedras irregulares e massa/terra, em algum momento o antigo proprietário construiu um pavimento superior com pilares e vigas em betão. A moradia tem problemas com bolores nas paredes, tecto, armários, tudo. Principalmente na casa de banho, mas não só. Comprei um hidrómetro e vejo que de fato a umidade relativa do ar dentro da sala está sempre alta. Nos dias chuvosos ronda os 90%. Hoje por exemplo, a umidade relativa do ar no exterior é de 56%, contudo em casa é 68%.

    O tardoz da casa está semienterrado em cerca de 1,40m (vide foto 2, aquela janela alta tem o peitoril um pouco acima do perfil do terreno atrás) pois o terreno atrás é mais alto e pensei que talvez fosse esse o principal motivo da umidade e bolores. Além disso, imagino que seja responsável também a falta de isolamento térmico da casa, uma vez que tem caixilharia com vidros simples e não tem sistemas de isolamento das paredes, criando paredes frias onde a água condensa-se.

    Um empreiteiro visitou a casa e sugeriu a construcção de uma caixa de ar com uma parede em tijolos, contudo essa hipótese tiraria espaço da casa de banho que já é muito apertada. Outra proposta foi cobrir as paredes interiores da casa de banho, acima da linha dos ladrilhos já colocados, com pladur aderido diretamente à parede. O empreiteiro disse-me que essa solução, junto com a aplicação de tinta vinílica, evitará que voltem os bolores. Mesmo na sala ele propôs de também instalar pladur do mesmo modo, mesmo que ali já não é uma zona com vapores ou em contacto com aquele terreno mais alto do tardoz.

    Gostava de saber a vossa opinião sobre essa solução, uma vez que a mim pareceu um pouco estranha. O pladur aderido à parede pelo interior de facto ajudará a evitar a volta dos bolores? Na minha visão parecia mais adequado tomar o caminho contrário, em vez de buscar impermeabilizar ainda mais a parede, buscar replicar uma condição mais "tradicional" da construcção, descascar as paredes e substituir a tinta branca a base de água por cal, que é mais porosa, para deixar as paredes "respirarem" e eliminarem a água dentro delas, que imagino que seja o local de retenção de umidade na casa.

    Foto 1 - casa de banho a olhar para a porta da sala

    Foto 2 - casa de banho a olhar para tardoz (semienterrado)

    Foto 3 - sala de estar. À esquerda a porta para a casa de banho, em direção ao tardoz seminterrado, à direita a janela para a rua.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Humidade
  3.  # 3

    E/ou falta de ventilação.
  4.  # 4

    Tem que isolar por fora
  5.  # 5

    Sendo uma casa antiga com paredes terra e com remodelações com material como pladur/cimento e outros que não permitam a oxigenação natural da casa, na minha opinião deveria consultar um técnico de instalação de VMC ou alguém com conhecimento de adobes, taipas e alvenaria antiga.

    Esse aparelho de ar forçado poderá ajudar a retirar as humidades da casa.
 
0.0148 seg. NEW